Pular para o conteúdo

Os periquitos têm impressões vocais únicas?

Periquitos têm impressões vocais únicas que os identificam

Sumário

1. Identificação das seções principais

1.1 Introdução

1.2 Realizando a investigação

1.3 O periquito-monge

2. Introdução

Os dons vocais de papagaios já são conhecidos, mas um novo estudo científico revelou uma faceta incrível do canto desses pássaros. Pesquisadores encontraram evidências de que uma espécie de periquito, o periquito-monge, possui formas de identificar a voz de cada indivíduo, e que o timbre dos chamados pode ser tão único quanto a voz humana. Ter uma “impressão vocal” é uma solução fundamental para um animal extremamente sociável e que pode aprender inúmeros sons novos ao longo da vida.

3. Realizando a investigação

O estudo foi liderado por Simeon Q. Smeele e o artigo foi publicado na revista Ciência Aberta da Royal Society. Para realizar a investigação, os pesquisadores foram a Barcelona, ​​onde existe a maior população de periquitos-monge marcados e rastreáveis ​​na natureza. O Museu de Ciências Naturais de Barcelona já realizou um longo estudo sobre aves e marcou mais de 3.000 aves em cerca de 20 anos. Os pesquisadores então usaram microfones para capturar mais de 5 mil tipos de vocalizações. Além disso, alguns indivíduos foram registrados várias vezes ao longo de dois anos. Usando inteligência artificial e modelos computacionais, os pesquisadores descobriram que a espécie emite cinco tipos principais de chamados, mas cada indivíduo o faz com um alto grau de variabilidade.

4. O periquito-monge

A espécie alvo do estudo, o periquito-monge (Monge Myiopsitta), também é conhecida no Brasil como caturrita. Originária da América do Sul, a espécie é amplamente encontrada na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil. É a única espécie da família dos papagaios que constrói seus próprios ninhos em vez de procurar troncos ocos. No Brasil, com o desmatamento de muitas florestas que abrigavam essas aves, elas começaram a procurar novos habitats e encontraram condições ideais nas plantações de milho, sorgo e pomares. A facilidade de encontrar alimento e a ausência de predadores, como os falcões, fizeram com que a população de periquitos aumentasse rapidamente nesses ambientes. Tanto que alguns produtores rurais as consideram uma espécie de praga. Os periquitos-monge foram introduzidos em Espanha e tornaram-se um problema na década de 1980, à medida que o tamanho da população continua a aumentar e representa uma ameaça para outras aves. Além de roubar comida, os periquitos-monge podem transmitir doenças infecciosas. Portanto, o governo mantém planos para controlar a população e o Museu de Ciências Naturais de Barcelona acompanha a espécie.

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?

Conclusão

O estudo revelou que os periquitos-monge possuem a capacidade de identificar a voz de cada indivíduo através do timbre dos chamados. Isso mostra uma faceta incrível do canto desses pássaros e evidencia sua habilidade de aprender e reproduzir sons novos ao longo da vida. A descoberta traz novas informações sobre a comunicação vocal dessas aves e a interação social entre elas.

Perguntas e Respostas:

1. Qual é a espécie de periquito estudada?

A espécie estudada é o periquito-monge, também conhecido como caturrita.

2. Qual é a habilidade vocal encontrada nesses periquitos?

Eles possuem a capacidade de identificar a voz de cada indivíduo através do timbre dos chamados.

3. Como foi realizado o estudo?

Os pesquisadores capturaram mais de 5 mil tipos de vocalizações dos periquitos-monge, utilizando microfones e inteligência artificial para analisar os sons.

4. O que torna esses periquitos diferentes de outras espécies de aves?

O periquito-monge é a única espécie da família dos papagaios que constrói seus próprios ninhos em vez de procurar troncos ocos.

5. Qual é a importância dessa descoberta?

A descoberta revela mais sobre a comunicação vocal dessas aves e a interação social entre elas, contribuindo para o conhecimento científico sobre os periquitos-monge.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade