Pular para o conteúdo

Nutrição inovadora: resíduos de bolachas + vacas leiteiras.

O Uso de Resíduos na Nutrição de Vacas Leiteiras: Um Guia Completo

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje gostaria muito de conversar com vocês sobre o uso de resíduos ou até mesmo de bolachas na nutrição de vacas leiteiras. Posso?

A Importância da Escolha dos Alimentos na Alimentação Animal

Em certas andanças me deparei com um produtor de leite que me disse assim: aqui utilizo muito subproduto, meus preços precisam ser baixos pois não tenho condições, pelo preço do leite, de fornecer coisas melhores para as vacas. Era, na ocasião, uma propriedade de produção de leite em pastagem e vacas com média de produção de leite diária de 16 litros. Sistema de pastagem bem implantada e conduzida. Bebedouros limpos, cercas em pé, e com ótima limpeza de ordenha.

Entendendo os Subprodutos na Nutrição de Vacas Leiteiras

Vamos definir o que é subproduto? Confunde-se muito o subproduto como coisa ruim. Para darmos exemplos, temos duas palavras bem distintas: CO produto e SUBproduto. Escrevi desta forma para salientar bem para vocês a diferença do nome, mas chamamos de subproduto o que é mais barato que o produto que deu origem; e coproduto aquilo que é mais caro que o produto que lhe deu origem.

A Importância de uma Alimentação Balanceada para as Vacas Leiteiras

Basicamente, o metabolismo de carboidratos no rúmen da vaca funciona de tal maneira que os microrganismos que lá existem e fazem a fermentação da fibra para o ruminante, fermentam os carboidratos de modo geral, aqueles que chamamos de fibra (parede de célula, que são a celulose e afins) e conteúdo de células que chamamos de amido, açúcares e afins. Tudo isso é fermentado e aproveitado pelos microrganismos produzindo, dentre outras coisas, ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que são aproveitados pelo ruminante, que os transformam em gordura e glicose…

———————————————————————————————-

Desenvolvimento

Nutrir vacas leiteiras com resíduos ou bolachas pode parecer uma solução econômica, porém é necessário ter cuidado com a quantidade e os momentos de inserção desses alimentos na dieta dos animais. O uso de subprodutos na alimentação animal é uma prática comum, mas é fundamental entender que esses alimentos devem ser testados e estudados previamente.

Atenção à quantidade e composição

É essencial ter consciência do impacto que os resíduos de bolachas ou outros subprodutos podem ter na dieta das vacas leiteiras. A ingestão excessiva de alimentos ricos em amido ou açúcares pode levar a problemas de acidose nos animais, afetando a digestão e a absorção de nutrientes.

Alerta aos momentos de inserção na dieta

Determinados momentos na vida das vacas, como o pós-parto, exigem uma atenção especial à dieta, garantindo a ingestão adequada de energia para o animal. O desequilíbrio na densidade da dieta ou na oferta de energia pode impactar negativamente a produção de leite e a saúde das vacas.

Cuidado com embalagens e segurança alimentar

Além da quantidade e composição dos alimentos, é imprescindível evitar que as vacas tenham acesso a embalagens de plástico ou outros materiais não adequados para consumo. A segurança alimentar dos animais é fundamental para garantir a qualidade do leite e a saúde do rebanho.

Utilize produtos testados e aprovados

A escolha de alimentos para a nutrição das vacas leiteiras deve ser baseada em produtos testados e aprovados por profissionais da área. É importante evitar o uso de alimentos apenas por questões de custo, priorizando a qualidade e a eficácia da dieta para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.

————————————————————————————————–

Utilizando resíduos e bolachas na nutrição de vacas leiteiras: cuidado e responsabilidade

Formular uma dieta de forma correta e responsável é o melhor investimento a ser feito. Ao utilizar resíduos e bolachas na nutrição de vacas leiteiras, é crucial atentar-se às quantidades, momentos adequados de oferta, e evitar embalagens contaminadas. O barato pode sair caro quando não se segue orientações corretas. Portanto, é essencial utilizar produtos permitidos, testados e acompanhados por profissionais da área para garantir a saúde e produtividade dos animais. Pense nisso e evite problemas futuros.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Saiba mais sobre o uso de resíduos na nutrição de vacas leiteiras

Neste artigo, vamos discutir o uso de resíduos na nutrição de vacas leiteiras, em especial o uso de bolachas. Muitos produtores buscam alternativas mais baratas para alimentar seus animais, e é importante entender os cuidados necessários ao utilizar esses subprodutos na dieta das vacas. Vamos explorar esse tema com mais detalhes.

O que são subprodutos na alimentação de vacas?

Subprodutos na alimentação de vacas são ingredientes que são mais baratos do que o produto original do qual foram derivados. Por exemplo, o bagaço de cana é um subproduto, enquanto o açúcar é um coproduto. É importante conhecer a diferença entre esses termos ao utilizar subprodutos na dieta das vacas.

Qual é o papel dos carboidratos na nutrição das vacas?

Os carboidratos desempenham um papel fundamental na dieta das vacas leiteiras, pois são fermentados no rúmen para fornecer energia. A fermentação dos carboidratos produz ácidos graxos de cadeia curta, que são aproveitados pelas vacas para a produção de gordura e glicose.

Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar resíduos de bolachas na alimentação das vacas?

Ao utilizar resíduos de bolachas na alimentação das vacas, é importante atentar para as quantidades, momentos de fornecimento, qualidade e embalagens dos alimentos. O excesso de açúcar e amido pode causar acidose nas vacas e desequilíbrio na dieta, levando a problemas de produção de leite.

Quais são os riscos de alimentar vacas com resíduos de bolachas?

O consumo excessivo de resíduos de bolachas pode levar a problemas de saúde nas vacas, incluindo acidose, desequilíbrios nutricionais e produção de leite instável. É essencial monitorar de perto a dieta das vacas e garantir que os alimentos fornecidos sejam adequados e seguros.

Como garantir uma dieta equilibrada e segura para as vacas leiteiras?

Para garantir uma dieta equilibrada e segura para as vacas leiteiras, é fundamental utilizar alimentos testados e aprovados, seguir orientações de nutricionistas especializados e monitorar a saúde e produção das vacas de perto. Investir em uma alimentação de qualidade é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo




Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje gostaria muito de conversar com vocês sobre o uso de resíduos ou até mesmo de bolachas na nutrição de vacas leiteiras? Posso?


Então pessoal, como de costume, uma história. Eu acho que já estão me associando como “o cara das histórias”. Pois bem.


Em certas andanças me deparei com um produtor de leite que me disse assim: aqui utilizo muito subproduto, meus preços precisam ser baixos pois não tenho condições, pelo preço do leite, de fornecer coisas melhores para as vacas.


Era, na ocasião, uma propriedade de produção de leite em pastagem e vacas com média de produção de leite diária de 16 litros. Sistema de pastagem bem implantada e conduzida. Bebedouros limpos, cercas em pé, e com ótima limpeza de ordenha.     


Então: vamos definir o que é subproduto? Confunde-se muito o subproduto como coisa ruim. Para darmos exemplos, temos duas palavras bem distintas: CO produto e SUBproduto. Escrevi desta forma para salientar bem para vocês a diferença do nome, mas chamamos de subproduto o que é mais barato que o produto que deu origem; e coproduto aquilo que é mais caro que o produto que lhe deu origem.


Exemplos: cana – o açúcar é mais caro que a cana, então o coproduto da cana é o açúcar. Já o bagaço da cana, por ser mais barato é um subproduto, certo? Já a soja, o óleo e o farelo de soja, são mais caros que a soja grão, por isso coprodutos. Enfim, são dois produtos, registrados no MAPA, comercializados e testado na alimentação animal.


O que não podemos esquecer é que ao usarmos um produto, utilizado para o homem, como por exemplo a bolacha, ele não servirá em totalidade, gênero e grau para a vaca, ok? Mas, antes de continuarmos com este raciocínio, vamos lembrar ou entender um pouquinho de nutrição e metabolismo de carboidratos em vacas?


Basicamente, o metabolismo de carboidratos no rúmen da vaca funciona de tal maneira que os microrganismos que lá existem e fazem a fermentação da fibra para o ruminante, fermentam os carboidratos de modo geral, aqueles que chamamos de fibra (parede de célula, que são a celulose e afins) e conteúdo de células que chamamos de amido, açucares e afins.


Tudo isso é fermentado e aproveitado pelos microrganismos produzindo, dentre outras coisas, ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que são aproveitados pelo ruminante, que os transformam em gordura e glicose…. Os pontos significam que tem muitas outras coisas, certo pessoal?


Sendo assim, ao ingerir as bolachas que é o nosso objetivo aqui, lá tem açucares e fibras. Então em princípio tudo bem o animal ingerir, ok? Pessoal, aí que mora o perigo.


As bolachas e derivados da indústria alimentícia, ao desprezar estes alimentos, por falta de padrão ou próximas aos vencimentos, enfim, ao ser desprezadas pode servir de alimento para vacas, mas tomem muito cuidado com quantidades, momentos, aparência e embalagens. Como assim embalagens?


Primeiramente, voltando àquela história, o produtor não usava resíduos de bolachas e sim co e sub produtos como descrevi anteriormente, certo? Em segundo lugar, ele tinha consciência do que poderia usar e as quantidades, certo? Então pessoal, se ele utilizar resíduo de bolacha, deve-se atentar com relação às quantidades, não é somente acrescentar bolachas, pois é barato e eu consigo na propriedade.


É necessário saber o quanto aquilo acrescentará as dietas das vacas, se é amido, açúcar e afins, poderá causar acidose nos animais, problemas na ingestão e digestão de nutrientes em função de níveis de gordura e, por último, problemas no teor de proteína e energia da dieta, podendo causar um desbalanceamento nas exigências dos animais.


Com isso, pode causar, dentre outros problemas, um leite chamado de Instável, ou ainda leite LINA (leite instável não ácido), problemas este, de muitos produtores de leite que acham que o leite está contaminado e rejeitado no teste do Alizarol (fica a dica).


Os momentos que me referi, é por exemplo uma vaca em pós-parto precisa de energia pois pode estar em um momento chamado de balanço energético eegativo, onde que os aumentos da densidade da dieta, bem como energia, podem diminuir este efeito. Fora isso, pode ser que o excesso seja prejudicial. Já pensaram nisso?


Embalagens, pessoal, é que eu já vi vacas comendo bolachas dentro dos plásticos das embalagens e o produtor falou assim: elas tiram da embalagem e jogam os plásticos com a boca. É terrível. Isso é impossível de ser permitido.


Enfim, por ser barato ou de graça, o povo abusa, esta é a realidade. Atente-se a alimentos estudados e testados. Parem de achar. O vizinho achou e viu que é “bão”… Procure antes pessoas que testaram de forma correta para que o uso de qualquer produto, co ou sub produto seja utilizado de forma correta.


Para fecharmos, pode ser utilizado muitos produtos para alimentação animal. Alguns proibidos, sim eu sei. Mas aqueles permitidos, devem ser antes testados, ok? Pensem nisso, parem de copiar. Mas, em relação ao baixo custo da dieta, e, por isso que fulano usa?


A melhor resposta é: utilize produtos permitidos, testados e com excelência em aproveitamento e acompanho por um profissional ou empresa da área. Assim, o barato não sairá caro e com certeza você gastara menos por isso.


Com certeza, formular uma dieta de forma correta e responsável, é o melhor e mais barato investimento a ser feito. Até mais pessoal.


 


Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.


 


 


 


Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores