Pular para o conteúdo

“Mapa fortalece laços comerciais Brasil-EUA em missão em Washington” – Ministério da Agricultura







Introdução – Perspectivas e conquistas do Mapa no estímulo às exportações nacionais

Mapa apresenta perspectivas e conquistas em Washington

Fortalecendo o setor agrícola brasileiro nos Estados Unidos e Canadá

O comprometimento do governo brasileiro com o futuro do agronegócio

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram em Washington, nos Estados Unidos, para apresentar as perspectivas e conquistas do setor agrícola nacional em um importante encontro internacional. A iniciativa, organizada pela ApexBrasil e pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE), teve como objetivo promover o agronegócio brasileiro nos mercados norte-americanos e canadenses.

Nesse contexto, foram discutidas estratégias e ações para potencializar as exportações brasileiras nos países vizinhos, refletindo o compromisso e a visão do governo brasileiro para o futuro do setor. Diálogos estratégicos foram estabelecidos com empresários, embaixadas e adidâncias, visando a promoção do agro brasileiro e a atração de investimentos para o país.

A missão, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, incluiu reuniões com representantes do governo dos EUA e outras autoridades do setor com o objetivo de criar mais oportunidades para os produtores brasileiros em diversos segmentos do agronegócio. As discussões visaram fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, sendo este último um dos maiores parceiros comerciais do Brasil em exportações agrícolas.

Destacando a importância dessa parceria, o secretário Perosa ressaltou a busca por colaboração e estreitamento de laços comerciais, visando o crescimento mútuo de ambos os países. A estratégia de aproximação com os Estados Unidos envolve temas como produção sustentável, bioeconomia, investimentos e segurança alimentar, visando promover o desenvolvimento econômico e social de ambas as nações.


Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentaram em Washington, nos Estados Unidos, na última semana, as perspectivas e conquistas do Mapa no estímulo às exportações nacionais no Encontro de SECOMs, SECTECs, Adidos Agrícolas, Associações, Empresas e Empresários brasileiros, organizado pela ApexBrasil e pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE).

Na oportunidade, foram compartilhadas ações e estratégias para potencializar o setor agrícola nas nações norte-americanas, Estados Unidos e Canadá, que refletem o comprometimento e a visão do nosso governo para o futuro. Além disso, foram promovidos diálogos estratégicos com empresários e membros das embaixadas e adidâncias para potencializar a promoção do agro brasileiro e a atração de investimentos.

A missão, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, também promoveu reuniões com representantes do governo dos EUA, além de bilaterais com outras autoridades do setor, com o objetivo de criar mais oportunidades para os produtores brasileiros em diversos setores do agronegócio. Acompanharam a comitiva, a adida agrícola em Washington, Ana Lucia Viana, e a coordenadora de Gestão Técnica dos Adidos, Estella Borges de Brito.

Como a maior economia do mundo, os Estados Unidos representam o segundo maior parceiro comercial do Brasil em exportações de produtos agrícolas e ocupam a sexta posição em importações. No ano passado, as vendas brasileiras do setor ao país norte-americano ultrapassaram US$ 9,82 bilhões.

Na agenda, foi incluído também um bate-papo com a Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, que destacou o momento oportuno para ampliar a relação com os EUA a partir dos pontos de convergência entre as duas nações, tais como os investimentos na agricultura sustentável, energia limpa, economia digital e desenvolvimento social.

Também houve uma reunião na U.S Chamber of Commerce para discutir o andamento da agenda do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20, que o Brasil sedia neste ano. Temas como produção sustentável, bioeconomia, investimentos e segurança alimentar e nutricional estiveram em pauta.

Outro importante avanço nas relações bilaterais ocorreu durante uma reunião com o Embaixador do United States Trade Representative (USTR), Doug Mackallip, que é o negociador-chefe para produtos agrícolas nos Estados Unidos. Segundo o secretário Perosa, diversos temas comerciais foram explorados com o objetivo de intensificar os laços comerciais entre Brasil e Estados Unidos. O diálogo abriu portas para uma colaboração mais estreita, visando reforçar as relações comerciais e promover o crescimento mútuo de ambos os países.

“Iniciamos ainda tratativas para criar mais oportunidades tanto para os produtores brasileiros em variados setores do agronegócio quanto para os americanos em nosso mercado. Um passo que representa um esforço contínuo para fortalecer ainda mais nossas relações comerciais, promovendo o crescimento e a diversificação no agro de ambos os países”, destacou Perosa.

As estratégias de inovação e sustentabilidade do agro brasileiro foram apresentadas  

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, também participou de extensa agenda em Washington, nos Estados Unidos, destacando o compromisso do Mapa com a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. 

No painel “Brazilian Government Policies to Support a Sustainable and Innovative Agribusiness”, a secretária Renata trouxe um panorama do que vem sendo desenvolvido no agro brasileiro em termos de inovação e práticas sustentáveis de produção. 

Segundo Miranda, o evento permitiu a troca de informações para fazer um alinhamento das estratégias que vêm sendo desenvolvidas no país e como são divulgadas pelos representantes brasileiros nesses postos. “Ao mesmo tempo que eles estão nos apresentando quais são as oportunidades para os produtos agropecuários, quais os perfis do consumidor e do mercado, nos ajudando a entender onde devemos melhor trabalhar para preparar o produtor brasileiro para ser mais competitivo, nós subsidiamos com informações e argumentos, de maneira a valorizar os produtos brasileiros”, explicou.  

Outra importante agenda da secretária e da adida agrícola em Washington, Ana Lucia de Paula Viana, foi o encontro com o representante do The World Bank, Benoit Bosquet, e sua equipe. Na oportunidade Renata apresentou a Plataforma Agro Brasil+Sustentável, destacando o compromisso e a responsabilidade do Brasil com a inclusão, a transparência e a segurança da produção agropecuária brasileira. 

Informações à imprensa
Bruno Guzzo e Soraya Brandão
[email protected]


Perguntas:

1. Quais foram as ações e estratégias apresentadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) durante o Encontro em Washington?
Resposta: Foram compartilhadas ações e estratégias para potencializar o setor agrícola nas nações norte-americanas, Estados Unidos e Canadá, visando o estímulo às exportações nacionais.

2. Por que a relação entre Brasil e Estados Unidos no setor agrícola é importante?
Resposta: Os Estados Unidos representam o segundo maior parceiro comercial do Brasil em exportações de produtos agrícolas, e as vendas brasileiras ao país norte-americano ultrapassaram US$ 9,82 bilhões no ano passado.

3. Qual foi a relevância do diálogo promovido com empresários e membros das embaixadas durante a missão liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais?
Resposta: O diálogo teve como objetivo criar mais oportunidades para os produtores brasileiros em diversos setores do agronegócio e fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

4. O que foi apresentado pela secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, durante o evento em Washington?
Resposta: Renata apresentou as estratégias de inovação e sustentabilidade do agro brasileiro, destacando o compromisso do Mapa com a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro.

5. Por que o encontro com o representante do The World Bank foi importante para a secretária e a adida agrícola em Washington?
Resposta: Na oportunidade, Renata apresentou a Plataforma Agro Brasil+Sustentável, destacando o compromisso e a responsabilidade do Brasil com a inclusão, a transparência e a segurança da produção agropecuária brasileira.

Ministério da Agricultura e Pecuária apresenta perspectivas do agro brasileiro nos EUA

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram em Washington, nos Estados Unidos, para apresentar as perspectivas e conquistas do setor agrícola brasileiro no estímulo às exportações nacionais. O Encontro de SECOMs, SECTECs, Adidos Agrícolas, Associações, Empresas e Empresários brasileiros foi organizado pela ApexBrasil e pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE).

Diálogo estratégico para potencializar o agro brasileiro nos EUA e Canadá

O evento proporcionou a troca de ações e estratégias com o objetivo de potencializar o setor agrícola brasileiro nas nações norte-americanas de Estados Unidos e Canadá. Foram promovidos diálogos estratégicos com empresários e membros das embaixadas e adidâncias para fortalecer a promoção do agro brasileiro e atrair investimentos.

Missão liderada pelo secretário Roberto Perosa

A missão foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, que realizou reuniões com representantes do governo dos EUA e outras autoridades do setor. O objetivo foi criar mais oportunidades para os produtores brasileiros em diversos segmentos do agronegócio. A comitiva contou com a presença da adida agrícola em Washington, Ana Lucia Viana, e da coordenadora de Gestão Técnica dos Adidos, Estella Borges de Brito.

Estados Unidos como importante parceiro comercial

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil em exportações de produtos agrícolas e ocupam a sexta posição em importações. No ano passado, as vendas brasileiras para o país ultrapassaram US$ 9,82 bilhões.

Agenda de alcance e parcerias estratégicas

A agenda incluiu bate-papos com representantes importantes, como a Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e reuniões na U.S Chamber of Commerce para discutir temas relevantes do agronegócio.

Estratégias de inovação e sustentabilidade do agro brasileiro em destaque

A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, participou ativamente da agenda em Washington, destacando o compromisso do Mapa com a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. No painel “Brazilian Government Policies to Support a Sustainable and Innovative Agribusiness”, ela apresentou um panorama do que está sendo desenvolvido em termos de inovação e práticas sustentáveis de produção no Brasil.

Intercâmbio de informações e parcerias internacionais

A secretária Renata Miranda ressaltou a importância do evento para a troca de informações e alinhamento de estratégias para o setor agro brasileiro. A agenda também incluiu encontros com representantes do The World Bank, destacando o compromisso e responsabilidade do Brasil com a inclusão, transparência e segurança da produção agropecuária.

Informações à imprensa
Bruno Guzzo e Soraya Brandão
[email protected]

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

FAQ sobre a visita do Mapa aos Estados Unidos

Quais foram as perspectivas apresentadas pelo Mapa em Washington?

O que foi discutido durante as reuniões com autoridades norte-americanas?

Quais são os principais resultados esperados para o setor agrícola brasileiro após essas conversas?

Os avanços do agro brasileiro em inovação e sustentabilidade

Como a secretária Renata Miranda destacou o compromisso do Mapa com a sustentabilidade do setor agropecuário?

Quais foram os principais temas abordados no painel “Government Policies to Support a Sustainable and Innovative Agribusiness”?

Qual foi a importância do encontro com o representante do The World Bank para a Plataforma Agro Brasil+Sustentável?

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentaram em Washington, nos Estados Unidos, na última semana, as perspectivas e conquistas do Mapa no estímulo às exportações nacionais no Encontro de SECOMs, SECTECs, Adidos Agrícolas, Associações, Empresas e Empresários brasileiros, organizado pela ApexBrasil e pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE).

Verifique a Fonte Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores