Kemin capacita colaboradores da LAR maior cooperativa do agronegocio na

Kemin capacita colaboradores da LAR, maior cooperativa do agronegócio na geração de empregos

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Kemin, fabricante global de ingredientes, tem como um de seus pilares compartilhar conhecimentos e boas práticas para alavancar cada vez mais o agronegócio. Um exemplo é o programa Fábrica em Foco. Iniciado em 2018 quando a empresa identificou que a alta rotatividade e muitas vezes a falta de conhecimento técnico de grande parte dos funcionários operacionais das fábricas de ração poderiam impactar na qualidade do produto acabado e na rentabilidade do negócio, o programa visa garantir a produção de ração com mais rentabilidade através de processos produtivos eficazes, com alto nível de produtividade, com baixo custo e risco, sem descuidar da qualidade.

A multinacional visita anualmente centenas de fábricas de diferentes perfis, desde pequenas fábricas a grandes fábricas, desde clientes com baixo nível tecnológico até fábricas com alto nível tecnológico. Muitos desses clientes tiveram bons exemplos para compartilhar e enfrentaram gargalos comuns. E neste primeiro trimestre de 2023, a Kemim treinou os colaboradores da LAR Cooperativa Agroindustrial, associação cooperativa brasileira, ligada ao agronegócio, sediada no município de Medianeira no Paraná. Com quase 26 mil trabalhadores e quase 13 mil associados, é a terceira maior cooperativa do Paraná e a maior cooperativa de agronegócio do Brasil em geração de empregos.

“A proposta é estreitar a relação de parceria com os clientes e estar mais presente na rotina e na realidade das fábricas. Tudo pode ser melhorado, inclusive a eficiência dos processos de produção de rações. Para isso, os clientes do Programa millSMART (programa de pré-condicionamento da Kemin) têm acesso a uma ampla gama de módulos de treinamento técnico para equipes operacionais de produção, sobre temas de interesse da indústria, sem custo adicional”, detalha Natália Vicentini, marketing gerente da Kemin.

O treinamento para a LAR Cooperativa Agroindustrial foi totalmente customizado para esta ação do Fábrica em Foco, falou sobre contaminação cruzada na Fábrica de Rações e foi aplicado em todas as 6 fábricas da cooperativa, localizadas em diferentes cidades do Paraná. Os cortes de frango da Cooperativa LAR chegam a mais de 80 países, entre América, Europa, Ásia e países árabes. Após a conclusão do treinamento, são emitidos certificados exclusivos que podem ser utilizados, inclusive, como horas de treinamento interno, conforme exigência do Ministério da Agricultura.

Com mais de 3 anos de existência, o programa já alcançou mais de 1100 pessoas formadas, mais de 60 turmas, 7 estados, com mais de 15 temas e diversos palestrantes dentro da Kemin. Durante a pandemia, os treinamentos eram ministrados virtualmente, e hoje existe o formato híbrido como opção, conforme a preferência da fábrica.

“Sabemos que na ausência de algum tipo de treinamento, muitas vezes o ambiente de trabalho é caracterizado por: Alta incidência de acidentes, desperdício de recursos, ineficiência e descompromisso. Sentimos que hoje contribuímos ativamente para o negócio com este serviço”, concluiu o gestor.



Destaque Rural

Rolar para cima