Pular para o conteúdo

Gir Leiteiro Perde Uma de suas Grande Promessas

Uma das maiores promessas do Gir Leiteiro no país, conhecido como Jagunço AVLA, tem um histórico de vendas que ultrapassa as 10.000 doses vendidas!

Gir Leiteiro Perde Uma de suas Grande Promessas

“É com pesar que anunciamos o falecimento do touro Jagunço AVLA”, assim abriu o comunicado divulgado pela CRV Brasil, em seu instagram ontem, 04.

Conhecido como uma das maiores promessas do Gir Leiteiro no país, o novilho Jagunço AVLA, foi apresentado pela central em 2020, com muita expectativa.

“Continuamos o trabalho realizado com base na filosofia de gestão inteligente do rebanho, visando a produção de vacas eficientes, saudáveis, de fácil manejo e que atendam às necessidades de nossos clientes”, explica Cesar Franzon, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da CRV Lagoa . . .,

durante a apresentação do bilhete do animal na Central. Ainda de acordo com o comunicado do CRV, o animal tem mais de 10 mil doses de sêmen vendidas no mercado.

Toda a equipe do Central lamentou a grande perda sofrida pela raça com a morte deste animal. “A equipa CRV quer agradecer ao seu dono e criador pela importante carreira deste campeão.”

Gir Leiteiro Perde Uma de suas Grande Promessas
Gir Leiteiro Perde Uma de suas Grande Promessas

A grande promessa do Gir Leiteiro, Jagunço, pertencia à fazenda Gir AVLA/Gir no Balde, localizada em Minas Gerais, no município de Barra Longa. Os proprietários também choraram com muita tristeza a perda inestimável para sua equipe e para a raça no país.

“Gente, infelizmente hoje a publicação é diferente. Viemos comunicar o falecimento de uma das maiores promessas da AVLA e, em nossa opinião, a leiteira gir.

O Jagunço era caracterizado por uma beleza sem igual, por uma família extremamente leitosa, por seu sangue aberto e por seu genoma elevado e sua prole. Estamos muito tristes, mas sabemos que ele será imortalizado por seus descendentes.”

O touro jovem, cujos dados comprovados seriam divulgados em 2026, já apresentava os seguintes destaques: Família consistente para produção de leite; maior padronização da produção; Maior produção de leite e menor taxa de descarte. Foram inúmeros os comentários nas postagens relatando a morte do animal.

Quanto à causa da morte, ainda não foi divulgada. A morte ocorreu em 1º de julho de 2022. Certamente podemos dizer que quem ainda usa seu sêmen está trilhando o caminho para uma pecuária leiteira mais lucrativa!

Gir Leiteiro

O Gir Leiteiro é reconhecido como o zebu com maior produtividade leiteira em clima tropical. A raça vive um momento marcante por apresentar características adequadas, oportunas e peculiares para alcançar níveis crescentes de progresso na pecuária leiteira em todo o mundo.

Como raça originária da Índia, país tropical, e com muitas semelhanças nas condições edafoclimáticas do Brasil, o Gir Leiteiro encontrou no Brasil um ambiente propício para expressar seu potencial na produção de leite.

A raça é caracterizada pela resistência a endo e ectoparasitas.

Outra característica é o sistema de termorregulação que permite que a vaca tolere altas temperaturas sem sofrer estresse térmico, comum em outras raças leiteiras, principalmente as europeias.

Tem grande capacidade de converter capim em leite, o que torna o custo de produção da atividade é menor do que animais confinados.

Devido a sua maior rusticidade e resistência, a raça dispensa o grande uso de medicamentos e acaricidas que deixam resíduos no leite.

O leite produzido pelas vacas leiteiras Gir é de alta qualidade nutricional.

A Gir Leiteiro produz leite com alto percentual de gordura e proteína, sendo assim um produto muito apreciado pela indústria de laticínios.

Outra vantagem é a produção do Leite A2, que reduz a incidência de alergias a uma determinada proteína do leite, comum em outras raças leiteiras.

Leia mais em: Comprerural

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual rural saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores