Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Estudo com vendedores do agronegócio brasileiro permite melhorar os negócios do setor

Estudo com vendedores do agronegocio brasileiro permite melhorar os negocios

Aliando a expertise da Markestrat, especialista em soluções para o agronegócio, e a plataforma de engajamento da força de vendas da Seedz, empresa que integra toda a cadeia produtiva do agronegócio por meio da tecnologia, a maior pesquisa já realizada com vendedores do setor no Brasil. Denominado Ver Agro – Painel de Tendências do Consultor de Vendas Agro 2022, o estudo levantou uma extensa base de informações utilizadas para a elaboração de diversas análises, posteriormente compiladas e divulgadas pelas duas empresas.

Compreender as dificuldades, visão de mercado, anseios e necessidades dos profissionais que trabalham dia a dia na comercialização de insumos agrícolas, máquinas e implementos, serviços, entre outros, na agricultura e pecuária, foi o principal objetivo da iniciativa. O relatório foi construído com base nas respostas de 415 consultores agro-vendas brasileiros e gerou mais de 74 mil dados únicos, de 30 assuntos, nove tópicos e 44 perguntas.

Com base nesse objetivo principal, Seedz e Markestrat esperam que as informações e insights contidos na pesquisa permitam que os diferentes elos da cadeia adaptem suas ofertas, processos e/ou abordagens. Dessa forma, eles também podem conhecer ainda mais as dores da agricultura brasileira e potencializar o trabalho dos vendedores. Os resultados da Ver Agro atendem indústrias, canais de distribuição, gerentes de vendas, empresas de treinamento e capacitação, entre outros, e serão divulgados gratuitamente para toda a cadeia do agronegócio.

Patrocinadores

“Acreditamos que, com essas informações, as empresas poderão orientar seus investimentos com mais eficiência, por meio de treinamentos direcionados, revisão de processos internos e novas ofertas para seus clientes. Com isso, terão vendedores mais preparados e um melhor mix de ofertas, gerando mais valor para seus clientes”, destaca Rodrigo Fajardo, diretor de estratégia da Seedz.

Público

A pesquisa teve como participantes 92% homens e 8% mulheres, com idades entre 17 anos e mais de 45 anos. Desse público, 27% atuam na região Sudeste, 24% na região Sul, 22% na região Centro-Oeste, 15% na região Norte e 11% na região Nordeste. Os vendedores têm de um a 40 anos de experiência na área e 71% trabalham com insumos agrícolas, 19% com máquinas e implementos, 2% na indústria e 8% em outros setores do agronegócio.

Entre os que atuam na área de insumos agrícolas, grande parte vende defensivos e fertilizantes, seguidos de nutrição foliar, sementes de soja e milho, além de produtos biológicos, de saúde e de nutrição animal. Quanto aos que trabalham na linha mecânica, 22% trabalham com máquinas agrícolas, 17% com equipamentos e implementos, 15% com ferramentas e acessórios, 12% com serviços profissionais e 4% com softwares e ferramentas digitais.

Patrocinadores

No universo dos vendedores que trabalham exclusivamente com agricultura, 69% dos respondentes do estudo são, enquanto apenas 4% trabalham exclusivamente com pecuária e 23% deles nas duas áreas. A soja e o milho são as culturas que mais se destacam no trabalho dos consultores. Na pecuária, o foco é 60% no corte e 40% no leite.

Alguns insights de pesquisa

Uma das informações que a análise do estudo trouxe é que, cada vez mais, as consultoras de vendas estão tentando se posicionar como agente parceira dos produtores. Na percepção de 55% dos vendedores, os clientes os veem como parceiros, com 10% dos profissionais já indo além do foco na transação para focar no relacionamento.

Para Matheus Consoli, sócio da Markestrat, com a evolução do comportamento dos produtores e o aumento do nível de exigência por atendimento diferenciado, a atitude das consultoras que são apenas fornecedoras de produtos e serviços pode perder market share. “Haverá uma demanda por uma postura mais consultiva”, diz.

Patrocinadores

Outro insight interessante do Ver Agro é sobre a formação de vendedores, 62% dos que participaram da pesquisa são graduados, principalmente em cursos que desenvolvem conhecimentos específicos para agricultura ou pecuária. E 33% dos graduados têm diplomas em outras áreas, como negócios. Em relação ao total da amostra, 18% possuem pós-graduação e 94% dos pós-graduados técnicos cursaram agronomia como formação.

Mais detalhes

Além dos temas já citados, a pesquisa também abordou a organização das equipes, desempenho de vendas, rotina e atividades ligadas ao dia a dia das vendas. Além disso, o estudo também destacou a base de clientes e a manutenção de contatos, os desafios e oportunidades para vender mais e melhor, o uso de ferramentas digitais de vendas e, ainda, programas de incentivo de vendas.

Para saber mais e acessar o relatório completo: https://incentivo.seedz.ag/veragro.

Patrocinadores

Sobre a Seedz – A Seedz é uma AgTech que busca contribuir para o desenvolvimento do agronegócio e da sociedade, sendo a conexão entre quem alimenta o mundo. A empresa vem se destacando como referência em soluções tecnológicas que conectam a cadeia de valor do setor, gerando dados que aproximam produtores e oportunidades. Tudo por meio de uma única moeda digital, a seedz. Entre as soluções oferecidas estão: concentração e gestão de dados – com acesso em tempo real, gestão de rebates, incentivo à força de vendas, engajamento do produtor e programa de fidelidade, gestão e desempenho da fazenda e oferta de serviços financeiros. Para saber mais, visite: www.seedz.ag

Sobre a Markestrat – A Markestrat Agronegócios possui vasto conhecimento sobre o agronegócio, adquirido ao longo de mais de 17 anos desenvolvendo projetos para diversos países em quatro continentes. Além de uma forte presença e conhecimento do agro em toda a América Latina, clientes nos Estados Unidos, Canadá, Índia, Holanda, Alemanha, Suíça e África do Sul também contaram com seu trabalho. Atualmente, a consultoria atua em três unidades integradas: consultoria empresarial para que líderes do agronegócio tomem melhores decisões, educação corporativa para desenvolver atitudes, competências e habilidades e inteligência de mercado, antecipando o futuro para gerar melhores oportunidades.

Source link

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores