Pular para o conteúdo

equoterapia: tratamento para soldados em recuperação

equoterapia

Organização Spirit oferece a técnica aos homens da linha de frente, visando relaxamento e prevenção de traumas

equoterapia
equoterapia: tratamento para soldados em recuperação 4

A equoterapia é uma terapia assistida por animais que tem sido cada vez mais utilizada para tratar diversos problemas de saúde, físicos e mentais, em humanos.

No caso de soldados, muitos deles retornam do serviço com traumas e estresse pós-traumático, o que pode impactar negativamente na sua saúde e bem-estar. Nesse contexto, a equoterapia surge como uma opção de tratamento não convencional e comprovadamente eficaz.

Ao interagir com cavalos terapeutas, os soldados podem experimentar a sensação de relaxamento, confiança e segurança, o que ajuda a reduzir o estresse e melhorar o humor. Além disso, a equoterapia pode contribuir para a melhora da saúde física, através de exercícios de equilíbrio, coordenação e força muscular. Conheça mais sobre a equoterapia e como ela está ajudando a trazer alívio e bem-estar para soldados em recuperação.

Os horrores da guerra marcam para sempre a vida dos soldados que atuam nos fronts de batalha. Para trazer alívio e proporcionar momentos de relaxamento aos soldados da Ucrânia, o centro de Equoterapia Spirit, sediada em Kiev, passou a oferecer a técnica aos soldados do país.

O centro costumava atuar com crianças e pessoas com deficiência, usando a equitação e o contato com cavalos para fins terapêuticos. Mas, com o estouro da guerra, as atividades foram paralisadas.

Com isso, a ONG passou a oferecer equoterapia aos soldados das linhas de frente por meio de um programa chamado “Espírito Guerreiro”.

No hipódromo em ruínas os cavalos Persik (pêssego), Kombat, Spirit e Amethyst passeiam tranquilamente e trotam com os cavaleiros promovendo sentimentos adormecidos pelos horrores da guerra.

Equoterapia traz alivio aos soldados ucranianos
Soldado alivia os traumas na Equoterapia

Equoterapia promove a liberdade

A fundadora do centro, a psicóloga Ganna Burago, começa com os homens sentados em cadeiras dispostas em círculo. Esse processo chamado Partilha, visa o conhecimento de todos os membros do grupo.

Na sequência, cada soldado escolhe o seu animal, uma forma segundo a psicóloga do soldado extravasar um pouco seus sentimentos.

Após, montados, o grupo cavalga em círculos, buscando relaxar as pernas e gradualmente erguer os braços, promovendo uma sensação de liberdade.

Depois, os braços são levados ao pescoço do animal para um abraço. A todo momento, a instrução é “não esqueçam de respirar!”.

Aos poucos, os soldados vão relaxando, e começam a aprender a controlar a rédeas e trotar.

“Para mim, a sessão teve um efeito calmante. Verei quais sentimentos terei mais tarde”, diz um dos homens mais velhos cujo codinome é Ded, o Avô.

Segundo a idealizadora do projeto de Equoterapia, os soltados vivem muitas coisas que podem causar transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), levando-as a reviver momentos de estresse emocional recorrente. Estar com os animais dá a eles a chance de ver e pensar em outra coisa.

“Nosso trabalho foca em diminuir o estresse para que a pessoa relaxe e algo diferente entre no cérebro, criando uma nova percepção da realidade”, diz Burago.

“É um ambiente completamente diferente, o contato com os animais, falar de si mesmo, compartilhar as emoções e experiências. É ótimo e te recarrega para o futuro”, afirma Oleg, de 35 anos, cujo codinome é Dyada, o Tio.

Por Camila Pedroso / Redação Cavalus, com informações do portal UOL.
Fotos: Reprodução/ Sergei SUPINSKY / AFP

Equoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza a equitação e o contato com cavalos para promover o bem-estar físico, mental e emocional de pessoas com diferentes necessidades. Na Ucrânia, um país que vive um conflito armado desde 2014, essa técnica tem sido usada para ajudar os soldados que sofrem de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão.

O centro de Equoterapia Spirit, localizado nos arredores de Kiev, é uma ONG que oferece sessões gratuitas de equoterapia para os soldados ucranianos que retornam da linha de frente. O centro foi fundado pela psicóloga Ganna Burago, que antes trabalhava com crianças e pessoas com deficiência. Ela decidiu criar o projeto “Espírito Guerreiro” para atender aos homens que enfrentam os horrores da guerra e precisam de apoio psicológico.

As sessões de equoterapia consistem em atividades como montar, trotar, abraçar e conversar com os cavalos, que são animais sensíveis e capazes de criar uma conexão afetiva com os humanos. Os cavalos também ajudam os soldados a relaxar, respirar, sentir e expressar suas emoções. Segundo Burago, o contato com os animais permite que os soldados tenham uma nova percepção da realidade, diferente da violência e do medo que vivenciaram no campo de batalha.

Os soldados que participam da equoterapia relatam que sentem um efeito calmante, uma sensação de liberdade e uma recarga de energia para o futuro. Alguns deles usam codinomes como Avô, Tio ou Irmão para preservar suas identidades. Eles também compartilham suas experiências e sentimentos em um círculo de confiança, criando um vínculo de solidariedade entre eles.

A equoterapia é uma forma de terapia complementar que pode trazer benefícios para a saúde física e mental dos soldados ucranianos. No entanto, ela não substitui o tratamento médico especializado para os casos mais graves de transtorno de estresse pós-traumático. Por isso, é importante que os soldados tenham acesso a outros recursos de apoio psicossocial, como psicoterapia, medicamentos e grupos de autoajuda.


Fonte

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores
MC Mirella dança funk com 8 meses de gestação! Famosos curtem primeira noite de Farofa da GKay em Fortaleza Cláudia Leitte agita a Farofa da Gkay em Fortaleza ao dançar até o Chão! Thiaguinho apresenta Tardezinha para 20 mil pessoas em Ribeirão Preto Sabrina Sato faz piada sobre relação com João Vicente de Castro Andressa Urach anuncia ‘pausa’ na carreira e faz desabafo na web Rio Carnaval lança álbum com os sambas-enredo de 2024 5 liberdades: bem-estar dos bovinos de corte Beija-Flor de Nilópolis homenageia colaboradores veteranos em ensaio emocionante Coccidiose: impactos na propriedade