Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Edegar Pretto assume presidência da Conab e anuncia retomada de estoques públicos

Ministro Paulo Teixeira (E) e Edegar Pretto – Foto: Leandro Molina/Divulgação

A retomada dos estoques públicos para estimular a produção de alimentos e das ações voltadas ao combate à fome serão as prioridades da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no governo Lula 3. A informação é do novo presidente da Conab, o ex-deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS), empossado no cargo pelo ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, nessa sexta-feira (6), em Brasília.

Na avaliação do novo comando da Conab, a formação de estoques públicos é estratégica para assegurar o preço e a renda do produtor e regular o abastecimento interno. A comercialização dos estoques na entressafra, conforme a empresa, pode atenuar as oscilações de preço.

“Pelo levantamento da companhia, os estoques públicos de feijão estavam zerados em dezembro de 2022. Já o estoque público de arroz chegou ao menor patamar para meses de dezembro desde 1987, início da série histórica”, noticia o site G1.

“Restabeleceremos o papel da Conab no enfrentamento à fome (…) e formaremos estoque público para estimular a produção de alimentos e também estabilizar o preço final da comida para o povo brasileiro”, disse Edegar Pretto.

Patrocinadores

O presidente da estatal não informou, entretanto, qual será o prazo para a retomada dos estoques, nem quais os volumes de recursos necessários para o fortalecimento da política.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O ministro Paulo Teixeira reforçou que a Conab atuará nesta gestão como uma empresa voltada às compras públicas. “Ela que gerenciará o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], com grande papel do ponto vista de capitalização da agricultura familiar”, assinalou, de acordo com o Broadcast.

A partir do capital de giro da agricultura familiar, os produtos serão direcionados ao combate à fome no país, pontuou Teixeira. “O presidente Lula está fazendo um grande investimento no PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]. A gente quer que a agricultura familiar forneça para o programa”, completou o ministro.

Patrocinadores

Teixeira ressaltou também que a Conab focará em toda agricultura brasileira e terá diálogos fortes com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Conforme Teixeira, em conversa realizada ontem com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, começou a ser estruturada a ideia de desenvolver uma área de inteligência agropecuária. “(Com) capacidade de prever o tamanho da safra e os eventos climáticos para que nós tenhamos comida na mesa”, revelou Teixeira.

Com a reestruturação dos ministérios na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Conab passou a integrar o guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Na gestão anterior, era vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Fonte

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *