Agricultores, produtores, processadores de alimentos, embaladores e varejistas podem pensar que a sustentabilidade não tem nada a ver com eles. Que só importa para grandes corporações, ou que é apenas uma palavra da moda. Mas descartar a sustentabilidade como irrelevante pode ser um erro caro.

Longe de ser um modismo, a sustentabilidade veio para ficar e cada vez mais importante, principalmente nas indústrias que vendem para o consumidor. À medida que os consumidores estão cada vez mais preocupados com questões como sustentabilidade, meio ambiente e tratamento justo para os trabalhadores, eles esperam que as marcas de alimentos abordem essas questões de forma responsável e ética – e as marcas esperam o mesmo de seus fornecedores.

Isso pode soar como um fardo indesejável para algumas empresas, mas com a responsabilidade vêm as recompensas. As empresas voltadas para o consumidor podem conquistar a fidelidade do cliente e participação de mercado levando a sustentabilidade corporativa a sério. E a indústria alimentícia pode competir com mais eficiência por contratos dessas empresas voltadas para o consumidor, entendendo como seus próprios comportamentos também podem incorporar a sustentabilidade.

Patrocinadores

Então vamos ver como, além de beneficiar a sociedade, a sustentabilidade pode ser boa para o comércio. Como ele pode ser integrado à indústria de alimentos e em quais atividades de negócios pode ser aplicado.

os clientes esperam

Cada vez mais os consumidores de hoje pensam duas vezes antes de fazer uma compra, se perguntando se o que estão prestes a comprar foi produzido com uma abordagem responsável em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. As atitudes variam entre nações, gerações e indústrias, mas como uma breve visão geral, a sustentabilidade é classificada como um importante critério de compra por 60% dos consumidores. Essa foi uma das conclusões do Estudo de Sustentabilidade Global 2021 (conduzido pela consultoria global de preços e estratégia Simon-Kucher & Partners), que também descobriu que mais de um terço dos consumidores em todo o mundo estão dispostos a pagar mais pela sustentabilidade e, nos últimos anos, 85 % tornaram-se ‘mais verdes’ em suas compras.

Este estudo, assim como os anteriores, identificou que os consumidores com menos de 40 anos estão mais atentos a essas questões do que os mais velhos. Quanto mais jovens forem os consumidores, maior será sua consciência de como as decisões de compra impactam o mundo e maior a probabilidade de comprarem de marcas cujas causas sociais acreditam. Isso é importante agora e será ainda mais importante no futuro próximo: Ano após ano, as gerações mais jovens (conhecidas pelos profissionais de marketing como Millennials e Geração Z) representarão uma parcela cada vez maior da demografia do consumidor.

Não é apenas a opinião pública ou os perigos das mudanças climáticas que levam a sustentabilidade às agendas empresariais. Outro fator importante são as redes sociais. Como as plataformas online dão às pessoas irritadas o poder de gritar alto e amplamente, o sucesso comercial hoje depende não apenas de conquistar os corações e mentes dos consumidores, mas também de não decepcioná-los ou ofendê-los. Qualquer empresa que descaradamente não respeita as questões de sustentabilidade – sendo descuidada com o meio ambiente, talvez, ou desperdiçando recursos finitos – pode rapidamente cair em desgraça com os compradores dos quais depende.

Patrocinadores

Facilitando a indústria alimentícia

A boa notícia é que é fácil para a indústria de alimentos e agronegócio levar a sustentabilidade a sério. Isso é possível pelas tecnologias oferecidas pela TOMRA Food, fabricante líder mundial de soluções de classificação baseadas em sensores e soluções integradas de pós-colheita para a indústria alimentícia.

Como os classificadores da TOMRA podem detectar e ejetar materiais indesejados das linhas de fabricação e processamento de acordo com sua cor, forma, tamanho, estrutura e até mesmo suas características biológicas, eles são conhecidos por estabelecer altos padrões de segurança alimentar e qualidade do produto. Menos conhecido, porém, é o fato de que as soluções da TOMRA também ajudam a alcançar a ecoeficiência. Além disso, as plataformas de soluções da TOMRA podem ser adaptadas a praticamente qualquer tipo de alimento: batatas, vegetais, frutas frescas e processadas, frutas vermelhas, frutas secas, nozes, sementes e grãos, proteínas, alimentos para animais de estimação e confeitaria. .

Reduzir a perda e o desperdício de alimentos é fundamental para reduzir os custos de produção e aumentar a eficiência do sistema alimentar, melhorar a segurança alimentar e nutricional e contribuir para a sustentabilidade ambiental. A perda de alimentos ocorre ao longo da cadeia de fornecimento de alimentos, desde as perdas pós-colheita na fazenda até, mas não incluindo, o estágio de varejo. Desperdício de alimentos refere-se a alimentos que são descartados em nível de varejistas, fornecedores de serviços de alimentação e consumidores.

É reduzindo a perda de alimentos que as soluções de triagem atuais também aumentam os rendimentos e os lucros. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alerta que até 2050 a demanda global por alimentos aumentará em cerca de 50%, mas apenas 20% a mais de terra poderá ser usada produtivamente. Isso significa que os recursos existentes devem ser usados ​​de forma muito mais eficaz. Sustentabilidade e sobrevivência estão intrinsecamente ligadas.

Patrocinadores

Novamente, as respostas podem ser encontradas na tecnologia. Um relatório recente do Parlamento Europeu – “Opções tecnológicas para alimentar 10 bilhões de pessoas” – apontou que a sustentabilidade pode ser melhorada de várias maneiras, automatizando as linhas de fabricação e processamento de alimentos. Os benefícios da automação, observou o relatório, incluem “otimizar a qualidade do produto” e “reduzir perdas e defeitos de qualidade”.

Isso certamente é verdade para a experiência da TOMRA. Os classificadores TOMRA são projetados e projetados (e ajustados no local) para remover materiais indesejados e produtos imperfeitos sem descartar produtos bons. As soluções da TOMRA atingem uma taxa de rejeição falsa de produto bom excepcionalmente baixa – e se algum produto bom for ejetado da linha, ele pode ser recuperado passando-o por um classificador uma segunda vez ou recuperado para venda em um grau inferior. Como resultado, as soluções de classificação da TOMRA aumentam o rendimento dos produtos, marcam a caixa rotulada “sustentabilidade” e oferecem aos usuários uma vantagem competitiva.

É possível melhorar ainda mais

As futuras reduções nas perdas de alimentos serão ainda melhores, principalmente porque estamos entrando na era da digitalização. Um bom exemplo é como todas as plataformas de classificação TOMRA podem ser conectadas à plataforma de dados TOMRA Insight, que coleta dados quase em tempo real e os armazena com segurança na nuvem. Os dados ao vivo podem ser reagidos imediatamente (e remotamente) para otimizar as configurações da máquina; os dados históricos podem ser processados ​​em informações acionáveis ​​para desbloquear melhorias no desempenho da máquina. Essa análise de dados se tornará cada vez mais valiosa à medida que avançamos para um futuro digitalizado, transformando a classificação de um processo operacional em uma ferramenta de gestão estratégica.

E fazer o esforço para adotar práticas de negócios sustentáveis ​​não é tão diferente de investir nas soluções da TOMRA: além de ser bom para o planeta, ajuda a proteger o mais valioso dos ativos empresariais, a reputação da marca.

Patrocinadores



Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here