Pular para o conteúdo

Alimentação dos Bezerros – Segredos Dos Grandes

Alimentação dos Bezerros – Segredos Dos Grandes

Alimentação dos Bezerros - Segredos Dos Grandes

Alimentação dos Bezerros

Segredos Dos Grandes

 Bezerras bem nutridas e saudáveis favorecem a criação de rebanhos com vacas produtivas e longevas.

Por estas razões, focar esforços no período inicial se torna indispensável aos produtores de leite que almejam êxito na atividade

Alimentação dos Bezerros – Segredos Dos Grandes 

Ao nascer, os ruminantes não podem comer alimentos sólidos. Uma das razões para este fato é que ao nascimento, o trato digestivo dos bezerros ainda não está totalmente desenvolvido.

Esse desenvolvimento e operação completa podem levar semanas ou até meses para serem concluídos.

A dieta líquida (leite ou sucedâneo do leite)

fornece os nutrientes necessários para a manutenção e crescimento dos bezerros nas primeiras semanas de vida.

O sulco esofágico, também conhecido como sulco esofágico, desvia essa dieta diretamente para os compartimentos que melhor a digerem (omaso e abomaso).

Por esta razão, durante a alimentação exclusiva da dieta líquida, não há crescimento e desenvolvimento do rúmen e do retículo.

Uma das estratégias utilizadas para acelerar o desenvolvimento da via é justamente fornecer o alimento o mais rápido possível.

Nos primeiros dias de vida, os animais dificilmente consumirão os alimentos disponíveis.

Nessa fase, o objetivo da oferta é atrair os bezerros, que são animais muito curiosos, para que cheirem e degustem esse alimento e, assim, estimular o início real do consumo do concentrado.

O consumo de ração

O consumo de ração desempenha um papel importante no estímulo ao estabelecimento da microbiota ruminal e no crescimento/desenvolvimento do epitélio e das papilas ruminais, estruturas essenciais para a absorção dos nutrientes fornecidos pela dieta.

É importante lembrar que o tipo de lactação utilizado influencia diretamente na ingestão de ração e que, à medida que a quantidade diária de leite ofertada diminui, a quantidade de dieta sólida consumida aumenta.

A ingestão de água é outro importante fator de influência (positiva) no consumo de dieta sólida.

Apenas a ingestão regular de ração pode permitir o desmame sem perda de desempenho animal.

Atualmente, encontramos rações iniciais em purê, granuladas e texturizadas disponíveis no mercado.

Não há diferença no rendimento e desenvolvimento ruminal entre os pellets e o mosto, desde que o tamanho mínimo das partículas seja de 1,2 mm. No entanto, por apresentar maior índice de degradação

o fornecimento de rações de ração requer atenção, pois coloca os animais em maior risco de acidose ruminal 

dependendo do seu nível de FDN (fibra detergente neutra), necessitam do fornecimento juntamente com uma fibra fonte (por exemplo, feno).

Diferentemente das rações texturizadas, que apresentam menor índice de degradação ruminal, elas aumentam a mastigação e reduzem o risco de acidose.

O ponto de atenção com este formato de alimentação refere-se à seleção dos ingredientes, quando são de alta qualidade e não estão bem misturados, o que pode resultar no consumo de uma dieta desequilibrada (Bittar, C. M. 2021).

Figura 1. Ração peletizada inicial.

D DX1kcW4AATH9b

Uma boa ração inicial deve ser formulada com ingredientes nobres (por exemplo, farelo de soja), capazes de maximizar o desenvolvimento ruminal, fornecendo nutrientes de qualidade e alta digestibilidade.

Lembrando que o rúmen se desenvolve em resposta à presença de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), principalmente ácidos butírico e propiônico, oriundos da fermentação da ração concentrada.

Portanto, bezerros alimentados exclusivamente com feno (como uma dieta sólida) têm um rúmen altamente musculoso, mas papilas pouco desenvolvidas (Fig. 2a).

Por outro lado, bezerros alimentados com rações de qualidade (com adequado teor de fibra via concentrado) apresentam um rúmen com epitélio ruminal bem desenvolvido (Fig. 2b) e capaz de manter o crescimento e desempenho dos animais após o desmame.

Figura 2

download 1

Epitélio ruminal de bezerros alimentados com leite e feno (a) ou leite e ração (b). Fonte: Bittar, C. M. 2021.

As rações iniciais também podem conter minerais, vitaminas e aditivos.

Estes, além de atenderem às exigências desta categoria animal, podem auxiliar no desenvolvimento ruminal, melhorar o sistema imunológico, controlar a diarreia e estimular o crescimento e desenvolvimento dos bezerros.

Um importante aditivo

Um importante aditivo encontrado em rações formuladas com núcleos ou pré-misturas da Nutron, marca de Nutrição Animal da Cargill, é o Delacon™ Actifor® Start.

Este aditivo nada mais é do que uma mistura de óleos essenciais, substâncias condimentadas, flavonóides, entre outros compostos cuja função é aumentar o apetite e estimular as defesas naturais dos animais jovens, reduzindo a multiplicação bacteriana, sua patogenicidade e sua adesão ao intestino, também eles reduzem os efeitos inflamatórios,

protegem as mucosas e estimulam a produção de enzimas intestinais que aumentam a digestibilidade/absorção de nutrientes.

Em resposta ao consumo deste aditivo, os animais apresentam melhorias na saúde intestinal (menor ocorrência de diarreia, Fig. 3a), no desempenho (ganho de peso e conversão

Opera Instantaneo 2022 05 14 041453 jornaldiadia.com .br 1

Os ionóforos são outra categoria de aditivos capazes de proporcionar benefícios à saúde dos bezerros quando adicionados à ração inicial.

Um exemplo deles é o Lasalocida, que é altamente eficaz no controle da diarreia e da coccidiose, distúrbios que apresentam alta recorrência e causam muitos danos ao produtor e aos animais em fase inicial de seu desenvolvimento.

A lasalocida pode alterar o ciclo de desenvolvimento dos coccídios, impedindo-os de invadir as células hospedeiras e, como consequência, menos cistos são excretados nas fezes, reduzindo sua disseminação pelos bezerros (Goodier, et al., 2012).

O estágio inicial do desenvolvimento de ruminantes é crítico, pois os animais estão expostos a muitos desafios que afetam principalmente sua saúde e sistemas imunológicos.

Concentrar esforços em bezerros que atingem todo o seu potencial de saúde nesta fase é o primeiro passo para ter vacas produtivas e de vida longa no rebanho.

Precisamos fornecer ração de qualidade, com aditivos que auxiliem e favoreçam o sistema imunológico não só na fase inicial, mas em todo o ciclo de vida dos animais.

A Cargill Nutrição Animal, por meio de sua marca Nutron, possui uma linha de núcleos e pré-misturas voltadas principalmente para esta importante fase do desenvolvimento dos ruminantes.

E lembre-se sempre: “O futuro da pecuária leiteira são os bezerros, então alimente bem o seu futuro!”

Referências

Fonte: Cargill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores