Pular para o conteúdo
Patrocinador

Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria

Originally posted on 8 de agosto de 2022 @ 06:00

Esta semana começa o 45º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, na cidade de Araçatuba (SP). Este evento contará com provas em 18 modalidades. Entre eles, um dos mais populares é Três Tambores.

Analisando a Lista de Inscritos apenas para a modalidade Três Tambores (Aberto, Amador e Paratambor), podemos ter informações importantes sobre a atividade e seu percurso.

Metodologia

Para esta estatística, utilizamos a lista de inscrições publicada pelo site da Associação Brasileira dos Criadores de Quarto de Milha (ABQM) na página do 45º Campeonato Nacional da ABQM. Os dados em PDF foram transformados em um arquivo Excel, no qual podem ser analisados ​​pelas seguintes categorias: animal, cavaleiro, filiação (criador e criador), criador, proprietário, cidade e estado.

Não foram filtrados nomes duplicados para o banco de dados, como no caso de Sidnei Junior que aparece 18 vezes na lista, o que pretendemos analisar é o número de inscrições, independentemente de haver animais ou cavaleiros que tenham corrido mais de uma vez. virar.

Ao todo, foram 2.247 inscrições na modalidade Três Tambores, nas categorias Aberto, Amador e Paratambor, não estão sendo utilizados dados de treinamento, AQHA, Future Cash e Superstake.

Cavaleiros

Ao todo, são 525 pilotos no Três Tambores, entre profissionais e amadores, dos quais *Décio Talon lidera 33 inscritos, seguido por Edson Carlos da Rosa Santos com 26 inscritos e Vinicius Fraga Morais com 23 inscritos.

* Em suas redes sociais, Décio Talon anunciou ontem (14) que não poderá participar do Nacional por conta de uma lesão no menisco. Hoje (15), o atleta passará por uma cirurgia no joelho. Desejamos melhoras e uma boa recuperação.

Animal

870 animais passarão pela pista de Araçatuba, entre cavalos e éguas, na modalidade Três Tambores. Ao contrário dos cavaleiros, nos animais há uma maior fragmentação, sendo os que mais correrão, no máximo 6 vezes.

A maioria deles sendo montados por amadores (irmãos) e outros por profissionais nas categorias Open e seus proprietários na categoria Amador.

WhatsApp Image 2022 07 14 at 13.11.44
Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria 9

Criador e Criador

Uma coisa é conhecida, se você quer ter um grande pai ou um grande pai, não basta ser bom, tem que ter quantidade. E nesse critério, os criadores trabalham para incentivar seus animais, principalmente com resultados na pista. No entanto, quanto mais animais competindo, maior a probabilidade de ganhar.

Sempre foi assim, as estatísticas anteriores confirmam isso, a qualidade não basta, a quantidade é necessária, e se essa quantidade for conciliada com bons pilotos, então a conta bate. Uma andorinha sozinha não faz verão.

Tudo conciliado com o tempo, tempo de maturação do touro e touro, já mencionamos isso em outro artigo, mínimo de 20 anos para um touro ou touro ganhar destaque no cenário nacional.

E o 45º Campeonato Nacional confirma isso, se eles estão no topo do ranking da ABQM é porque estão se destacando na pista. Este ano, El Shady Zorrero terá 205 chances de ganhar a fivela, seguido por Dash Ta Fame com 171 entradas e Aim Ta Fame com 144 entradas.

Nos criadores, destaca-se Miss Fortunes Fool com 26 entradas, seguida de Belle Sana Lince com 21 entradas e Slash Trouble ZD com 20 entradas.

WhatsApp Image 2022 07 14 at 16.59.47
Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria 10
WhatsApp Image 2022 07 14 at 16.59.38
Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria 11

O Criador

Dos 351 criadores, a Fazenda Caruana é a que mais apresenta animais de sua criação, ao todo são 112 inscrições, seguida do Haras ST, do Sr. Márcio Tolentino, com 85 inscrições, e em terceiro Eduardo Kucinski, do Haras Dois Irmãos , com 82 entradas.

Aqui destacamos o trabalho dos criadores na produção de seus garanhões e matrizes, impactando em seus números, principalmente no ranking da raça Quarto de Milha, como é o caso de El Shady Zorrero e Aim Ta Fame.

Proprietário

Tem 456 proprietários, a grande maioria participando 2 ou 3 vezes em diferentes modalidades. Isso pode ser interpretado da seguinte forma: o Campeonato Nacional é majoritariamente formado por pequenos produtores, um evento familiar, que pensa em vencer as corridas, mas não está comprometido com o sistema de pontuação ABQM, caso contrário cabe aos criadores, estes sim eles se importam sobre o desempenho de seus animais.

A proprietária com maior número de inscrições é Nadiesda Menegatti Coutinho, do Haras N3, com 29 inscrições, seguida do Haras Raphaela com 28 inscrições e de Luiz Possatto e Maricy Oliveira David Miante com 25 inscrições.

WhatsApp Image 2022 07 14 at 13.11.59
Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria 13

Cidade-Estado

São concorrentes de 204 cidades, representando 19 estados do Brasil. Essas cidades/estados referem-se à localização do concorrente em que ele foi cadastrado nos sistemas da ABQM, portanto, nada impede que o concorrente resida em outra cidade.

Como exemplo, Mariana Jubran aparece em algumas inscrições como pertencente à cidade de Nova Odessa, porém, o Rancho MJ, onde está localizada sua criação e o centro de treinamento está localizado na cidade de Avaré (SP).

Outro fato que não pode passar despercebido é o número de participações por cidade, esses números não indicam que haja, nesses municípios, o maior número de concorrentes, como é o caso da cidade de Tietê, com o maior número de inscrições, mas grande parte dessas inscrições são da família Rugolo, do Haras Raphaela, como vimos nos dados do proprietário. Assim como Nova Odessa, que são majoritariamente de Sidnei Junior e Mariana Jubran, ambos residentes em Avaré.

Essas informações são importantes para registrar as regiões e territórios onde a modalidade tem maior peso, apresentando as associações onde deve haver maiores incentivos nas modalidades. Como no caso do Rio Grande do Sul, que não tem representante do esporte, mesmo estando tão próximo de Araçatuba.

WhatsApp Image 2022 07 14 at 13.12.07 4
Conheça a BTU, a revolução na formação de três atletas de bateria 15

Uma possibilidade viria da descentralização da ABQM em testes apenas em Araçatuba, criando sistemas verdadeiramente nacionais, com etapas regionais, estaduais, e sim, nacional.

Dessa forma, poderíamos realmente avaliar o campeão nacional, já que muitos ficam de fora da competição por conta de despesas logísticas. Imagine um competidor tendo que percorrer 4.000 km, trazendo um animal, para fazer uma corrida de 17 segundos. Vale a pena?

Nessa centralização muitos ficam de fora. Nesse ponto, a ABQM pôde aprender com a ABCCC, na qual realiza agências de credenciamento para a grande final em Esteio (RS), em Freio de Ouro. E se a gente criasse agências estaduais de credenciamento, criando mais eventos e mais recursos financeiros, e no final houvesse uma provisão de custos para quem está longe de Araçatuba?

Algo tem que ser pensado, pois estamos falando de algumas das maiores modalidades da ABQM, piores são as modalidades sem tanto peso, como Conformation, Handling and Speed, Five Drums, entre outras.

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho

Cavaleiro e Pesquisador | Cavalariças de São Herculano

Fotografia e Gráficos: Divulgação

Mais novidades no portal Cavalus



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinador