O objetivo é localizar as áreas cultivadas com a oleaginosa e coletar informações sobre o desenvolvimento e o progresso da safra do grão no estado.

A ação, realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também tem o intuito de aprimorar o acompanhamento da safra agrícola no País.

A Conab tem elaborado, desde 2005, mapeamentos de cultivos agrícolas com o objetivo de complementar os dados de campo de cultivos de verão (soja e milho), de inverno, de segunda safra, de soja, de arroz, de algodão, de café e cana-de-açúcar.

Esses levantamentos são gerados a partir da utilização de imagens disponíveis de satélites de baixa, média e alta resolução para identificar as áreas cultivadas nos principais estados produtores, além do acompanhamento agroclimático de cultivos anuais e permanentes.

Patrocinadores
Técnicos da Conab mapeiam áreas cultivadas de soja
Técnicos da Conab mapeiam áreas cultivadas de soja

O planejamento dessa iniciativa foi iniciado pela Companhia em setembro deste ano.

A primeira etapa consistiu na elaboração do mapeamento de áreas cultivadas com primeira safra no Paraná, que foram utilizadas para realizar o sorteio de pontos aleatórios em todo o estado.

A ação atual consiste em verificar estes pontos in loco, com a soja já semeada e em desenvolvimento, para, num segundo momento, aplicar na classificação automática das áreas com base em sensoriamento remoto.

O objetivo, após esta etapa, é fazer as estimativas de área de soja da safra 22/23 e gerar um mapeamento desta safra.

Patrocinadores

Esta já é a quarta e última etapa do trabalho de campo da Conab. As outras etapas foram realizadas em novembro e início de dezembro.

A previsão é que os dados coletados sejam consolidados durante os meses de janeiro e fevereiro do próximo ano e, a partir deles, sejam feitas as estimativas e o mapeamento.

Ao todo, foram sorteados 23 blocos no estado. Cada bloco possui 20 pontos a serem verificados. Além da Conab, participam desse projeto, representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Embrapa Agricultura Digital.

Source link

Patrocinadores

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

 

 

 

 

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here