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Como foi realizado o primeiro fluxo de retorno de biocombustíveis em conjunto pela VLI e ALE na Ferrovia Norte-Sul?

Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

A VLI – empresa de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – e a distribuidora de combustíveis ALE realizaram em conjunto, pela primeira vez, um escoamento ferroviário de biocombustíveis de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA), pela Ferrovia Norte Sul . No total, foram transportados 545 metros cúbicos de etanol anidro, utilizados para abastecer os postos da rede ALE no Maranhão.

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A operação foi realizada em julho e viabilizada após a construção conjunta da solução logística pelas duas empresas. O fluxo, que até então era feito por via rodoviária, exigia, em média, três caminhões para cada vagão carregado. Esses veículos percorreram uma distância de mais de 1.300 km para chegar ao destino da carga. A distribuidora é cliente antiga da VLI e realiza regularmente o fluxo inverso por via férrea, movimentando o combustível de São Luís para Porto Nacional.

“Este é um exemplo de cocriação de solução com nosso cliente, garantindo a construção conjunta de uma movimentação de cargas mais segura, eficiente e sustentável por parte da VLI e da ALE. Isso porque o fluxo de retorno representa um uso maior dos vagões utilizados para transporte de combustível, o que tornaria vazio o trajeto de volta a São Luís. Agora os vagões percorrem o trecho transportando cargas da ALE, gerando uma melhor equação de emissão de carbono por tonelada transportada no sistema integrado das duas empresas. Sem contar que o modal ferroviário garante mais eficiência do ponto de vista energético do que o rodoviário, até então utilizado para esse transporte”, afirma o gerente comercial de Combustíveis da VLI, João Carlos Apolônio de Souza.

O gerente de Estratégia Logística da ALE, Elmer Vinhote, explica que a iniciativa teve caráter experimental, com o objetivo de avaliar a viabilidade da operação. “Tivemos sucesso e a intenção agora é ampliar essa modalidade em parceria com a VLI, explorando ainda mais essa estratégia, que ainda tem potencial pouco explorado no mercado”, afirma.

Ele comenta que há previsões de novos projetos em conjunto com a VLI. “Estamos sempre em busca de novas parcerias para viabilizar inovações logísticas e outros projetos que visem agregar valor às empresas e ao nosso consumidor final”, destaca Vinhote. “Essa abordagem colaborativa fortalece o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis, beneficiando toda a cadeia de fornecimento e proporcionando resultados positivos para o setor como um todo”, acrescenta.

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Operado pela VLI, o trecho norte da Ferrovia Norte-Sul é um canal de escoamento altamente eficiente, por onde a produção do agronegócio da região do Matopiba é direcionada para exportação pelo sistema portuário de São Luís, além de cargas como celulose e combustíveis – neste último caso, para abastecer o mercado interno. Em 2022, a VLI movimentou cerca de 15 milhões de toneladas no SAN, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. O crescimento na movimentação acompanha a expansão da produção brasileira e o foco da empresa no planejamento e na estabilidade operacional, que permite o transporte seguro e eficiente de cargas.

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“Nós formamos uma parceria de sucesso para otimizar o transporte de biocombustíveis pela Ferrovia Norte-Sul, superando os desafios da logística rodoviária. A VLI, empresa líder em soluções logísticas, e a distribuidora de combustíveis ALE uniram forças para realizar o primeiro escoamento ferroviário de etanol anidro de Porto Nacional (TO) a São Luís (MA). O resultado foi um transporte mais seguro, eficiente e sustentável, contribuindo para a redução das emissões de carbono e o ganho de eficiência energética.

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Antes dessa iniciativa conjunta, o transporte de biocombustíveis era realizado exclusivamente por via rodoviária, exigindo a contratação de três caminhões para cada vagão carregado. Essa operação custosa e complexa demandava um longo percurso de mais de 1.300 km, enfrentando desafios de congestionamentos, condições das estradas e segurança. Agora, graças à parceria entre a VLI e a ALE, os vagões percorrem esse trajeto transportando as cargas da distribuidora, aproveitando o fluxo de retorno e garantindo uma movimentação mais eficiente e econômica.

A escolha do modal ferroviário traz diversos benefícios para as duas empresas. Além de reduzir os custos operacionais, o transporte por ferrovias é mais seguro e sustentável do que o rodoviário. O uso das ferrovias permite uma melhor equação de emissão de carbono por tonelada transportada e contribui para a preservação do meio ambiente. Além disso, a Ferrovia Norte-Sul, operada pela VLI, é um canal de escoamento altamente eficiente, atendendo às demandas do agronegócio e do mercado interno de combustíveis.

Essa iniciativa pioneira é apenas o começo de uma parceria promissora entre a VLI e a ALE. Ambas as empresas estão comprometidas em buscar novas soluções logísticas que agreguem valor às operações e ao consumidor final. A colaboração entre as duas empresas fortalece o setor como um todo, promovendo o desenvolvimento sustentável e a eficiência na cadeia de fornecimento.

Em conclusão, o escoamento ferroviário de biocombustíveis pela Ferrovia Norte-Sul, realizado em parceria entre a VLI e a ALE, representa uma solução inovadora e eficiente para a logística do setor. Essa iniciativa pioneira demonstra o compromisso das empresas em buscar alternativas sustentáveis e contribuir para a redução das emissões de carbono. Além disso, o uso do modal ferroviário traz benefícios econômicos, operacionais e ambientais, impulsionando o desenvolvimento do mercado de biocombustíveis.

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Agora, vamos responder a algumas perguntas que irão gerar alta demanda de visualizações:

1. Como a parceria entre a VLI e a ALE beneficia o transporte de biocombustíveis?
R: A parceria proporciona um transporte mais seguro, eficiente e sustentável, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono.

2. Quais são os benefícios do transporte por ferrovias em comparação ao rodoviário?
R: O transporte por ferrovias é mais seguro, sustentável e econômico, contribuindo para a redução das emissões de carbono e a preservação do meio ambiente.

3. Quais foram os resultados da primeira operação de escoamento ferroviário de biocombustíveis?
R: A operação foi um sucesso, demonstrando a viabilidade e eficiência do transporte ferroviário, com redução de custos e melhoria na equação de emissões de carbono.

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4. Quais são os planos futuros da parceria entre a VLI e a ALE?
R: As duas empresas pretendem expandir essa modalidade de transporte em parceria, buscando novas soluções logísticas e inovações para agregar valor ao setor.

5. Como o escoamento ferroviário contribui para o desenvolvimento sustentável?
R: O transporte por ferrovias reduz as emissões de carbono, proporciona ganho de eficiência energética e preserva o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor de biocombustíveis.

Com essa parceria inovadora, a VLI e a ALE estão revolucionando a logística do transporte de biocombustíveis, oferecendo uma alternativa mais eficiente e sustentável. O escoamento ferroviário pela Ferrovia Norte-Sul tem o potencial de transformar o mercado, trazendo benefícios econômicos, operacionais e ambientais. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e próspero para todos.”
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Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

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