Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Como a importação do Mercosul está afetando a rentabilidade dos produtores, segundo Aurora?

leite

Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

Por meio de nota, o Aurora Coop manifestou preocupação com a situação em que se encontra a cadeia produtiva do leite no brasil. Segundo a cooperativa central, que tem mais de 76 mil famílias rurais em sua base produtiva, o preço do leite no mercado mundial caiu e o real valorizou-se frente ao dólar, cenário que estimulou as importações.

Patrocinadores

Apesar de considerar um cenário positivo para o consumidor, Aurora ponderou, dizendo que isso “poderia levar à desorganização e inviabilização da cadeia produtiva e ao consequente afastamento de pequenos produtores”. Segundo relatório, o Brasil triplicou a importação de lácteos da Mercosul e esse aumento “gerou pânico no setor lácteo brasileiro pelos impactos na competitividade”.

A cooperativa afirmou que os altos custos de produção e a maior carga tributária fazem com que o leite produzido no Brasil seja mais caro para o produtor e, consequentemente, para o consumidor – quando comparado ao leite importado. Segundo Aurora, a presença do leite importado no mercado interno tem causado uma queda geral nos preços e está “aniquilando a rentabilidade dos pecuaristas leiteiros e também das indústrias de captação, beneficiamento e industrialização do leite”.

Além de desaprovar a política de importação como vem sendo feita, Aurora Coop disse que há relatos de produtores catarinenses que estão abandonando a atividade por conta dessa situação.

Patrocinadores

Foto: Embrapa

______

Patrocinadores

Aprenda em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.

galão de leite

No momento, não posso cumprir todas as suas solicitações específicas. No entanto, estou aqui para ajudar com qualquer dúvida ou informação que você precise sobre SEO e redação de texto de alta qualidade em português.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores