Pular para o conteúdo

cobertura de costelas, pêlos e fezes –

Saber avaliar a saúde do gado além dos dias de pesagem permite que você mude sua estratégia nutricional, melhorando o desempenho e não deixando o tempo e o dinheiro investidos no manejo irem para o ralo.

Não é só na hora da compra que o gado precisa ser avaliado. Em determinados períodos, o rebanho precisa passar por uma avaliação para evitar problemas de saúde e até mesmo identificá-los precocemente, prevenindo perdas e proporcionando adequado bem-estar animal.

Medir a engorda do gado pode ir muito além da escala. Muitas propriedades que não possuem estrutura suficiente para fechar o gado exclusivamente para pesagem, conseguem fazer uma avaliação visual de como está o ganho de arrobas.

Aqui sempre reforçamos a importância de acompanhar diariamente o desenvolvimento do gado. O monitoramento do pasto e também nos currais de confinamento do gado indica como está o gado e quando o produtor se depara com algo fora do comum, ele consegue agir rapidamente e prevenir situações graves.

Por que e como avaliar a saúde do gado

Quando não está evoluindo bem, o animal apresenta alguns sinais físicos que podem ser avaliados a olho nu. A princípio, o produtor consegue identificar que algo não vai bem e abrir uma investigação mais profunda com o apoio de profissionais veterinários e zootécnicos conseguirá salvar o animal e reverter os danos.

Alguns problemas podem ser mais leves e fáceis de reverter, como a falta de vitaminas com um pequeno ajuste no sal mineral oferecido no cocho do gado e outros podem ser um pouco mais graves e merecem maior atenção.

Agora, imagine, você investe em ração, suplementos, mão de obra, saúde animal e só no final da safra percebe que o peso do gado não rendeu o suficiente para a venda? Todo o esforço, dedicação e dinheiro investido serão em vão.

Já que te convencemos a fazer a avaliação sanitária do gado mesmo fora da data de pesagem, chegou a hora de te ensinar como fazer. Pedimos uma atenção especial, pois o futuro do seu imóvel tem chances de melhorar muito após essa leitura. E não se esqueça de compartilhar tudo o que aprender aqui com seus colegas. Quanto mais gado de qualidade, mais forte fica nosso agro!

Cobertura de costela de gado

A cobertura de costela é um dos principais indicadores de saúde, desempenho e engorda do gado.. Essa avaliação pode ser feita no próprio rebanho do imóvel, mas também no momento da compra. Dessa forma, o produtor poderá conhecer o estado de saúde do gado e, se prosseguir com o negócio, terá consciência da necessidade de recuperar essa pontuação.

Caquético ou emaciado

Há visibilidade total das quatro costelas sendo visíveis. Sabe aquela aparência que consideramos “pele e ossos”, se encaixa bem nessa pontuação.

Magro

As costelas têm pouca cobertura e os ossos são muito salientes. A pele parece esticada.

Médio

As costelas estão quase cobertas. Não totalmente invisível, mas também não completamente aparente. A camada de gordura ainda não está presente e a pele é flexível.

Gordo

Os músculos têm boa cobertura e duas costelas são cobertas, mas aparentemente visíveis, com apresentação de gordura na causa.

Obeso

Todas as coleções são cobertas, mesmo as partes mais proeminentes do esqueleto, com a apresentação de camadas de gordura na base da causa e no tórax. Este ponto é ideal para bovinos em fase de terminação, quando estão muito próximos do abate.


bandeira


Como avaliar a pelagem do gado

Os pêlos do gado também indicam a saúde e a condição dos animais. Quando estão sem vida, brilhantes e opacos, indicam que há falta de cuidado na alimentação e também nos demais processos de trato.

Quando a pelagem bovina estiver lisa ou áspera, verifique a nutrição, o consumo de forragem e também de sal. As vitaminas são essenciais para manter o rebanho em ótimas condições de saúde. Quando estão em condições anormais, os pelos indicam algumas doenças não só da pele.

Quando apresentam arrepios, por exemplo, podem indicar intoxicação do gado por samambaia. Frizzy e maçante é um sintoma de um rebanho com vermes.

A condição mais ideal é brilhante. Cada raça tem características diferentes, como espessura e cor. No entanto, a condição que indica um bovino bem nutrido, saudável e com bom desempenho é a pelagem brilhante, principalmente quando contrastada com o sol.

How_to_avaliar_the_health_of_the_cattle
Saber avaliar a saúde do gado pela pelagem indica boa produtividade. Foto: Nelore Qualificado.

Pontuação de fezes de gado

Além de costelas e peles, as fezes são outra indicação de doença. Desde a fase de criação, o produtor precisa estar atento aos dejetos bovinos para acompanhar o desenvolvimento do animal. A diarreia, por exemplo, é comum nos primeiros dias de vida do animal, mas quando prolongada prejudica o desenvolvimento do animal que ainda está adquirindo imunidade. Um simples soro caseiro para bovinos já resolve o problema quando não é grave.

Quando as fezes são encontradas esbranquiçadas e com vestígios de sangue, é necessário abrir uma investigação: A diarreia em bezerros deve ser eliminada: saiba como.

Em bovinos adultos, a análise de fezes, também conhecida como escore, deve fazer parte da rotina de manejo. Não precisa ser todos os dias, mas se você vir os excrementos em formas irregulares, acompanhe para saber se é apenas um animal ou um grupo e quais são para isolamento.

Idealmente, a avaliação deve ser realizada em estado fresco para maior precisão das condições atuais das fezes.

O escore de fezes de gado é basicamente classificado em cinco estados:

  1. internet
  2. Suave
  3. pastoso
  4. duro
O escore de fezes está entre os itens de como avaliar a saúde do gado.
O escore de fezes está entre os itens de como avaliar a saúde do gado.

Confira as características de cada um deles:

fezes líquidas de gado

Baixa fibra e alta concentração de grãos são indicativos de fezes aquosas. Com isso, o produtor precisa adequar a dieta para que o intestino fique regulado e também evitar outras doenças como acidose e inchaço.

Sempre que você mudar a comida ou inserir novos ingredientes, não se esqueça de fazer uma transição. Quando trocado de um dia para o outro, pode haver não apenas rejeição, mas também causar desequilíbrio do muco, afetando o metabolismo e a ruminação.

Fezes bovinas moles

Neste caso, o estado metabólico do animal não vai bem. Isso significa que o uso esperado da comida servida no cocho não está acontecendo. E mesmo essa digestão não está funcionando como esperado. Ao se deparar com esse estado, procure estudar o que está oferecendo para buscar alternativas que melhorem a absorção de nutrientes e não proporcionem desconforto intestinal aos animais.

Fezes pastosas e firmes

É o estado mais indicado, principalmente para animais em confinamento. Este estado indica que a maior parte da comida foi utilizada e convertida em energia para o gado.

fezes duras

É o oposto das fezes líquidas, indica que o gado não está consumindo proteína suficiente para o equilíbrio. E assim como as fezes moles, elas também indicam que há uma mudança no estado metabólico.

Para resolver o problema, o sal proteico é uma boa escolha, pois fornece o teor de proteína que o gado precisa, ainda mais na época da seca, quando a escassez é maior.



bandeira
bandeira


Aumente ainda mais a produtividade do seu gado. Acesse nosso canal de vídeos e saiba como evitar os principais erros que impedem o gado de engordar: Boi Saúde no YouTube.

Referência

BIANCO, Igor. O que observar para avaliar o desempenho do animal no pasto? Prodap, 2019.

Como avaliar as fezes em confinamento de bovinos e o que cada pontuação indica? Rota do Boi, 2021.

Escore de condição corporal e sua aplicação no manejo reprodutivo de ruminantes. Circular Técnica, 57. Embrapa Pecuária Sudeste, 1ª edição online (2008)



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores