Ícone do site Jornal Campo Soberano

CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação

CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação

CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação

CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação
CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação

CBSementes inclui 3 importantes simpósios na programação

O XXI Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que será realizado de 12 a 15 de setembro de 2022 na Expo Unimed, em Curitiba (PR), inclui em sua programação três simpósios: o 4º Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras, o 10º Simpósio Brasileiro em Tecnologia de Sementes Florestais e 15º Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes.

Patrocinadores

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), CBSementes é o maior evento da área na América Latina e reúne um público especializado, com a participação das principais instituições e empresas do setor.

“Os simpósios são organizados pelos comitês das áreas da ABRATES e trazem conteúdo altamente técnico com temas de interesse de todas as áreas de atuação da cadeia de sementes”, informou o presidente da Comissão Organizadora do CBSementes, Fernando Augusto Henning.

Patrocinadores

Patologia – O Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, liderado pela Coordenadora da Comissão de Patologia de Sementes (Copasem), Dra. Ellen Noly Barrocas, é dividido em três palestras, pré-lançamento do livro e mesa redonda ao final do simpósio.

A palestra de abertura com o tema “Ganhos e desafios do tratamento biológico de sementes” será ministrada pelo coordenador do evento. “Os déficits, os avanços e até o que precisamos cobrir para diminuir o problema das doenças nas sementes vão nortear a explicação”, diz Ellen.

Patrocinadores

Outra palestra abordará a “Importância da saúde no comércio nacional e internacional de sementes” e será ministrada por um dos representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Hilman ou José Maurício Pereira. Eles também participam de uma mesa redonda no final do evento sobre saúde de sementes.

“A ideia é trazer informações com base na legislação que regulamenta a produção, comercialização e uso de sementes”, explica Ellen.

Patrocinadores

A pesquisadora, Dra. Adriane Wendlan, da Embrapa Arroz e Feijão, também foi convidada para ministrar a palestra “Como a saúde das sementes impacta na produtividade das lavouras no Brasil”.

“Vamos falar especificamente do feijão, pois é um dos nossos produtos que mais apresenta problemas em termos de saúde, pois há um baixo índice de utilização de sementes certificadas”, explica Ellen.

Patrocinadores

Durante o simpósio, será pré-lançado um livro com os principais temas sobre saúde de sementes, que está sendo escrito de forma colaborativa por 53 profissionais da área.

Silvicultura – O 10º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais tem como objetivo promover o debate sobre as inovações no setor de produção de sementes florestais, os gargalos técnicos e legais enfrentados e suas soluções.

Patrocinadores

A organizadora deste simpósio é a pesquisadora, Dra. Juliana Müller Freire, que é a Coordenadora da Comissão Técnica de Sementes Florestais. Ela destaca que a produção de sementes de espécies florestais de qualidade é muito importante para o cenário atual. “Há uma demanda crescente por sementes por setores relacionados à recuperação, reposição florestal e produção de madeira para atender às crescentes necessidades da sociedade”, afirma.

O evento debaterá temas sobre políticas públicas, inovações tecnológicas, iniciativas sociais e tecnologia de sementes. Como palestrantes, ela conta que haverá representantes do MAPA, CTSF, ISTA, empresas e universidades.

Patrocinadores

O primeiro painel será via videoconferência sobre o tema “Sistemas internacionais de produção e conservação de sementes nativas”. O evento contará com diversos especialistas de nomes internacionais dos Estados Unidos, Havaí, Inglaterra, Austrália e Malásia.

O bate-papo é coordenado pelo professor Danilo Urzedo, do Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge. Também participam deste debate a professora Simone Pedrini (Curtin University, Austrália), Marian Chau (Terraformation, Havaí), a doutora Riina Jalonen (CGIAR, Malásia) e Paul Gibson-Roy (Western Sydney University, Austrália).

A segunda mesa-redonda “O futuro das sementes nativas: inovações sociais e tecnológicas” será coordenada pela pesquisadora Bárbara França Dantas, da Embrapa Semiárido.

A legislação sobre sementes nativas no Brasil: da ciência à regulamentação será o tema da terceira mesa-redonda, coordenada por Eduardo Malta (ISA).

Após os debates, haverá o lançamento do livro Programa Arboreto.

forrageadoras – Em sua quarta edição, o Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras traz assuntos de relevância para seu público-alvo, composto principalmente por pesquisadores, produtores, produtores de sementes, técnicos, professores, alunos de graduação e pós-graduação e diversos profissionais.

“O objetivo é promover a interação e a troca de experiências entre profissionais de pesquisa, regulação e fiscalização, e na produção e comercialização de sementes forrageiras tropicais, subtropicais e temperadas do Brasil e de países do Mercosul”, explica o coordenador do Simpósio, pesquisador, Dra. Jaqueline Verzignassi, da Embrapa Gado de Corte.

Segundo ela, o Brasil lidera o mundo na produção, consumo e exportação de sementes de espécies forrageiras, levando em conta apenas as tropicais, movimentando mais de R$ 2 bilhões por ano.

O evento conta com diversas palestras distribuídas em três painéis.

O primeiro painel será aberto com o tema “Melhoria para a produção de sementes de espécies forrageiras” com a participação de três palestrantes e como moderador o professor Miguel Dall’Agnol, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

À tarde haverá mais dois painéis. Um deles terá como tema “Avanços na produção de sementes de espécies forrageiras”, que terá como moderador o professor Manoel de Souza Maia, da Universidade Federal de Pelotas, e o outro abordará “Legislação e aspectos jurídicos, sociais e de sustentabilidade compliance como transformação e sustentação do mercado de sementes forrageiras”. O painel terá como moderadora Jaqueline Verzignassi.

Serviço:

XXI Congresso Brasileiro de Sementes

Encontro: 12 a 15 de setembro de 2022

Lugar: Expo Unimed, Curitiba (PR)

 

Source link

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico Ambiente arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores
Sair da versão mobile