A redução da ocorrência de chuvas tem resultado na falta de umidade no solo, isso impacta no desenvolvimento das pastagens.

Este cenário associado às baixas temperaturas registradas nas semanas anteriores, tem reduzido a velocidade de desenvolvimento das pastagens anuais e perenes de verão, enquanto as cultivadas de inverno já encerraram seus ciclos produtivos.

O campo nativo está em recuperação, melhorando a oferta, conforme aumentam as temperaturas. Já as áreas com plantio de milho silagem estão com bom potencial produtivo, porém com menor tamanho. 

Calor afeta pastagens e os bovinos
Calor afeta pastagens e os bovinos

Os rebanhos começam a recuperar o escore corporal, que estava atrasado em razão do lento desenvolvimento das forrageiras de verão.

Patrocinadores

Contudo, as temperaturas mais elevadas demandam maior atenção com relação aos ectoparasitas, destacando a ação da mosca nos rebanhos em fase de parição, assim como o manejo do carrapato nos rebanhos em geral.

Os dias mais quentes também começam a causar desconforto aos bovinos, principalmente os de raças europeias de bovinos de corte e leite, sendo necessária a disponibilidade de sombras próximas aos locais de pastejo.

Os animais em sistema à base de pasto reduzem o consumo para se protegerem do calor, procurando sombra e aumentando o consumo de água.

Nos sistemas de produção em confinamento, é feito o uso intenso de ventilação e aspersão de água para diminuir a temperatura corporal dos animais. 

Patrocinadores

Contudo, o tempo mais seco têm contribuído para a manutenção dos níveis de qualidade do leite, sem formação de possas ou locais de contaminação.

Os custos de produção seguem altos, estreitando muito a margem de lucro dos bovinocultores, especialmente dos sistemas intensivos.

Também houve registro de queda no preço pago pelo litro do leite aos produtores.

Source link

Patrocinadores

agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here