Pular para o conteúdo

Brachiarias Cayana e Sabiá Impressionam

Brachiarias Cayana e Sabiá

Brachiarias Cayana e Sabiá

Brachiarias Cayana e Sabiá impressionam

Brachiarias Cayana e Sabiá

Os cultivares exclusivos da Barenbrug do Brasil se destacam pela adaptação e aceitabilidade animal em experimento comparativo com outras espécies forrageiras populares no mercado

Brachiarias Cayana e Sabiá

Brachiarias Cayana e Sabiá

Cultivares Cayana e Sabiá impressionam pesquisadores em estudo realizado na Universidade Federal de Sergipe

As cultivares exclusivas de Barenbrug do Brasil, Cayana e Sabiá, estão sendo avaliadas em experimento no Campus Rural da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Quem coordena o estudo é o professor Bráulio Maia de Lana Sousa, que é Zootecnista, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Zootecnia na área de Forrageiras e Pastagens da Universidade Federal de Viçosa. Bráulio tem experiência na área de Manejo de Pastagens, com ênfase em plantas forrageiras tropicais.

Especialista em pastagens, o professor Bráulio explica, em entrevista concedida por telefone à equipe de comunicação da Barenbrug do Brasil, como tem sido o experimento. Veja abaixo as respostas do profissional sobre o rendimento das cultivares!

cultivar cayana

cayana optimized
Parte do experimento com Cultivar Cayana

Barenbrug: Qual é o objetivo do estudo com as cultivares Cayana e Sabiá que você vem desenvolvendo?
Professor Bráulio:

O experimento começou em 2021 com a ideia de avaliar espécies forrageiras para entender como as plantas se adaptam, as condições edafoclimáticas de Sergipe, e como funciona a produção das forrageiras avaliadas. No estudo, foi feita uma comparação entre Marandu, Paiaguas, Sabia e Cayana, as espécies foram submetidas às mesmas condições de diferimento, adubação e manejo.

Em nossa linha de pesquisa trabalhamos com diferimento de pastagens, que consiste em vedar a área de pastagem, após o pastejo retiramos os animais da área por um tempo, justamente para acumular forragem nessa transição, para que quando as águas acabarem, o os animais voltam a pastar nesse período seco, auge da seca.

Barenbrug: Que resultados você vê até agora nas cultivares Cayana e Sabiá?
Professor Bráulio: Inicialmente o que observamos foi a adaptação. Ambas as cultivares se adaptaram muito bem, quase não havia plantas invasoras, por exemplo.

No capim Paiaguas, considerado uma planta de entressafra, havia muitas plantas invasoras. O que nos mostrou que não é tão adaptado quanto outras plantas. O capim marandú acabou crescendo demais, o que gerou uma rejeição por parte dos animais. Assim, ficamos impressionados com a adaptação edafoclimática que as cultivares Barenbrug apresentaram.

Essa foi a principal diferença, a competição com plantas invasoras, que denota uma adaptação da planta ao local, já que o solo é o mesmo e as condições são as mesmas.

A questão do pastejo não era algo que pudéssemos medir, mas em termos comparativos parecia que os animais pastaram mais Cayana e Sabiá, mas é mais uma percepção do que uma observação, mas o aspecto parece que os animais realmente tiveram uma preferência abaixo dela .

Barenbrug: Quais características você continuará avaliando em espécies forrageiras?

Professor Bráulio: Dentro desse experimento vamos monitorar o perfilhamento das cultivares, depois mensalmente vamos monitorar como será a dinâmica comparando as plantas, ao final do processo vamos medir a produção. A ideia é coletar e avaliar sua química (CP, FDN, FDA), morfogênese (desenvolvimento individual de perfilhos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores