Promoção da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar
Resultados Positivos na Região de Uberaba
Em 2023, a unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em Uberaba obteve resultados positivos com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A regional, que abrange 25 municípios, foi fundamental para que 440 famílias de agricultores familiares comercializassem seus produtos por meio do programa.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O contrato, com duração de um ano, proporcionou uma fonte estável de renda para as famílias beneficiadas, contribuindo assim para o fortalecimento da agricultura familiar. A seleção para a comercialização ocorreu por meio de uma chamada pública elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), e a Emater-MG prestou mais de 1,5 mil orientações técnicas às famílias envolvidas no Pnae, assegurando a qualidade dos alimentos e o cumprimento das diretrizes contratuais.
Emater-MG: Elo Fundamental Entre Agricultores e Escolas
Os agricultores familiares produziram uma variedade de itens, incluindo frutas, hortaliças, quitandas, derivados do leite e diversos outros produtos, entregues a 91 escolas da rede estadual de ensino. Diego Rezende, gerente da regional da Emater-MG em Uberaba, destaca que a Emater é o elo entre esses dois atores, fazendo com que, diariamente, os alunos recebam alimentos saudáveis, com segurança alimentar e nutricional, e contribuindo para a qualidade de vida das famílias rurais.
Programa Nacional de Alimentação Escolar em Minas Gerais
O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Além disso, a lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Fonte: Agência Minas
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
A seleção para a comercialização ocorreu por meio de uma chamada pública elaborada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) e o contrato, com duração de um ano, “proporcionou uma fonte estável de renda para as famílias beneficiadas”, afirma o gerente da regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Cesar Veloso Rezende.
A regional da empresa ofereceu mais de 1,5 mil orientações técnicas às famílias envolvidas no Pnae, assegurando a qualidade dos alimentos e o cumprimento das diretrizes contratuais.
Os agricultores familiares produziram uma variedade de itens, incluindo frutas, hortaliças, quitandas, derivados do leite e diversos outros produtos, entregues a 91 escolas da rede estadual de ensino.
“O Pnae desempenha um papel fundamental na alimentação dos alunos e na geração de emprego e renda na agricultura familiar. A Emater é o elo entre esses dois atores, fazendo com que, diariamente, os alunos recebam alimentos saudáveis, com segurança alimentar e nutricional, e contribuindo para a qualidade de vida das famílias rurais”, diz o gerente, Diego Rezende.
Pnae em Minas Gerais
O programa oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
A lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
(Por Agência Minas)
FAQ sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) em Minas Gerais
O que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)?
O Pnae é um programa que oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
Qual o papel da Emater-MG no Pnae em Minas Gerais?
A Emater-MG atua como elo entre os agricultores familiares e as escolas, garantindo que os alimentos produzidos pela agricultura familiar cheguem às escolas de forma segura e nutritiva.
Como a Emater-MG auxiliou as famílias de agricultores familiares em Uberaba no Pnae?
A Emater-MG ofereceu mais de 1,5 mil orientações técnicas às famílias envolvidas no Pnae, assegurando a qualidade dos alimentos e o cumprimento das diretrizes contratuais. Além disso, a regional da empresa foi fundamental para que 440 famílias de agricultores familiares comercializassem seus produtos por meio do programa.
O que a lei estabelece em relação à compra de alimentos da agricultura familiar pelo Pnae?
A lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
Resultados do Pnae em Minas Gerais
Em 2023, a unidade regional da Emater-MG em Uberaba, no Triângulo Mineiro, obteve resultados positivos com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar, contribuindo para a geração de emprego e renda na agricultura familiar e para a alimentação saudável dos alunos.
