Qual é a carga recorde de fertilizantes recebida pelo Porto de Paranaguá?

Qual é a carga recorde de fertilizantes recebida pelo Porto de Paranaguá?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro é um setor estratégico para a economia do país, e acompanhar as notícias e tendências desse mercado é essencial para os profissionais e empresas atuantes nessa área. Pensando nisso, criamos este artigo completo com informações relevantes sobre a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses, destacando o recorde registrado recentemente.

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No último dia 1º de novembro, o navio Persistence Diva atracou no Porto de Paranaguá e realizou a descarga de impressionantes 70.760 toneladas de sulfato de amônio, estabelecendo um novo recorde de movimentação de fertilizantes no cais público. Essa marca superou o recorde anterior, estabelecido no dia 21 de abril deste ano, pelo navio CSSC BRIGHT, que descarregou 64.199 toneladas.

De acordo com o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são responsáveis por receber 27% de todo o fertilizante que chega ao Brasil, sendo a principal porta de entrada desses insumos no país. Essa posição de destaque se deve à eficiência na prestação de serviços, à disponibilidade para o diálogo e ao fato de possuírem um dos maiores parques industriais e de armazenamento do Brasil.

Atualmente, a capacidade de armazenamento estática dos portos paranaenses ultrapassa 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, por exemplo, o produto pode ser descarregado em três berços, preferencialmente no cais público (comercial), ou em qualquer outro berço gratuito. Além disso, existem dois berços que atendem o setor no cais privado (Fospar) e outros dois berços disponíveis em Antonina.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, destaca que nos últimos dois meses deste ano houve um aumento significativo na movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses, em comparação ao mesmo período de 2022. Somente em setembro deste ano, o volume totalizou impressionantes 1.038.445 toneladas, representando um aumento de 84,5% em relação ao período homólogo de 2022, que registrou 562,7 mil toneladas. Essa retomada no movimento de fertilizantes após uma queda no início do ano demonstra resultados promissores, e a expectativa é de que novos recordes sejam alcançados nesse segmento.

É importante ressaltar que a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses é uma atividade de extrema importância para o agronegócio brasileiro, uma vez que esses insumos são fundamentais para a melhoria da produtividade e qualidade dos cultivos agrícolas no país. Através do Porto de Paranaguá, milhões de toneladas de fertilizantes são distribuídos para as diversas regiões agrícolas brasileiras, garantindo o suprimento necessário para o setor.

Em resumo, os portos paranaenses estão desempenhando um papel fundamental no cenário do agronegócio brasileiro, sendo a principal porta de entrada de fertilizantes no país. Com uma infraestrutura eficiente, diálogo transparente e um amplo parque industrial e de armazenamento, esses portos garantem a movimentação de milhões de toneladas de fertilizantes, contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola brasileiro e atendendo às demandas do mercado.

Agora, para finalizar este artigo de forma completa e atrativa, apresentaremos cinco perguntas com respostas que geram alta demanda de visualizações:

1. Quais são os portos paranaenses responsáveis pela movimentação de fertilizantes no Brasil?
– Os portos de Paranaguá e Antonina são os principais, respondendo por 27% de todo o fertilizante que chega ao país.

2. Qual foi o recorde de movimentação de fertilizantes registrado recentemente nos portos paranaenses?
– O navio Persistence Diva descarregou impressionantes 70.760 toneladas de sulfato de amônio, superando o recorde anterior de 64.199 toneladas.

3. Como é feita a descarga de fertilizantes nos portos paranaenses?
– Os fertilizantes podem ser descarregados em três berços preferencialmente no cais público ou em outros berços gratuitos. Além disso, existem berços disponíveis no cais privado (Fospar) e em Antonina.

4. Qual é a capacidade de armazenamento dos portos paranaenses?
– Atualmente, os portos paranaenses têm uma capacidade estática de armazenamento de mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

5. Qual foi o aumento na movimentação de fertilizantes nos últimos dois meses nos portos paranaenses?
– Em setembro deste ano, a movimentação atingiu a marca de 1.038.445 toneladas, um aumento de 84,5% em relação ao mesmo período de 2022.

Esperamos que este artigo tenha fornecido informações relevantes e detalhadas sobre a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses, destacando a importância desses registros e os benefícios para o agronegócio brasileiro. Fique por dentro do setor e acompanhe o crescimento do mercado, sempre buscando otimizar seus processos e aumentar sua produtividade.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
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Nesta semana, os portos paranaenses registraram movimentação recorde de fertilizantes em um único navio no cais público. O Persistence Diva atracou nesta segunda-feira (01) no Porto de Paranaguá e deverá descarregar 70.760 toneladas de sulfato de amônio. A última movimentação recorde de fertilizantes no cais público ocorreu no dia 21 de abril deste ano. O navio CSSC BRIGHT descarregou 64.199 toneladas.

Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são a principal porta de entrada de fertilizantes no país, respondendo por 27% de todo fertilizante que chega ao Brasil. “Entre as vantagens que oferecemos está a eficiência na prestação de serviços, a disponibilidade para o diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenamento do Brasil”, afirma.

Atualmente, a capacidade estática de armazenamento ultrapassa 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá o produto pode ser descarregado em três berços preferencialmente no cais público (comercial) ou em qualquer outro berço gratuito. Além disso, existem dois berços que atendem o setor no cais privado (Fospar) e outros dois berços em Antonina.

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Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a movimentação de fertilizantes nos portos paranaenses aumentou nos últimos dois meses deste ano, e também em relação ao mesmo período de 2022. Em setembro deste ano, o o volume totalizou 1.038. 445 toneladas, o que representa um aumento de 84,5% face ao período homólogo (562,7 mil).

“No início do ano houve queda na movimentação de fertilizantes, que foi retomada nos últimos dois meses e está alcançando ótimos resultados. A expectativa é de novos recordes na movimentação desse segmento”, destaca. Segundo a Portos do Paraná, de janeiro a setembro de 2023 foram movimentadas 7,057 milhões de toneladas de fertilizantes.

(Com AEN)

(Fernanda Toigo/Sou Agro)