Chegou a hora de Campinas sediar o Festival de Churrasqueadas, marcado para sábado, 13 de agosto, em ambiente natural na Fazenda Santa Margarida. Os ingressos podem ser adquiridos em https://festivalchurrasqueadas.com.br.
Com público esperado de três mil pessoas, o evento proporcionará 7 horas de experiência gastronômica com churrasco, servindo os mais variados tipos de carnes e cortes, além de bebidas à vontade.
O Festival de Churrasqueadas terá mais de 30 estações de torrefadores e youtubers renomados, tanto locais quanto de outras regiões do país. Cada um deles vai preparar cortes especiais para quem gosta de um bom churrasco, mas entre os destaques estão boi e búfalo inteiros assados, uma roda gigante de tilápia, carne de coelho desfiada, costela de fogo de chão e uma estação 360º, além de carnes exóticas como jacaré, pirarucu e tambaqui. Tudo isso acompanhado de muita música com bandas de rock, sertanejo e sertanejo para animar a festa. Haverá também um espaço kids para as crianças se divertirem, uma área de descanso, experiências sensoriais e brindes ao longo do dia.
“Queremos promover um convívio feliz e seguro para os visitantes. É uma oportunidade de provar a diversidade dessa culinária, que é uma paixão nacional, os costumes e tradições, além de os seguidores conhecerem youtubers e degustarem um pouco do que se vê nos canais”, comenta o carismático churrasqueiro mineiro , José Almiro, que apresenta o canal Churrasqueadas e conhecido pelo jargão “Hmmmm, bom, muito bom!” que o popularizou nas redes sociais.
Apesar do talento ao leme, José Almiro não será o grelhador na ocasião. No entanto, ele promete interação com os fãs durante o evento, com sessões de fotos.
NOVA TEMPORADA DO PROGRAMA DE TV CHURRASCO
Churrasqueadas está no ar com uma nova temporada do programa na EPTV para inspirar os amantes da carne a acender suas grelhas. No ar desde 2020, e produzida pela RGB Filmes, a nova série de receitas e dicas especiais tem 9 episódios que vão revelar receitas como picanha, costela, contra filé, acompanhamentos e molhos. Dinâmico, cada episódio trará entre três e quatro receitas. José Almiro vai te ensinar passo a passo uma variedade de receitas práticas e fáceis de preparar, com o melhor tempero da sua alegria típica, grelhadas na companhia de convidados especiais. Então, é só preparar o bloco de notas!
Churrascos, todos os sábados, após o Mais Caminhos na EPTV, para as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas.
SOBRE O FESTIVAL DE CHURRASQUEADAS
O ano de 2019 marcou o primeiro evento do canal, que aconteceu em uma pequena cidade do interior de São Paulo, onde se reuniram torrefadores e youtubers renomados e comemoraram a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube. “Foi um desafio mas foi maravilhoso, tivemos bons parceiros para receber mais de 2 mil pessoas. E minha grande surpresa foi saber que ali estavam pessoas de todo o Brasil, de Norte a Sul. Tive a certeza de como o canal influencia nos seguidores e a conclusão de que o evento foi um churrasco entre amigos e para amigos. Foi uma realização!! Agora queremos levar essa experiência para várias regiões do Brasil”, finaliza o churrasqueiro.
Em 2022, o festival aconteceu em março em Belo Horizonte, no Mineirão, para 4 mil pessoas.
A HISTÓRIA DE CHURRASQUEADAS E JOSÉ ALMIRO
José Almiro nasceu na cidade de Fama (MG), mas morou a maior parte do tempo em Poços de Caldas. Atua há mais de 25 anos em frigoríficos no setor de desenvolvimento de produtos e na área de vendas. Casado, pai de quatro filhos, abriu uma butique de carnes em 2007.
Com o fim do negócio, José Almiro e Marcel Kikuchi, proprietário da produtora RGB Filmes, fizeram um piloto de um programa de churrasco para a TV Poços, emissora local da cidade.
Em 2009, teve início o programa O Prazer da Carne – Hora do Churrasco, no qual José Almiro deu dicas de como comprar carne e ingredientes para fazer diversas receitas de churrasco. O programa durou até 2013 e foi exibido em alguns canais de TV locais e regionais em São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
No início de 2016, a produtora passou a disponibilizar os programas em plataformas digitais, como facebook e youtube. Em abril de 2016, o vídeo Ribbon in the paper bag viralizou e o número de seguidores no Facebook, que era de 5.000 pessoas, subiu para 320.000 em um final de semana. Vendo a possibilidade de ganhos na internet, a produtora passou a disponibilizar gratuitamente todo o conteúdo nas redes.
No início de 2017, a dupla fechou o primeiro contrato de patrocínio com a marca de facas Starrett, o que permitiu a volta das gravações. Desde então, novos programas inéditos foram gravados, em formato específico para redes sociais.
José Almiro bate recordes de audiência nas redes sociais: atualmente atinge a marca de 2 milhões de inscritos no Youtube (com um total de 156 milhões de visualizações), 4 milhões no Facebook (com um total de 650 milhões de visualizações), além de mais de 1 milhão de seguidores no Instagram.
Todo o sucesso vem de sua simplicidade, carisma e essência singular na forma como passa suas dicas, além de suas brincadeiras em paralelo com “sua sogra e cunhado”. “Um churrasco sem frescuras, onde as pessoas se identificam, onde as pessoas abrem a despensa de casa e encontram os ingredientes para fazer as receitas que ensino. Afinal churrasco é alegria, tem que ter descontração. Não estou aqui para ditar regras. Não existe churrasco certo ou errado, errado é não fazer churrasco. E, por trás de tudo isso, uma boa equipe que também ama churrasco e está conectada com tudo o que acontece”, enfatiza Almiro.
Os novos vídeos – que vão ao ar todas as segundas e sextas – mostram diversas receitas, técnicas de preparo e cortes de carne bovina, suína, frango e peixes (incluindo acompanhamentos) feitos por José Almiro. Há também pratos que normalmente não são servidos em churrascos, mas são feitos na brasa, como estrogonofe e arado de disco de macarrão. O apresentador também ensina “truques” para churrasqueiros e costuma ser acompanhado por convidados que vão desde chefs, youtubers a personalidades.