
Nós soltamos aqui durante a semana no Portal Sou Agro que a cidade de Toledo, no Oeste do Paraná, mesmo durante semana de feriado estava com 2.561 vagas de empregos em aberto, a maior parte delas no agronegócio na função de auxiliar de produção.
Outras 90 vagas estavam abertas especificamente para abatedouro de aves.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Não é à toa que a cidade é líder no VBP (Valor Bruto de Produção Agropecuária) por nove anos consecutivos no estado e é destaque no país: isso se deve à capacidade de gerar empregos no setor do agronegócio. Proporcionalmente, Toledo é a cidade do estado que mais gera empregos.
“Empregamos mais de 25 mil pessoas neste ano, maior parte nos setores de indústria e de serviço.
E assim como a parte de indústria é ligada diretamente ao agronegócio, o setor de serviços também, com contratações para dar suporte dentro das propriedades rurais”, explica o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo Rodrigo de Souza.
Os dados do Ministério do Trabalho citados pelo diretor da Agência mostram o quanto a economia da cidade gira em volta do agronegócio.
“Tudo aqui está ligado ao agro, inclusive a geração de empregos. Tudo passa pelo processo de industrialização e acaba que o impulsionamento do agronegócio faz com que outros setores não necessariamente ligados a isso tenham muitas vagas de trabalho”, afirma.
VBP
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do município referente à safra 2020/2021 foi de R$ 4.371.243.691,89, crescimento absoluto de R$ 873.360.299,53 e relativo de 24,97% em relação ao ano anterior em Toledo.
O VBP contempla aproximadamente 350 itens diversificados, incluindo grãos, proteínas animais, fruticultura, floricultura, silvicultura e uma ampla gama de produtos da agropecuária paranaense.
Os dados são levantados pelos técnicos do Deral ao longo do ano com pesquisas semanais de preços e das condições das lavouras nos municípios.
Além do crescimento expressivo do rendimento dos grãos (49%) e da pecuária (36%) comparativamente a 2020, o setor florestal também mostrou avanço significativo (41%).
agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural



