Venda do bezerro registra desvalorização de 28,9% em MT

Venda do bezerro registra desvalorização de 28,9% em MT

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O valor de venda do bezerro em maio de 2023 registrou um desvalorização de 28,99% em relação ao mesmo período de 2021. É o que aponta relatório divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (imea).

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

Segundo o levantamento, a queda é influenciada principalmente pelo excesso de animais no mercado devido à intensa retenção de porcas. O imea Aponta ainda que 2021 foi o ano em que foram registrados os maiores números de cotações no estado.

Da mesma forma, o arroba de boi gordo apresentou retração de 22,65% na mesma comparação, já que também estava sob pressão das fêmeas que entrariam na linha de abate em 2023.

Relação de troca avança 8,98%

Nesse sentido, destaca o instituto, pela maior desvalorização dos bezerros em relação ao boi gordo, a relação de troca entre essas categorias avançou 8,98% em maio de 2023 em relação ao mesmo período de 2021.

Apesar da baixa atratividade dos preços do boi gordo, a relação de troca favorece o poder de compra.

Pior maio de todos

O aumento da oferta de animais no início da entressafra do pasto, aliado à fase de baixa do ciclo da pecuária, resultaram no pior mês de maio da história, segundo dados do imea.

A disponibilidade de animais terminados no mercado e na linha de abate das indústrias tem aumentado, pois dias mais curtos e pouca luz reduzem o vigor e a capacidade de pastagem nas fazendas.

WhatsApp Image 2023 06 06 at 15.35.57

Isso reflete o alongamento do cronograma de abate no Mato Grosso, que encerrou maio de 2023 com média de 9,74 dias.

Esse cenário contribuiu para a pressão baixista sobre os preços e se refletiu na maior queda mensal do mês de maio no preço do boi gordo, cuja retração foi de 7,17% em relação a abril de 2023 e passou de R$ 246,05 a arroba para R$ 228,41 por arroba.

Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no ​​Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Canal Rural