Ícone do site Jornal Campo Soberano

Vantagens e desvantagens da silagem de sorgo

Após o milho, o sorgo é o cereal mais importante para a produção de silagem a ser oferecida como alimento volumoso para vacas leiteiras no período seco do ano. Além disso, é apontado como uma produção de menores custos por alguns especialistas porque é menos exigente em nutrientes, demandando menos adubo.

Patrocinadores

Segundo a Embrapa, a cultura do sorgo está expandindo cada vez mais no Brasil, principalmente no período de safrinha, em sucessão às culturas de verão.

De qualquer forma, a utilização do sorgo para a produção de silagem apresenta vantagens e desvantagens.

Patrocinadores
Vantagens

Segundo Simone Garcia, são vantagens deste grão:

Desvantagens
Cuidados de manejo

O professor Lucio Carlos Gonçalves, da UFMG aponta os principais cuidados de manejo do sorgo:

Patrocinadores

“Colher a planta no momento certo, picar no tamanho adequado, fazer uma compactação adequada, uma vedação hermética e rápida do silo, cercar o silo para o animal não andar em cima e rasgar a lâmina de polietileno, além de retirar uma camada maior do que 15 centímetros por dia para evitar que o ar penetre na silagem e diminua a qualidade.”

Também é importante um stand adequado, controle de pragas, nutrição mineral das plantas, entre outros fatores, para garantir a produção e a qualidade da forrageira produzida. Adotar um bom processamento dos grãos e/ou a escolha de bons cultivares facilita a substituição do milho pelo sorgo, sem comprometer os resultados.

Patrocinadores

Em resumo, a silagem de sorgo representa excelente recurso forrageiro para a alimentação dos animais durante a escassez de alimentos, apesar do menor teor de proteína, se comparado ao milho. O sorgo custa menos que o milho e geralmente apresenta vantagens econômicas ao produtor se a cultura for conduzida corretamente. 

Patrocinadores
Sair da versão mobile