Com seu preço médio no maior valor da série histórica da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o diesel utilizado em máquinas está entre os principais pesos nos custos agrícolas. Para evitar o desperdício de combustível, a recomendação da Valtra, referência mundial na fabricação de máquinas agrícolas, é atentar-se ao cronograma de manutenção, seguir as instruções do manual do proprietário e operar corretamente o equipamento.
Além de escolher máquinas e implementos adequados para a atividade, fazer inspeções diárias para detectar qualquer sinal de vazamento, por exemplo, também faz parte do dia a dia em campo. “É possível obter uma economia de 25% no consumo de combustível adotando boas práticas como o uso de óleos genuínos que proporcionam intervalos de troca mais longos, lastro adequado para a operação, pressões corretas dos pneus, taxa de escorregamento na operação, percentual de avanço aos tratores com tração dianteira auxiliar, evitam que o motor funcione em marcha lenta por um período prolongado, entre outros”, afirma Guilherme Gil Gomes, gerente de serviços da AGCO South America, proprietária da Valtra.
Aqui estão algumas dicas de economia de combustível para os agricultores:
- Verifique frequentemente o seu maquinário quanto a possíveis vazamentos. Para isso, não há necessidade de chamar um técnico da concessionária. O proprietário ou seu operador pode facilmente detectar um problema seguindo as linhas e conexões do tanque aos bicos injetores;
- Realize a manutenção corretamente, conforme instruído no manual do operador. A substituição dos filtros de ar e combustível, além da limpeza de radiadores e intercoolers, são fatores importantes que auxiliam no desempenho da máquina e consequentemente na economia de combustível.
- Utilize os lubrificantes Valtra, pois foram desenvolvidos sob rigorosos testes e aprovados especificamente para os produtos da marca. Dessa forma, além dos equipamentos alcançarem melhor desempenho, é possível garantir um intervalo maior entre as trocas, o que gera economia de custos. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu revendedor ou baixe o APP Valtra na Mão para mais informações sobre manutenção.
- Fique atento ao peso do lastro líquido ou metálico e se o implemento é adequado para a faixa de potência do seu maquinário. É muito comum encontrar máquinas agrícolas com pneus contendo água, como forma de aumentar o peso do trator com baixo custo e sem sobrecarregar as rótulas e rolamentos. No entanto, existem aplicações que exigem ainda mais lastro das máquinas. Para isso, existem reatores metálicos, que podem ser adicionados ou removidos, dependendo da operação. Embora diminuir ou aumentar os pesos metálicos não seja algo muito praticado no dia a dia, sabemos que carregamentos desnecessários aumentam o consumo de combustível;
- Sempre mantenha a pressão dos pneus de acordo com as orientações do fabricante. Pneus com baixa ou alta pressão comprometem o desempenho da máquina, além do consumo de combustível, podem impactar na vida útil da transmissão e dos eixos, bem como na relação de avanço, que é o próximo tópico.
- Evite derrapagens excessivas, que geram consumo de combustível, desgaste prematuro de pneus, componentes de transmissão e eixos.
- Preste atenção ao tempo que o motor está em marcha lenta. Se não houver necessidade, desligue o equipamento, o meio ambiente agradece e o seu bolso também.
O especialista da Valtra lembra, no entanto, que além de cuidar bem da máquina, a economia de combustível passa pela escolha de bons aditivos. A partir do momento em que o diesel sai da refinaria, ele passa por um processo de armazenamento e diversos tanques de transporte. Dessa forma, a possibilidade de contaminação é alta antes mesmo do fornecimento. Para isso, a marca desenvolveu o bactericida Diesel Guard e o Aditivo Diesel Pro, que previnem e atenuam a transmissão de impurezas. “Meu conselho aos produtores que abastecem suas máquinas a partir de grandes reservatórios é sempre tratar esse combustível com Diesel Guard e depois abastecer sua máquina. Ou faça o tratamento com Diesel Pro diretamente no tanque do seu equipamento”, orienta Gomes.
Motor eletrônico de potência AGCO
Os modelos mais recentes da Valtra vêm de fábrica com o eficiente motor eletrônico AGCO Power. Esses motores possuem um módulo eletrônico, que chamamos de ECU, capaz de registrar, em forma de dados, o comportamento do motor de sua máquina. Com isso, é possível avaliar quanto tempo cada motor ficou em marcha lenta, quais as temperaturas de trabalho, quanto consumo em cada operação e muito mais.
As informações são geradas a partir de um equipamento de diagnóstico utilizado pela concessionária autorizada, que durante o serviço de assistência técnica pode informar a curva de desempenho do motor de sua máquina. A mecânica também pode ajudar a identificar oportunidades para melhorar o desempenho e diminuir o consumo.
“Nós da Valtra continuamos a desenvolver alternativas que contribuam para a gestão sustentável das lavouras. Continuamos investindo em motores que otimizam o consumo de combustível e geram menos emissões, sempre com foco em contribuir com os agricultores”, finaliza Gomes.
