Vaca Holandesa Campeã Suprema das Raças do Agroleite
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina, que vem e que passa na Arena Agroleite. Halley Ruivinha Doorman 538 TE conquistou na noite de ontem, 20 de agosto, o bicampeonato como Suprema das Raças do Agroleite 2022, repetindo o feito do evento de 2019.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!É a primeira vez que uma vaca conquista duas estrelas na calçada da fama da Cidade do Leite.
Ruivinha, eleita a melhor vaca holandesa da variedade preta e branca da exposicão, disputou o título com os animais Queli Disco Guinther da raça jersey, do expositor Carlos Jacob Wallauer, e com Constentation Isis Sucessor, de Alessandro e Marisa Dekkers, vaca da raça holandesa variedade vermelha e branca.
Esse julgamento, conduzido pelos dois juízes oficiais do evento, Carl Phoenix e Stephen Borland, marcou o encerramento oficial do “Agroleite 2022 – Reencontros”.
Após o anúncio, Ronald Elgersma, um dos criadores do animal, era só emoção. Ronald, que veio de Arapoti, conta que Ruivinha participou de outras duas exposições em 2022 e em uma delas não conquistou o grande campeonato.
O produtor relata que isso não o fez desanimar e manteve todos os cuidados especiais, pois reconhece o potencial de sua vaca. “Cada exposição em que chegamos é como um jogo que começa no zero a zero.
O juiz pode não gostar da nossa vaca e temos que aceitar”, menciona.
O bicampeonato no Agroleite é mais um feito na trajetória de Ruivinha. A vaca é o primeiro animal do Brasil a atingir por duas vezes a classificação excelente 97, no quinto e no sexto parto, pontuação máxima para uma vaca acima de quatro crias.
Ela é a terceira geração de vacas excelentes da sua família e mantém produções acima de 60 kg de leite ao dia. “Respeitamos todas as outras vacas que encontramos nas exposições, porque sem dúvida só vem aumentando a gama de vacas para competição, mas através da classificação dela, acompanhando seu desenvolvimento e amadurecimento, sabíamos que ela tinha potencial para chegar nesse momento”, relata o criador.
Ronald Elgersma faz questão de ressaltar que o resultado é fruto de um trabalho em equipe, dos vários profissionais que se dedicam na propriedade e durante o evento para proporcionar o que for preciso para ela entrar na pista em sua melhor forma. “Diariamente tem pessoas para cuidar dela. É um trabalho com carinho para um animal especial”, destaca.
O presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, parabeniza os expositores, preparadores e tratadores, enfim, todos os que permaneceram no pavilhão fazendo o seu trabalho para apresentar os animais e garantir uma boa performance.
Bouwman também agradece os juízes canadenses que vieram ao Brasil e dedicaram seu tempo a esse trabalho tão difícil e árduo, externando suas opiniões e explicando ao público o porquê de cada colocação em pista.
Vaca do Futuro – Além do melhor animal adulto, o Agroleite elege o melhor animal jovem dentre as raças participantes, a Vaca do Futuro. O título ficou com C.R.A. Doorman Joya 2048 TE do criador Robert Salomons de Castro-PR, animal da raça holandesa variedade preta e branca.
Esse é o segundo animal do criador a conquistar a faixa, a primeira vez foi em 2017, com C.R.A. High Octane Nely 1071.
Salomons está satisfeito com os resultados que conquistou nesta edição e não é para menos. Os dois animais da raça holandesa que disputaram a faixa de Vaca do Futuro são de seu criatório.
“Nem nos meus melhores sonhos imaginei esse resultado. Conquistamos as faixas de grande campeã e reservada campeã nas duas variedades de gado holandês jovem. É a recompensa do trabalho e investimentos que realizamos para desenvolver nosso rebanho”, comenta o criador.
Julgamentos – O julgamento dos animais na Arena é um dos pontos altos do Agroleite. A atividade iniciou na quarta-feira, dia 17, segundo dia do evento. Neste ano, 500 animais, entre holandês e jersey, estavam inscritos na competição.
O Agroleite é sempre um destaque no mundo do leite, conheça a Campeã torneio leiteiro; Pertencendo a Agropecuária Fini, ela produziu 97,920 litros de leite média em 3 dias.
O Agroleite é a vitrine da tecnologia do leite da América Latina. Ele acontece no mês de Agosto, em Castro, no Paraná, a Capital Nacional do Leite, no recinto de exposições da Cooperativa, local denominado Cidade do Leite e também ocupa a área ao lado, o Parque de Exposições Dario Macedo, sob gestão da Prefeitura Municipal de Castro.
Conheça a Campeã Torneio Leiteiro com 97,92 litros de leite! Conforme divulgado ontem, 19, a grande Campeã do Torneio Leiteiro da Agroleite 2022 foi a FINI RENEGADE BEATRIX 8336, que produziu uma média histórica de 97,920 litros de leite média em 3 dias. A vaca, um exemplo nobre da raça Holandesa, pertence a Agropecuária FINI.
O Torneio Leiteiro foi o primeiro atrativo da programação. Teve início na segunda-feira, dia 15, antes mesmo dos portões estarem abertos ao público, e encerrou nesta sexta-feira, dia 19, com o tradicional banho de leite nos vencedores. Sendo assim, vamos conhecer sobre a Campeã e, claro, sobre a fazenda responsável por esse animal!
A vaca, que possui uma verdadeira representação das qualidades da Raça Holandesa, é a FINI RENEGADE BEATRIX 8336. Ela chegou a produzir mais de 100 litros em um dos dias de competição, acumulando o melhor resultado na média. Sendo assim, levou para casa o troféu de campeã!
A Fazenda Fini é uma das mais importantes propriedades leiteiras do Brasil, localizada na região dos campos gerais, Colônia Castrolanda, de propriedade de Hans Jan Groenwold.
A fazenda trabalha na produção agrícola como atividade secundária. A família de Hans Jan Groenwold chegou à comunidade à margem do rio Iapó em 1952. Apesar da habilidade e do conhecimento em laticínios, o primeiro cultivo foi outro. “Os campos aqui eram um campo natural, então a primeira cultura, mais indicada, era o arroz. Devagarzinho foram implantando alguma pastagem, como era também na Holanda”, diz.
“O pessoal teve que entender o que se podia plantar aqui. Tinha plantas e ervas daninhas aqui que os animais não conheciam, e quando eles comiam eles morriam”.
Segundo os dados divulgados pelo TOP 100 maiores produtores de leite em 2022, a Fazenda Fini subiu uma colocação e assumiu a 13ª posição, com uma produção comercializada em 2021 de 13.886.401 litros de leite. Conforme relatórios, 16 animais dessa propriedade produziram mais de 100 mil litros de leite na vida produtiva.
No último controle, a vaca Fini Grayson Angie 9437 produziu 73,3kg/leite com 3,35% de gordura e 3,21% de proteína (dados oficiais do SCL Oficial/APCBRH). Na Conformação, em 2013, 23 vacas foram classificadas como Muito Boa (MB), no primeiro parto, e 9 como Excelente (EX).
Depoimento do Hans Jan Groenwold, referência na pecuária leiteira mundial Embora a pecuária de leite seja o carro-chefe com os mais de 60 anos de melhoramento genético no gado holandês, a agricultura não fica atrás. “Hoje nós estamos entrando em mais de 900 animais em lactação.
Nós estamos quase com 40 mil litros de leite ao dia. Nós estamos também fazendo a parte da agricultura, e a soja ajudou muito a alavancar o produtor da região”.
As vacas são mantidas em sistema de confinamento free-stall, sendo ordenhadas aproximadamente 900 vacas por dia, todas da Raça Holandesa, com média de produção de 40 kg/vaca/dia e média de lactações de 12.051 Kg/vaca/305dias.
Sucessão familiar é a chave Sempre atento aos processos inovadores dentro e fora do país, Hans também tem se preparado gradualmente para a sucessão. Ele conta com dois filhos e um genro que trabalham na propriedade.
“Um dos meus filhos é mais da parte pecuária, gosta bastante da criação, de cuidar dos animais e exposições também. O genro cuida mais da parte da da agrícola, na parte da lavoura, e gosta da parte de alimentação dos animais também.
O outro filho faz de tudo um pouco”, diz. Suplementação de matrizes nas secas garante melhor desempenho Frigoríficos de férias deixam arroba “instável”;
O que esperar? Fazenda atinge mais de 500.000 bovinos confinados, vídeo Conheça o Embaixador da Festa do Peão de Barretos Produtores destroem colheitas e vendem gado “A tecnologia evoluiu muito.
É muito importante a pessoa ser determinada. Ela tem que saber o que fazer, mas também tem que ir atrás de tecnologia que existe”.
“A PRIMEIRA COISA É QUE A GENTE TEM QUE GOSTAR DO QUE A GENTE FAZ. EU PODIA TER MAIS 70 ANOS AINDA, PRA FAZER O QUE A GENTE GOSTA. É UM SINAL DE VONTADE DE FAZER AS COISAS ACONTECER”.
Os números que orgulham
•Nome: Hans Jan Groenwold
•Idade: 70 anos
•Cidade e estado: Castro, Paraná
•Com o que trabalha no agro? Pecuária de leite e grãos
•Produtividade: cerca de 40 mil litros de leite por dia
Organização da Agroleite
O Agroleite é realizado em Castro, no Paraná, município reconhecido como Capital Nacional do Leite. A entrada é franca.
Fonte: Castrolanda
agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural