A TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que busca trazer inovação para o campo –, deve lançar este ano quatro novas variedades de soja no Paraguai, país onde está desde 2013, por por meio de um contrato de cooperação com a Latin America Agrisciences (ALAG). De acordo com Luiz Gustavo Kalinowski, consultor de licenciamento de cultivares da empresa, a TMG 2757 IPRO, variedade com tecnologia Intacta que confere resistência a lagartos e glifosato, será disponibilizada ao mercado ainda este ano, e a TMG 1160 RR, material exclusivo para o país , resistente ao glifosato. Até 2024, estão previstas ou lançadas as cultivares com tecnologia Intacta, TMG 2461 IPRO e TMG 7362 IPRO, cultivar que também contém tecnologia Inox que confere tolerância à soja asiática.

Gustavo explica que essas quatro novas variedades fazem parte de um projeto que já dura mais de dez anos, no qual a TMG, por meio de parcerias com empresas locais de vários países, testa cultivares desenvolvidas no banco de germoplasma da empresa para atender às necessidades de produtores locais e expandir sua atualização para outros países com agricultura similar à brasileira. “Nosso objetivo é sempre ajudar ou produzir para que você alcance um alto nível de produção de sua lavanderia com rentabilidade e, como temos um programa de melhoramento bastante robusto no Brasil com variedades que apresentam resistência a diversas condições climáticas, pragas e chuvas, acreditamos que podemos arrecadar isso para outras partes do mundo”, diz.

Em tempo, a TMG pretende se reposicionar entre as quatro maiores empresas produtoras de soja do Paraguai. “No longo prazo, por meio da parceria com a ALAG, já comercializamos mais de 500 mil sacas de cultivares de soja com a marca TMG no país e queremos retomar as primeiras posições neste país”, afirma o especialista.

Patrocinadores
Uruguai, Colômbia e Bolívia

“Outro país em que estamos avançando é o Uruguai. Trabalhamos em conjunto com a Agronegocios del Plata (ADP) desde 2014 e temos a meta de entregar um portfólio competitivo em três a cinco anos”, afirma o consultor. Por meio de pesquisas e testes, uma empresa está promovendo uma variedade exclusiva para o país, a TMG 2260 IPRO, com tecnologia Intacta, resistente a lagartos e glifosato. A variedade deve estar à venda para os produtores até o final deste ano. “Após cerca de quatro anos de testículos, podemos, nesta safra 22/23, iniciar o processo de multiplicação da safra para comercializar aproximadamente quatro mil sacas ao produtor uruguaio”, afirma.

Na Colômbia, a TMG registrou cinco novas variedades de soja, sendo três convencionais e duas com resistência ao glifosato. No curto prazo, ainda de acordo com Gustavo, eles estarão prontos para comercialização. Já em boliviano apenas, a empresa atua desde 2013 com o envio de amostras para validação. “Por ser um mercado com grande potencial, mas com poucas restrições, dependemos da aprovação de novas plataformas de biotecnologia para expandir nossa atuação”, explica.



Fonte

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here