As cooperativas, por exemplo, têm trabalhado cada vez mais para alcançar uma renovação constante por meio de ações e iniciativas que buscam implantar uma cultura inovadora nas regiões em que estão inseridas. Segundo Shandrus Hohne de Carvalho, presidente da Holambra Cooperativa Agroindustrial, o foco está no produtor rural e no ato de atender todas as suas necessidades para que o negócio prospere com menor complexidade para a tomada de decisões. “Para que isso seja possível, precisamos apresentar soluções inovadoras para solucionar desafios reais e transformar novos conhecimentos em resultados. A capacidade de inovação das organizações é fator essencial para as estratégias de negócios e novos modelos de atuação”, afirma Carvalho.

Na quarta-feira, 17 de agosto, a Holambra Cooperativa Agroindustrial lançou seu primeiro hub de inovação para o agronegócio, o Telescópio Holambra – conceito inspirado no telescópio, criado pelo holandês Hans Lippershey em 1608 para observar objetos à distância. O evento de lançamento aconteceu no Gringo’s Hotel, em Paranapanema-SP, e contou com a presença de cooperados e importantes parceiros da Cooperativa.

O novo projeto foi inspirado na ideia de enxergar o que não se vê no cotidiano de um produtor rural ou que amplia a visão de problemas e necessidades existentes em todo o ecossistema da jornada do empresário do agronegócio. Para Luiz Morcelli, Gerente de Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, o objetivo da proposta é desenvolver soluções que resolvam a “dor” e diminuam os impactos negativos que podem ocorrer na dinâmica de uma fazenda em todos os seus aspectos. um local para o desenvolvimento e promoção de soluções inovadoras para o antes, durante e depois da porta de cooperados e clientes parceiros, considerando as características culturais e regionais de solo, clima, uso de tecnologia e gestão de negócios, sendo nossa Cooperativa a provedora de esses serviços com uma parceria estratégica com empresas que possuem as melhores soluções”, explica Morcelli.

Patrocinadores

“Queremos atender às necessidades de nossos associados, oferecendo uma experiência de sucesso. O Telescópio foi desenvolvido para aproximar ainda mais o produtor da transformação digital, permitindo que ele participe diretamente do desenvolvimento sustentável – ambiental e empresarial. Nossa ideia é agregar valor aos novos modelos que temos hoje e expor todo o potencial que temos na área de Inovação”, afirma Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil tem mais de 12.600 startups ativas. Desse total, segundo a pesquisa Radar Agtech Brasil 2020/2021, pelo menos 1.574 são agtechs, sendo 48% localizadas no estado de São Paulo.

A conexão do hub com o mundo exterior será feita por meio da interação com outros hubs, agroaceleradoras, incubadoras/academia, parceiros, fornecedores e entidades. O polo funcionará como um grande observatório das realidades e iniciativas de inovação que estão ocorrendo no agronegócio, por meio da interação com esses ecossistemas e fatores citados, considerando como filtro e prioridade as necessidades emergentes do dia a dia da Cooperativa. Além disso, também é importante ressaltar a importância da sinergia deste projeto com as áreas de assistência técnica e CRM, por exemplo, na geração de inteligência de dados, possibilitando a criação de machine learning.

Inovação Aberta, acesso à estrutura física, compartilhamento de conhecimento e dinamização da criação de tecnologias são algumas das vantagens que o hub de inovação proporciona. O Telescópio Holambra terá a função de catalisar, estimular, provocar e materializar oportunidades de inovação, e acontecerá por meio de uma estrutura apoiada pela área de marketing e liderada por Luiz Morcelli, Gerente de Inovação da Holambra Cooperativa Agroindustrial, e uma equipe de execução. e comercialização, junto aos clientes produtores rurais, incluindo, principalmente, as equipes das startups.

Patrocinadores

Com o Telescope será possível conectar as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para a Holambra e seus integrantes. A empresa quer trazer vantagens competitivas para seus associados, produzir com menor custo e vender com mais eficiência, demonstrando e comprovando os resultados. A ideia é construir um dos principais polos de promoção da agricultura por meio da inovação, conexão e tecnologia. Um espaço para conectar ideias, soluções, cooperados e Cooperativa para transformar para melhor os negócios e a vida das pessoas.

Nova Área de Inovação

A nova área de Inovação, liderada por Luiz Morcelli, nasceu dentro da Holambra Marketing, hoje liderada por Michele Gonçalves, Head de Marketing da Holambra Cooperativa Agroindustrial.

Durante sua trajetória profissional, Morcelli foi Secretário de Inovação e Tecnologia de São Caetano do Sul e sócio do Centro de Consultoria e Inovação Ahoy! Berlim SP. Além disso, liderou o Movimento FoodTech – conectando-se com diversos atores da cadeia alimentar e do ecossistema para criar novas oportunidades de negócios para o futuro dos alimentos por meio da inovação e da tecnologia.



Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here