Ritmo da colheita da soja no Oeste do PR continua lento, aponta boletim do Deral

Ritmo da colheita da soja no Oeste do PR continua lento, aponta boletim do Deral

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

#sou agro | O ritmo da colheita da soja ainda é lento nas regiões Oeste e Sudoeste, pois os produtores estão aproveitando as brechas climáticas para realizar a colheita. À medida que a colheita avança, os rendimentos têm sido surpreendentes, superando as expectativas em muitos casos. A informação é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (14).

Para concluir a colheita do milho, os produtores aguardam uma melhora nas condições de umidade. A segunda safra está praticamente finalizada, com exceção de algumas áreas onde a colheita da soja ainda está em andamento antes do plantio de milho e feijão.

Provavelmente haverá culturas de milho plantadas fora do zoneamento. Em alguns municípios, houve aumento significativo da área plantada com feijão. De maneira geral, a segunda safra está se desenvolvendo bem nessa fase inicial, com os produtores manejando pragas, plantas daninhas e fertilizantes.

PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Confira o andamento da safra no Estado:

WhatsApp Image 2023 03 14 at 17.01.37
foto: geral

zona sul

Com a melhora parcial do clima, as atividades agrícolas ocorreram de forma mais satisfatória. A colheita do milho segue em andamento, caminhando para o fim, enquanto a colheita da soja deve se intensificar nos próximos dias. Apesar da alta umidade, alguns municípios registram produtividade recorde. O escoamento da produção tem gerado filas de caminhões em diversos postos de recebimento de grãos.

Os produtores de soja estão preocupados com a ferrugem, que é difícil de controlar devido às chuvas frequentes e à alta umidade do solo. Alguns produtores já estão na quinta aplicação de fungicidas, podendo haver queda na produtividade das áreas plantadas posteriormente, principalmente na soja segunda safra.

A colheita do feijão da primeira safra está sendo finalizada, com boas expectativas de produtividade. Ainda há áreas a serem plantadas com culturas de segunda safra – milho e feijão – e alguns municípios podem ter uma queda nas áreas destinadas a essas culturas. Nas áreas já semeadas, também estão sendo realizados controles de pragas e doenças. O plantio da batata, que exige maior preparo do solo, está praticamente parado devido à alta umidade do solo.

PortalSouAgro Banner Pirelli Desktop 1
PortalSouAgro Banner Pirelli Mobile 1

Outra atividade bastante representativa na região é a confecção da silagem de milho, que segue a todo vapor, sendo um dos principais componentes na alimentação do rebanho para produção de leite. Ressalta-se que a região é uma das maiores bacias leiteiras do Paraná.

Confira o boletim completo e análises para todas as regiões AQUI.

(Emanuely/Sou Agro)



Sou Agro