#souagro| Na regional da Emater de Bagé no Rio Grande do Sul, na ovinocultura, o período é marcado pelo grande número de animais em parição. Em São Gabriel, cerca de 50% dos partos previstos já foram registrados, atingindo também os rebanhos de corte. De acordo com o Boletim Conjuntural produzido e publicado pela Emater/RS-Ascar, as condições climáticas eram favoráveis ​​aos cordeiros recém-nascidos, principalmente nos dias mais quentes, mas a ocorrência de chuvas e ventos fortes causavam grande estresse térmico aos animais. .

Na região de Pelotas, com pouca oferta de forragem em campos nativos, alguns produtores utilizam pastagens cultivadas como forma de ajudar na manutenção dos animais mais fracos. No geral, as taxas de parto são consideradas boas até o momento. Nesse período, há um aumento da necessidade de cuidados com os animais, principalmente em relação à predação. Em algumas propriedades, cordeiros com idade entre 60 e 90 dias já são desmamados.

Na região de Porto Alegre, os rebanhos sentem a diminuição da oferta de forragem no campo, havendo, em alguns casos, necessidade de suplementação. As porcas continuam a parir, recebendo os devidos cuidados de saúde.

Patrocinadores

Na região de Santa Rosa, com a realização da maioria dos partos, os produtores intensificam seus cuidados com a ocorrência de doenças nos rebanhos. As condições climáticas mais secas favorecem o crescimento de cordeiros que nasceram precocemente e já iniciaram o pastejo, pois o campo nativo possui brotações e folhas de alta qualidade nutricional.

CULTURAS DE INVERNO

Trigo – A estimativa de cultivo de trigo no estado para a safra de 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. O plantio está quase completo. As culturas em geral apresentam bom desenvolvimento, avançando para a floração nas regiões de Frederico Westphalen e Santa Rosa.

Patrocinadores
1083 x 163 Portal Sou Agro Condicoes

Canola – Na região de Santa Rosa, os 24,5 mil hectares implantados representam um aumento de área em relação ao ano anterior. A expectativa atual de produtividade média é de 1.702 kg/ha, mas o período de chuvas excessivas e a ocorrência de geadas nos períodos reprodutivos das plantas infligiram redução no potencial. Com o plantio iniciado em maio, 36% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 42% em floração, 19% em enchimento de grãos e 4% em maturação de grãos. As melhores condições de luz durante a semana aceleraram a evolução da floração. A alta umidade nas semanas anteriores provocou a ocorrência de doenças foliares em algumas culturas, exigindo controle químico. A perspectiva de rentabilidade é boa com a manutenção dos preços elevados dos grãos, associada à perspectiva de um clima mais ameno ao final do ciclo da safra.

Cevada – A cultura da cevada encontra-se em desenvolvimento vegetativo no estado. Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, o predomínio de clima firme durante a semana, associado à boa incidência de radiação solar e boa umidade do solo, favorece o crescimento e desenvolvimento da cultura. A aparência geral das culturas é boa, assim como o estande das plantas. Os agricultores estão finalizando o controle de ervas daninhas pós-emergência e a adubação de cobertura com nitrogênio. No que diz respeito a doenças como a mancha foliar, estas estão sendo monitoradas, assim como o oídio, e o momento do controle está sendo avaliado. Em Erechim, o preço é 30% superior ao preço de mercado do trigo. A cultura mostra desenvolvimento normal. No de Frederico Westphalen, a semeadura está completa. O cenário de desenvolvimento é semelhante ao do trigo.

Grãos de aveia branca – Na região de Ijuí, a cultura apresenta bom desenvolvimento, com excelente aspecto fitossanitário, mas há relatos da presença de doenças foliares, principalmente ferrugem foliar e caulinar em lavouras com controle fitossanitário deficiente. Em geral, a aparência das culturas é considerada boa. Nos municípios mais ao norte, a safra está em estágio mais avançado, e algumas safras já foram colhidas na região do Celeiro, mas ainda não são muito expressivas. Nos municípios mais próximos de Ijuí e Alto Jacuí, as lavouras estão em estágio menos avançado devido à semeadura tardia. Em geral, é possível identificar na região que aproximadamente metade das lavouras está na fase vegetativa (alongamento do caule e borracha) e a outra metade está na fase reprodutiva.

Patrocinadores

GADO DE LEITE

A melhoria das condições climáticas resultou no aumento da produtividade de leite, principalmente devido à maior participação de pastagens cultivadas de alta qualidade na dieta das porcas.

As condições ambientais proporcionaram bem-estar aos animais em termos de temperaturas. Com a ocorrência de chuvas no final da semana, houve aumento da umidade, com formação de lama em alguns locais de acesso aos animais, gerando preocupação pelo maior risco de ocorrência de mastite e contaminação do leite no a hora da ordenha.

Patrocinadores

Os preços do leite ao consumidor continuam subindo, situação que gera insatisfação devido à defasagem do preço cobrado pela indústria aos produtores.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Emater/RS)

(Foto: Emater/RS)



Source link

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here