Qual foi o crescimento da movimentacao nos portos do Parana

Qual foi o crescimento da movimentação nos portos do Paraná em 2023, considerando a quantidade de 42 milhões de toneladas?

Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
“Se você está interessado em acompanhar as últimas novidades do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão, você veio ao lugar certo! Neste artigo, abordaremos os destaques da movimentação nos portos paranaenses em 2023, bem como as perspectivas para o setor. Continue lendo para ficar por dentro de tudo!

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**Movimentação nos portos paranaenses em 2023**

Apesar das dificuldades impostas pelas chuvas, a eficiência da estrutura portuária do Paraná compensou os obstáculos e resultou em um aumento na movimentação de cargas. No período analisado, foram embarcadas e desembarcadas 42.103.413 toneladas, um aumento significativo em relação a 2022, quando foram movimentadas 39.856.514 toneladas.

**Destaques da movimentação**

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Entre os destaques da movimentação nos portos paranaenses em 2023, destacam-se a soja e o açúcar granel no sentido exportador. A soja teve um aumento de 25%, passando de 8.152.332 toneladas para 10.172.737 toneladas. Já o açúcar granel apresentou um crescimento de 26%, passando de 2.279.870 toneladas para 2.864.221 toneladas. Nos dois sentidos, os granéis líquidos tiveram um aumento de 14%, passando de 5.485.827 toneladas para 6.279.678 toneladas.

**Crescimento no mês de agosto**

No mês de agosto, o crescimento foi ainda maior, com um aumento de 14% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado. Os destaques no sentido exportador foram a soja, com um aumento de 99%, e a carga geral, que apresentou um crescimento de 833%.

**Demanda aquecida e produtividade**

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A demanda aquecida no primeiro semestre se manteve no segundo semestre, impulsionando os números positivos. De acordo com o diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a produtividade também foi um fator determinante para os resultados alcançados. Apesar das chuvas intensas, houve uma produtividade positiva no Corredor Leste, com 2,3 milhões de toneladas movimentadas entre soja, farelo e milho.

**Perspectivas para o futuro**

Com base no ritmo de produção observado até o momento, a expectativa é de um crescimento entre 5% e 6% em relação ao ano passado. Estima-se que até o final de 2023 sejam movimentadas entre 61 e 62 milhões de toneladas nos portos paranaenses.

**Conclusão**

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O setor portuário paranaense apresentou resultados sólidos em 2023, mesmo diante dos desafios impostos pelas chuvas. Com aumento na movimentação de cargas e perspectivas de crescimento para o futuro, é evidente o papel fundamental que o agronegócio desempenha na economia do estado.

Agora, veja abaixo cinco perguntas frequentes sobre a movimentação nos portos paranaenses:

1. Qual foi o aumento na movimentação nos portos paranaenses em 2023?
R: A movimentação aumentou de 39.856.514 toneladas para 42.103.413 toneladas.

2. Quais foram os principais destaques no sentido exportador?
R: Os destaques foram a soja e o açúcar granel, com aumentos de 25% e 26%, respectivamente.

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3. Qual foi o crescimento registrado no mês de agosto?
R: Houve um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.

4. Qual a perspectiva de crescimento para o final de 2023?
R: Estima-se um crescimento entre 5% e 6%, com uma movimentação de 61 a 62 milhões de toneladas.

5. Quais os fatores que contribuíram para os resultados positivos?
R: A demanda aquecida, a produtividade e o aumento da infraestrutura marítima foram fatores determinantes.

Esperamos que este artigo tenha fornecido uma visão abrangente sobre a movimentação nos portos paranaenses em 2023. Fique atento às próximas notícias do setor e continue acompanhando o desenvolvimento do agronegócio brasileiro!”

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Texto adaptado para fins de demonstração.

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Apesar de mais quatro dias de chuva, que dificultaram o embarque e desembarque de alguns tipos de carga, a maior eficiência da estrutura paranaense acabou compensando esse percalço e fez com que o embarque e desembarque chegasse a 42.103.413 toneladas – em 2022 foram 39.856.514 toneladas em o mesmo período.

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Destaques – Entre os destaques dessa faixa, no sentido exportador, estão a soja, com aumento de 25% (de 8.152.332 toneladas para 10.172.737 toneladas), e o açúcar granel, com crescimento de 26% (de 2.279.870 toneladas para 2.864,221 toneladas). . Nos dois sentidos, o destaque ficou com os granéis líquidos, com aumento de 14% (de 5.485.827 toneladas para 6.279.678 toneladas).

Aumento maior – Especificamente no mês de agosto, o aumento foi ainda maior, 14%, diferença entre as 6.042.717 toneladas de 2023 e as 5.279.757 toneladas do mesmo mês de 2022. Os destaques no sentido exportador foram a soja (de 852.768 toneladas para 1.694, 016 toneladas, aumento de 99%) e carga geral (de 20.332 toneladas para 189.687 toneladas, aumento de 833%).

Demanda aquecida – Segundo o diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, a forte demanda no primeiro semestre também continua no segundo semestre. “Começamos o primeiro semestre com uma demanda muito intensa, sabíamos que iríamos produzir muito bem e agora também registramos números bastante favoráveis”, analisa.

Produtividade – “No mês de agosto, apesar do alto volume de chuvas, tivemos uma produtividade muito positiva no Corredor Leste e atingimos 2,3 milhões de toneladas movimentadas entre soja, farelo e milho. podemos deixar de lado o segmento de fertilizantes, que teve recuperação em relação a agosto do ano passado”, completa.

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Mais chuva – Segundo dados da Diretoria, houve quase 6% (quase quatro dias) a mais de chuva em relação ao mesmo período do ano passado, mas isso acabou sendo compensado por ganhos de produtividade. “Tivemos um aumento do nosso calado operacional, um aumento da nossa infraestrutura marítima que possibilitou carregar mais com redução de tempos improdutivos nas manobras dos navios, giros e hoje temos dois Corredores de Exportação muito eficientes, Leste e Oeste”, ele destaques.

Movimento – Contribuíram também para os números positivos de 2023 o crescimento na movimentação de farelo de soja (de 3.987,45 toneladas para 4.332.671 toneladas, aumento de 9%) e milho (de 2.666,30 toneladas para 2.901.514 toneladas, crescimento também de 9%). “Temos um porto polivalente e atendemos todos os segmentos com qualidade e eficiência”, afirma Gabriel.

Tendência – E a tendência é que esses números se reflitam no final de 2023. “Acompanhando o ritmo que estamos produzindo até agora, a expectativa é de um crescimento entre 5% e 6% em relação ao ano passado. Esperamos movimentar entre 61 e 62 milhões de toneladas, analisando nosso ritmo e também a formação de navios até o final do ano”, finaliza o diretor. (Agência Estadual de Notícias)

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