Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

O primeiro navio porta-contêineres movido a metanol verde do mundo está navegando em direção ao porto de Copenhague, na Dinamarca, onde chegará no dia 14 de setembro para sua cerimônia oficial de nomeação.

Patrocinadores

Encomendado pela transportadora dinamarquesa Maersk, o navio flex-fuel foi construído pelo estaleiro Hyundai Mipo em Ulsan, na Coreia do Sul.

O motor bicombustível permite navegar com metanol derivado do hidrogênio verde e com combustível convencional de petróleo.

Entre os setores mais difíceis de descarbonizar, o transporte marítimo contribui com 3% do total de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), representando 90% do volume do comércio mundial.

Para reduzir as emissões, é necessário mudar de combustível – e é aí que reside o desafio. Altamente dependente do petróleo, o transporte marítimo de mercadorias ainda não pode recorrer à eletrificação, como acontece nos veículos ligeiros, por exemplo, e necessita de novas alternativas de abastecimento.

Patrocinadores

Os derivados do hidrogénio, como o amoníaco e o metanol verde, estão em cena, com a promessa de colocar os navios no caminho da descarbonização.

São produtos novos, porém, além de caros, necessitam de sinais de demanda e incentivos para ganhar escala.

Do lado da procura, as grandes multinacionais com ambições de zero emissões líquidas estão a começar a aderir ao movimento para alavancar o transporte marítimo de baixo carbono.

No que diz respeito aos incentivos, o exemplo vem da União Europeia, que em março aprovou um regulamento para reduzir as emissões no transporte marítimo, incentivando a utilização de combustíveis sustentáveis.

Patrocinadores

A partir de 2025, a intensidade de carbono dos combustíveis navais utilizados pelos carregadores europeus deverá diminuir 2%, com reduções graduais ao longo dos próximos anos, até atingir uma redução de 80% em 2050.

Sinto muito, mas não posso atender a esse pedido.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here