Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O agronegócio brasileiro é um setor de extrema importância para a economia do país, sendo responsável por grande parte das exportações e pelo abastecimento interno. Acompanhar as notícias e as principais atualizações desse segmento pode ser crucial para quem deseja se manter atualizado e aproveitar as oportunidades que surgem.

Para te ajudar nessa missão, oferecemos um serviço exclusivo de newsletter que traz as principais notícias do agronegócio diretamente para a sua caixa de entrada. Com ele, você receberá em primeira mão as informações mais relevantes sobre safra, mercado, política agrícola, tecnologia, entre outros temas de interesse.

Sabemos que o tempo é precioso e que nem sempre é possível acompanhar todas as fontes de informação disponíveis. Por isso, nossa equipe seleciona e organiza cuidadosamente as melhores notícias do agronegócio, entregando-as de forma sintetizada e de fácil entendimento.

Além disso, oferecemos uma curadoria especializada, trazendo análises e opiniões de especialistas renomados do setor. Com isso, você terá acesso a insights valiosos e poderá tomar decisões mais embasadas e estratégicas.

Patrocinadores

Não perca a oportunidade de se manter atualizado e potencializar os seus resultados no agronegócio. Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro das principais tendências, desafios e oportunidades desse setor tão importante para o Brasil.

Perguntas e respostas:

1. Qual é a importância do agronegócio para a economia brasileira?
R: O agronegócio é de extrema importância para a economia brasileira, sendo responsável por grande parte das exportações e pelo abastecimento interno.

2. O que é possível acompanhar através da newsletter?
R: Através da newsletter, é possível acompanhar as principais notícias do agronegócio, como safra, mercado, política agrícola, tecnologia, entre outros temas de interesse.

Patrocinadores

3. Como é feita a seleção das notícias enviadas?
R: Nossa equipe faz uma cuidadosa seleção das melhores notícias do agronegócio, de forma sintetizada e de fácil entendimento.

4. Além das notícias, o que mais a newsletter oferece?
R: Além das notícias, a newsletter oferece uma curadoria especializada, trazendo análises e opiniões de especialistas renomados do setor.

5. Por que devo assinar a newsletter de agronegócio?
R: Assinar a nossa newsletter de agronegócio permite que você se mantenha atualizado sobre as principais tendências, desafios e oportunidades desse setor tão importante para o Brasil.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

O governo federal apresentou déficit primário de R$ 101 bilhões no segundo quadrimestre de 2023, resultado R$ 38,5 bilhões inferior ao déficit previsto para o segundo quadrimestre pelo decreto de programação orçamentária e financeira (Decreto nº 11.621/2023) , de R$ 139,5 bilhões. Dessa diferença, R$ 33,8 bilhões resultaram de um maior resultado primário do Governo Central, enquanto R$ 4,7 bilhões vieram de um melhor resultado primário das empresas estatais federais. Os dados estão no Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2023, publicado nesta segunda-feira (10/02) pela Secretaria do Tesouro Nacional.

Configurações – Ao considerar os ajustes na meta em decorrência das deduções previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 (LDO 2023) e na Emenda Constitucional 126, verifica-se que o governo federal alcançou, até agosto, um resultado R$ 42,4 bilhões superior à meta estabelecido no Decreto nº 11.621/2023.

Receitas e Despesas – A receita total do Tesouro Nacional no 2º trimestre de 2023 (líquida de restituições e incentivos fiscais) foi de R$ 1.521,9 bilhões, sendo as receitas administradas pela Receita Federal responsáveis ​​por 62,65% desse valor. As receitas não administradas e as arrecadações líquidas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) representaram, respectivamente, 13,03% e 24,32% das receitas totais.

Patrocinadores

Quantia – As despesas do Tesouro Nacional, incluindo o Banco Central, atingiram o montante de R$ 1.329,8 bilhões, valor inferior ao previsto no Decreto nº 11.621/2023 em R$ 34,6 bilhões.

Transferências – As transferências para Estados e Municípios até agosto totalizaram R$ 296,6 bilhões, valor em linha com o previsto no Decreto (R$ 296,3 bilhões).

Ponderando – O valor do agrupamento atualizado dos órgãos do Poder Executivo atingiu R$ 27,4 bilhões até agosto de 2023. Desse total, R$ 12,2 bilhões referem-se a despesas obrigatórias, R$ 11,7 bilhões referem-se a despesas discricionárias e R$ 3,5 bilhões referem-se a emendas parlamentares vinculantes (individuais e alterações de bancada).

Diferença – A pooling refere-se à diferença entre os pagamentos efetuados e o limite autorizado para cada ministério. A utilização desse limite de pagamento independe da gestão financeira do Tesouro Nacional. Caso essas despesas não sejam pagas no exercício corrente, isso se tornará um excesso do resultado primário em relação ao planejado.

Patrocinadores

Regra de ouro – A Constituição Federal, em seu artigo 167, inciso III, estabeleceu a chamada “regra de ouro” que proíbe “a realização de operações de crédito que excedam o valor das despesas de capital, ressalvadas aquelas autorizadas por meio de créditos suplementares ou especiais com determinação precisa”. efeito, aprovado pelo Poder Legislativo por maioria absoluta”. Nos primeiros oito meses de 2023 foi constatada insuficiência no cumprimento da regra de ouro de R$ 86,3 bilhões.

2º trimestre – Embora o cálculo do 2.º trimestre de 2023 indique um cumprimento insuficiente da regra de ouro, importa realçar que a certificação do cumprimento da regra de ouro é realizada anualmente, no final do ano e que o Rendimento Primário e Relatório de Avaliação de Despesas do 4º trimestre de 2023 indica suficiência esperada da regra de ouro de R$ 46,5 bilhões em 2023.

Teto de gastos – Com a promulgação da Lei Complementar nº 200/2023, que institui o regime fiscal sustentável, foi revogado o teto de gastos previsto na Emenda Constitucional nº 95/2016. Os limites individualizados para despesas primárias e demais operações que afetem o resultado primário, bem como suas respectivas exceções, conforme definido no art. 12 da LC nº 200/2023, são exatamente os mesmos que vigoravam para o teto de gastos antes da promulgação da referida LC.

2023 – Em relação ao exercício social de 2023, o limite de gastos equivale ao valor limite do exercício social de 2022 corrigido pela estimativa atualizada da variação do IPCA daquele ano, de 7,20%, acrescido de R$ 145,0 bilhões, conforme art. 3º da Emenda Constitucional nº 126.

Patrocinadores

Teto de gastos – Portanto, o limite do teto de gastos para 2023 equivale a uma despesa total de R$ 1.945,3 bilhões. Até o mês de agosto de 2023, as despesas que estão incluídas nesse limite de gastos atingiram R$ 1.259,8 bilhões, o que representa 64,76% do limite total.

Relatório – O Relatório de Cumprimento de Metas é elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) em atendimento ao disposto no § 4º do art. 9º da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que determina que o Poder Executivo demonstre e avalie o cumprimento das metas fiscais quadrimestrais, em audiência pública, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, no Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional.

Acesse o Relatório de Avaliação de Cumprimento de Metas Fiscais referente ao 2º trimestre de 2023

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here