Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Qual é o alerta sanitário emitido pelo Rio Grande do Sul?

morcego vampiro

Noticias do Jornal do campo

Boa leitura!

Foto de : Seapdr

A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul emitiu, nesta quarta-feira (30), um alerta sanitário para o noroeste do estado após registrar casos de raiva herbívora na região.

Patrocinadores

O alerta vale especialmente para os municípios de Campo Novo, Redentora e Dois Irmãos das Missões. Também é válido para os municípios vizinhos: Coronel Bicaco, São Martinho, Sede Nova, Humaitá, Bom Progresso, Braga, Santo Augusto, Alegria, Boa Vista do Buricá, Miraguaí, Nova Candelária, Crissiumal, Três Passos e Tenente Portela.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Raiva Herbívora da Secretaria, Wilson Hoffmeister, foram registrados quatro surtos de raiva herbívora na região.

“Há um grande número de ataques a animais em localidades desses municípios sem o conhecimento e identificação dos refúgios”, afirma.

Diretrizes para produtores

A orientação aos produtores rurais é que, ao localizarem novos refúgios para morcegos hematófagos, não tentem capturá-los por conta própria.

Patrocinadores

“O produtor deve comunicar imediatamente a localização desses refúgios à Inspetoria ou à Defesa Agropecuária do seu município”, alerta Hoffmeister.

Alguns esconderijos habituais de morcegos transmissores da raiva, da espécie Rodada de Desmodussão troncos ocos de árvores, cavernas, fendas em rochas, cavernas, túneis, casas abandonadas, entre outros.

A Secretaria de Agricultura recomenda que a captura seja realizada apenas pelos centros de controle da raiva do estado, que contam com equipes treinadas e vacinadas contra a doença. Os profissionais são contatados pelas regionais do órgão sempre que há laudo positivo para raiva em herbívoros ou se são encontrados altos índices de picadas em animais de produção – como bovinos, equinos, ovinos e suínos – em determinada região.

Além da localização de refúgios, outra ação estratégica para o controle da raiva é a vacinação e revacinação de animais suscetíveis.

Patrocinadores

______________

Aprenda informações em primeira mão sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Acompanhe o Canal Rural no Google Notícias.

“Siga-nos nas redes sociais para receber mais conteúdos sobre agricultura e pecuária e não perca nenhuma novidade do setor. Compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude a disseminar a informação sobre a raiva herbívora. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos prazer em responder. Aproveite também para se inscrever em nossa newsletter e receber atualizações diretamente em seu e-mail. Agradecemos pela leitura e pela preocupação em combater essa doença que afeta nossos animais. Juntos, podemos superar esse desafio e garantir a segurança e saúde de nossos rebanhos.”
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Patrocinadores

Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores