Noticias do Jornal do campo
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Boa leitura!
O Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul chega à sua 5ª edição trazendo para o centro do debate as principais inovações e tecnologias voltadas para o setor de pós-colheita. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Salão Paroquial II, em Maracaju (MS) e as inscrições estão abertas em https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/
Com o tema “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos”, a programação do evento está pautada nos principais desafios relacionados ao setor de pós-colheita, como logística de transporte de grãos, armazenamento, secagem, beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos. grãos.
A iniciativa e promoção do Simpósio é da Associação Brasileira de Pós-colheita (Abrapos) e é organizada pela Coamo Agroindustrial Cooperativa. A programação inclui 15 palestras e quatro painéis, que abordarão temas relevantes para a qualidade, segurança e sustentabilidade da pós-colheita no país. Entre os palestrantes e painelistas estarão especialistas, pesquisadores, produtores e representantes de entidades do setor.
Entre os temas abordados estarão biomassa na secagem de grãos, automação e secagem de grãos, custo energético da lenha, cavacos e biomassa para uso na secagem de grãos, gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, classificação de grãos (legislação normativa e prática), segurança na trabalho e operação, contaminantes no armazenamento como micotoxinas, pragas e fungos, entre outros assuntos.
O coordenador do V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do MS, José Carlos Andrade, da Coamo Agroindustrial Cooperativa, destaca que o evento é uma oportunidade para produtores e armazenistas de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor de pós-colheita de grãos, conhecer novas soluções tecnológicas para reduzir os índices de perda de grãos durante e após a colheita.
“Além de uma programação diversificada com palestras técnicas e painéis, teremos as novidades tecnológicas apresentadas pelos expositores. Hoje, sabemos que a tecnologia auxilia na gestão do processo e os resultados positivos vão desde a melhor conservação da qualidade do grão até sua permanência nos silos por mais tempo”, enfatiza José Carlos Andrade.
Ele observa que a pós-colheita ainda começa a ser pensada no campo, pois dependendo das condições climáticas, o grão pode apresentar umidade, fermentação, problemas de coloração, entre outros. “É preciso ter cuidado em todas as etapas da colheita, incluindo transporte e armazenamento, para evitar perdas e danos”, explica.
O ano passado e este ano foram marcados por muitos desafios para o setor de armazenagem de grãos no Brasil. O país teve que lidar com uma superprodução de soja e milho, que ultrapassou sua capacidade de armazenamento e escoamento. Nesse contexto, grande parte da safra brasileira foi vendida rapidamente para garantir a qualidade e segurança dos grãos.
“Nesse evento, vamos discutir alguns dos temas mais relevantes para o segmento, como a segurança dos silos e a importância do transporte pós-colheita e logística de armazenamento, um dos fatores que mais influenciam na qualidade do grão, além de apresentar boas práticas que podem contribuir para aumentar a eficiência e a competitividade do setor”, afirmou.
Para o presidente da Abrapos, José Ronaldo Quirino, o evento vem se consolidando a cada ano e trazendo para o debate vários temas importantes para o setor de pós-colheita, principalmente em questões relacionadas a novas tecnologias e ações operacionais, entre elas, segurança em grãos armazenar.
“Em todo o caso, procuramos trazer informação atualizada às unidades armazenadoras, tanto ao nível do produtor, como ao nível das cooperativas e empresas privadas. Queremos levar essas novas tecnologias e experiências que estão funcionando em termos de segurança”, diz José Ronaldo.
O V Simpósio Pós-Colheita de Grãos MS é copromovido pelas instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD, Conab e Embrapa.
Sobre a Abrapos – Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma entidade sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A associação tem sede em Londrina, no Paraná, e tem como objetivo contribuir para a redução das perdas de grãos que ocorrem durante e após a colheita, beneficiando produtores, armazenistas e profissionais do setor.
SERVIÇO
: “Espero que esse artigo tenha sido útil para você. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário abaixo. Também gostaríamos de ouvir sugestões de outros temas que você gostaria de ver abordados aqui no blog. Agradecemos por nos acompanhar e até a próxima!
Perguntas com alta demanda de visualizações:
1. Quais são as principais inovações tecnológicas na armazenagem de grãos?
2. Como a automação pode contribuir para a secagem de grãos?
3. Quais são os desafios enfrentados no transporte e armazenamento de grãos?
4. Quais são os principais contaminantes no armazenamento de grãos e como evitá-los?
5. O que é pós-colheita e por que é importante cuidar dessa etapa do processo?
Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor e informativo. Se tiver alguma outra dúvida, não hesite em entrar em contato. Agradecemos por escolher nosso site como referência e estamos sempre em busca de oferecer o melhor conteúdo para nossos leitores. Não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e colegas que também possam estar interessados no tema. Até a próxima!
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão?
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!