Noticias do Jornal do campo Soberano
Boa leitura!
O produtor que participa do Cascavel Agro Office encontra o caminho certo para o sucesso. A iniciativa é inédita no Brasil e depois de apenas alguns meses de funcionamento já surgem depoimentos de que o serviço faz a diferença. É o caso de Daniela Cirico, produtora de morango, no bairro Alto Bom Retiro. “No ano passado, meu marido e eu decidimos cultivar morangos. Na época pesquisamos como iniciar o processo. Achávamos que seria algo muito complicado, mas ficamos surpresos. Com a ajuda tudo ficou simples. Criamos o Pronaf para pagamento em dez anos e um ano de carência. Se não fosse esse apoio financeiro não teríamos conseguido. Agora temos três estufas e já estamos colhendo frutos, e a primeira parcela ainda nem venceu.”
Para facilitar o acesso e também divulgar o Agro Office como uma importante ferramenta, o Sindicato Rural e outros parceiros realizaram um seminário, que aconteceu hoje em Cascavel. Com uma extensa programação, os produtores conseguiram entender a finalidade e a forma de acesso aos mais variados serviços. A Secretaria do Agro é composta pela Prefeitura, IDR, Sindicato Rural, Comitê Gestor, Sebrae, Senar, entre outros órgãos. Cada um trabalha em um braço só, garantindo suporte completo para todas as necessidades do setor. “O foco maior é a agricultura familiar e nem todos têm conhecimento de que podem ter acesso a financiamento e investimento de forma especial através do escritório. Dentro desta estrutura contamos com parceiros que atuam na assistência técnica, design e planejamento e até desenvolvimento de marca. Queremos que os produtores tenham consciência de que este apoio existe e que fornece instruções passo a passo sobre como procurar, como candidatar-se, quais as garantias e responsabilidades e, em caso de sinistro, saber como ser indemnizado”, explica o presidente do Sindicato Patrono Rural de Cascavel, Paulo Orso.
Durante a programação, o Sebraetec foi um dos destaques. Trata-se de um programa em que pequenos produtores podem ter acesso a serviços tecnológicos com subsídio de 70%. “Neste caso estamos falando, por exemplo, de análises laboratoriais. Quem tem agronegócio sabe que a Vigilância Sanitária cobra, seja pela análise da água ou pela gestão da qualidade do leite. O Sebraetec oferece o caminho. O programa também propõe serviços como criação de logotipo e até embalagem, que muitas vezes exige layout com especificações técnicas atendendo às regras de rotulagem nutricional. Tudo isso você encontra dentro do programa”, afirma Emerson Durso, gerente de projetos Agro do Sebrae.
A Secretaria de Agricultura de Cascavel é um dos agentes do comitê e trabalha para a funcionalidade do Escritório Agro. Estão sendo desenvolvidos softwares para que a estrutura, por meio da tecnologia, tenha o cadastro dos produtores, o banco de dados de tudo o que produzem, os mercados consumidores, as oportunidades de negócios e as compras públicas e privadas. “Como este é o primeiro Escritório de Compras Agro do Brasil, não havia sistema para gerenciá-lo. Estamos construindo tudo de acordo com o perfil das nossas necessidades”, observa o secretário de Agricultura, Renato Segalla. O desafio centra-se em automatizar e trazer cada vez mais produtores para a estrutura.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Acompanhe o Cascavel Agro Office e esteja atualizado sobre as oportunidades e iniciativas do setor. Não perca tempo e aproveite todas as vantagens que esse programa inovador oferece para impulsionar o seu negócio.
No final do artigo, apresentamos algumas perguntas frequentes sobre o Cascavel Agro Office:
1. Quais são os benefícios de participar do Cascavel Agro Office?
O Cascavel Agro Office oferece diversos benefícios para os produtores, como acesso a financiamentos especiais, assistência técnica, planejamento e desenvolvimento de marca. Também há serviços tecnológicos subsidiados disponíveis, como análises laboratoriais e criação de logotipos e embalagens.
2. O programa é exclusivo para produtores rurais?
O programa é voltado principalmente para a agricultura familiar, mas está aberto a todos os produtores rurais interessados em obter suporte e acesso a serviços especiais.
3. Como posso me inscrever no Cascavel Agro Office?
Para se inscrever no Cascavel Agro Office, é necessário entrar em contato com a Secretaria de Agricultura de Cascavel ou com um dos parceiros do programa, como o Sindicato Rural ou o Sebrae. Eles fornecerão todas as informações necessárias e orientações sobre o processo de inscrição.
4. Quais são os requisitos para participar do programa?
Os requisitos para participar do Cascavel Agro Office podem variar dependendo dos serviços específicos que o produtor deseja utilizar. Alguns dos requisitos comuns incluem estar cadastrado como produtor rural e cumprir os critérios estabelecidos para cada tipo de financiamento ou assistência técnica.
5. O Cascavel Agro Office está disponível em outras regiões do Brasil?
No momento, o Cascavel Agro Office é uma iniciativa pioneira e está disponível apenas em Cascavel, no Paraná. No entanto, iniciativas semelhantes podem ser desenvolvidas em outras regiões do Brasil no futuro.
Não deixe de aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Cascavel Agro Office. Acesse o site, informe-se e faça parte desse programa que está transformando o agronegócio brasileiro.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo
Gostou das nossas dicas? Possui alguma outra que gostaria de compartilhar com a gente?
Escreva para nós nos comentários!
Verifique a Fonte Aqui
você não pode errar. O produtor que participa do Cascavel Agro Office encontra o caminho certo para o sucesso. A iniciativa é inédita no Brasil e depois de apenas alguns meses de funcionamento já surgem depoimentos de que o serviço faz a diferença. É o caso de Daniela Cirico, produtora de morango, no bairro Alto Bom Retiro. “No ano passado, meu marido e eu decidimos cultivar morangos. Na época pesquisamos como iniciar o processo. Achávamos que seria algo muito complicado, mas ficamos surpresos. Com a ajuda tudo ficou simples. Criamos o Pronaf para pagamento em dez anos e um ano de carência. Se não fosse esse apoio financeiro não teríamos conseguido. Agora temos três estufas e já estamos colhendo frutos, e a primeira parcela ainda nem venceu.”
Para facilitar o acesso e também divulgar o Agro Office como uma importante ferramenta, o Sindicato Rural e outros parceiros realizaram um seminário, que aconteceu hoje em Cascavel. Com uma extensa programação, os produtores conseguiram entender a finalidade e a forma de acesso aos mais variados serviços. A Secretaria do Agro é composta pela Prefeitura, IDR, Sindicato Rural, Comitê Gestor, Sebrae, Senar, entre outros órgãos. Cada um trabalha em um braço só, garantindo suporte completo para todas as necessidades do setor. “O foco maior é a agricultura familiar e nem todos têm conhecimento de que podem ter acesso a financiamento e investimento de forma especial através do escritório. Dentro desta estrutura contamos com parceiros que atuam na assistência técnica, design e planejamento e até desenvolvimento de marca. Queremos que os produtores tenham consciência de que este apoio existe e que fornece instruções passo a passo sobre como procurar, como candidatar-se, quais as garantias e responsabilidades e, em caso de sinistro, saber como ser indemnizado” , explica o presidente do Sindicato Patrono Rural de Cascavel, Paulo Orso.
Durante a programação, o Sebraetec foi um dos destaques. Trata-se de um programa em que pequenos produtores podem ter acesso a serviços tecnológicos com subsídio de 70%. “Neste caso estamos falando, por exemplo, de análises laboratoriais. Quem tem agronegócio sabe que a Vigilância Sanitária cobra, seja pela análise da água ou pela gestão da qualidade do leite. Ó Sebraetec oferece o caminho. O programa também propõe serviços como criação de logotipo e até embalagem, que muitas vezes exige layout com especificações técnicas atendendo às regras de rotulagem nutricional. Tudo isso você encontra dentro do programa”, afirma Emerson Durso, gerente de projetos Agro do Sebrae.
A Secretaria de Agricultura de Cascavel é um dos agentes do comitê e trabalha para a funcionalidade do Escritório Agro. Estão sendo desenvolvidos softwares para que a estrutura, por meio da tecnologia, tenha o cadastro dos produtores, o banco de dados de tudo o que produzem, os mercados consumidores, as oportunidades de negócios e as compras públicas e privadas. “Como este é o primeiro Escritório de Compras Agro do Brasil, não havia sistema para gerenciá-lo. Estamos construindo tudo de acordo com o perfil das nossas necessidades”, observa o secretário de Agricultura, Renato Segalla. O desafio centra-se em automatizar e trazer cada vez mais produtores para a estrutura.
(Fernanda Toigo/Sou Agro)