aumente seu preço com cafés especiais

Preços em Alta: Cafés Especiais+ Preço

Introdução

O café é uma das commodities mais valiosas do mundo, e para os produtores, conhecer as estratégias para aumentar a qualidade do café e agregar valor à saca é essencial. Neste artigo, vamos explorar a produção de cafés especiais e como isso pode impulsionar os resultados financeiros dos produtores. Além disso, abordaremos a importância da pós-colheita na qualidade do café e apresentaremos um curso completo de gestão na produção de café arábica. Continue lendo para descobrir como otimizar a produção de café e alcançar melhores resultados.

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Sumário

1. Cafés especiais

1.1 O que são cafés especiais

1.2 Fatores considerados na classificação de cafés especiais

2. Estratégia de negócio do café especial

2.1 Crescimento do consumo de cafés de qualidade

3. Novas estratégias

3.1 Segmentação do mercado de cafés premium

4. Aumente a qualidade do café com uma boa pós-colheita

4.1 Importância da pós-colheita na qualidade do café

5. Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Para aumentar a qualidade do café e o produtor lucrar ainda mais, é preciso construir pontos estratégicos e assim conseguir maior valorização da saca. Devido ao expressivo aumento dos custos de produção, é ainda mais importante saber dessa gestão.

Uma das formas mais certeiras para conseguir agregar mais valor à saca de café, é a busca pela produção de cafés especiais.

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Sacas de café guardadas em galpão

Sacos de café em galpão

 

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Cafés especiais

Um café especial é definido de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association) como todo café que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação na metodologia, que vai até 100.

Essa escala leva em consideração mais de 10 fatores e a classificação é feita de modo sensorial e experimental. São eles: 

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  • Fragrância/Aroma;
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado);
  • Ausência de defeitos;
  • Doçura;
  • Sabor;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Finalização;
  • Harmonia;
  • Conceito final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador).

Várias amostras de café em uma bancada passando pela classificação sensorialVárias amostras de café em uma bancada passando pela classificação sensorial

Classificação sensorial. Fonte: Vinicius Moribe

Webinar Análises financeiras e econômicas na cafeiculturaWebinar Análises financeiras e econômicas na cafeicultura

Estratégia de negócio do café especial

O consumo de café tem crescido a cada dia, e somado a isso, a busca por cafés de qualidade também apresenta um aumento crescente.

De acordo com dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo brasileiro em 2020 foi de 21,2 milhões de sacas, seguindo um ritmo de crescimento de 1,34% em relação ao mesmo período de 2019. O consumo em habitante ano está em 4,81 kg de café torrado (ABIC).

Apesar do consumo de café tradicional ainda dominar os lares, o mercado brasileiro de cafés premium tem crescido de forma acelerada, inclusive na pandemia. 

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Xícara transparente com café em cima de uma mesaXícara transparente com café em cima de uma mesa

Mudança no hábito de consumo de cafés. Fonte: Larissa Cocato

Novas estratégias

Além da produção de cafés de qualidade, que hoje tem apresentado grande procura e agregado valor ao preço de venda no nosso produto, a segmentação também pode ser uma ótima estratégia.

É possível notar essa valorização, por exemplo, com: 

  • Cafés certificados; 
  • Cafés fermentados; 
  • Cafés produzidos por mulheres, etc.

Aumente a qualidade do café com uma boa pós-colheita

Portanto, buscar o aumento da qualidade do nosso café é uma ferramenta indispensável para quem busca aumentar o valor de venda da saca de café. 

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Isso é possível por meio de um manejo de pós-colheita adequado, envolvendo cuidados e higiene em todo processo, regulagens adequadas no processamento e boas condições de armazenamento.

Diante disso, a secagem do café, que é uma das etapas do manejo da pós-colheita, também apresenta grande influência na qualidade do café.

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Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

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Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

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Curso Gestão na Produção de Café ArábicaCurso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino CaféLarissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Aumentar a qualidade do café e garantir maiores lucros para o produtor é de extrema importância, especialmente diante do expressivo aumento dos custos de produção. Para atingir esse objetivo, é necessário construir pontos estratégicos que proporcionem uma maior valorização da saca de café e dominar as técnicas de gestão necessárias.

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Uma das formas mais eficazes de agregar valor à saca de café é investir na produção de cafés especiais. De acordo com a Specialty Coffee Association (SCA), um café especial é aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação. Essa escala leva em consideração mais de 10 fatores, incluindo fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final.

Investir na produção de cafés especiais requer atenção aos detalhes e cuidados especiais em todas as etapas do processo. Desde o plantio até a colheita, é preciso garantir o uso de técnicas adequadas que preservem a qualidade do café. A secagem do café, em particular, exerce uma influência significativa na qualidade final do produto e deve ser realizada de forma adequada.

Além disso, é importante destacar que o mercado brasileiro de cafés premium tem apresentado um crescimento acelerado, inclusive durante a pandemia. Os consumidores estão cada vez mais interessados em cafés de qualidade e estão dispostos a pagar mais por essa experiência.

Diante desse cenário, é fundamental estar atento às novas estratégias de segmentação do mercado. A certificação de cafés especiais, a produção de cafés fermentados e o destaque para cafés produzidos por mulheres são apenas algumas das possibilidades que podem agregar valor e diferenciar o produto no mercado.

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Para obter sucesso nesse ramo, é essencial buscar conhecimento e aprimoramento constantes. O Curso Gestão na Produção de Café Arábica é uma ótima opção para aqueles que desejam aumentar a produtividade, a lucratividade e a qualidade do café produzido. O curso aborda desde o preparo do solo até o pós-colheita, fornecendo ferramentas práticas e atualizadas para a gestão da fazenda.

As aulas são ministradas por consultores especializados e experientes, que compartilham conhecimentos aplicáveis à realidade do produtor. Se você está interessado em melhorar sua produção de café e conquistar resultados ainda melhores, clique no link abaixo e obtenha mais informações sobre o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Além disso, é possível baixar este artigo em PDF para ler posteriormente e garantir que todas as informações sejam assimiladas corretamente.

Não perca a oportunidade de se capacitar e se destacar no mercado de cafés especiais. Aproveite as vantagens oferecidas pelo curso e impulsione sua produção de café para um novo patamar de qualidade e rentabilidade. Invista em conhecimento e colha os frutos desse crescimento promissor.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Conclusão

Para aumentar a qualidade do café e o produtor lucrar ainda mais, é preciso construir pontos estratégicos e assim conseguir maior valorização da saca. Devido ao expressivo aumento dos custos de produção, é ainda mais importante saber dessa gestão. Uma das formas mais certeiras para conseguir agregar mais valor à saca de café, é a busca pela produção de cafés especiais.

Perguntas e Respostas

O que é um café especial?

Um café especial é definido de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association) como todo café que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação na metodologia, que vai até 100.

Quais são os fatores considerados na classificação de um café especial?

Os fatores considerados na classificação de um café especial são: fragrância/aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, harmonia e conceito final.

Qual é o consumo de café no Brasil?

De acordo com dados da ABIC, o consumo brasileiro em 2020 foi de 21,2 milhões de sacas, seguindo um ritmo de crescimento de 1,34% em relação ao mesmo período de 2019.

Quais são as estratégias para valorizar um café?

Algumas estratégias para valorizar um café são: produção de cafés certificados, cafés fermentados e cafés produzidos por mulheres, entre outros.

Como aumentar a qualidade do café?

É possível aumentar a qualidade do café por meio de um manejo de pós-colheita adequado, envolvendo cuidados e higiene em todo processo, regulagens adequadas no processamento e boas condições de armazenamento.

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