Como Preparar o Solo e Implantar a Lavoura na Cafeicultura
Condições ideais para o crescimento das plantas
Antes da implantação da lavoura, é crucial preparar o solo adequadamente. Isso garantirá uma maior absorção de água e nutrientes pelas raízes das plantas, resultando em um maior volume de solo explorado. Para alcançar essas condições, contamos com as operações de aragem, gradagem e subsolagem, que são essenciais para promover a aeração e infiltração do solo, bem como romper camadas compactadas.

Operações essenciais para preparo do solo
A operação de aração, realizada na profundidade de 20 cm, reverte as camadas do solo, promovendo a aeração, infiltração e armazenamento de água. Já a subsolagem é indicada para romper camadas compactadas abaixo de 20 cm. Na sequência, a gradagem destorra o solo e faz o nivelamento, evitando a compactação.

Recomendações e época de realização
A implantação da lavoura deve seguir uma sequência específica de operações. É importante realizar as práticas na época correta, para evitar erosões hídricas. Além disso, a abertura do sulco de plantio é a etapa final, e é fundamental planejar bem a orientação dos sulcos, para facilitar o manejo futuro da lavoura.

Cuidado e atenção com o solo
O solo bem preparado é crucial para o desenvolvimento radicular das plantas, e influencia diretamente na produtividade da lavoura. Após a implantação, é fundamental realizar uma amostragem do solo para a análise, garantindo a elaboração de estratégias de adubação racional.

Patrocinadores

Curso de Gestão na Produção de Café Arábica
Se você busca aumentar a produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido, o Curso Gestão na Produção de Café Arábica é a opção ideal. Oferecendo aulas práticas ministradas por consultores experientes e um conteúdo aplicável à sua realidade, o curso ensina a alcançar a excelência em todo o processo produtivo. Aproveite essa oportunidade e garanta o sucesso na sua produção de café.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Você decidiu que é hora de ganhar dinheiro na Cafeicultura, fez a escolha do cultivar a ser plantado, produziu mudas de qualidade e chegou o tão esperado momento – o preparo do solo e implantação da lavoura!

Nesse momento, é crucial realizar o processo adequadamente, para proporcionar boas condições para o crescimento das raízes das plantas, promovendo maior volume de solo explorado para absorção de água e nutrientes. 

Para isso, contamos com as operações de: 

Patrocinadores
  • Aragem;
  • Gradagem;
  • Subsolagem.

Conheça um pouco mais sobre elas!

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!

Aração

A principal função dos arados é propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração e armazenamento de água. A aração do solo faz a inversão de suas camadas, normalmente realizada na profundidade de 20 cm.

Em áreas que é necessário a correção do solo com calcário, é feito uma aração em área total entre as aplicações, utilizada para incorporação de corretivos ou material orgânico com o solo.

Patrocinadores

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Subsolagem

Quando se possui uma compactação em camadas abaixo de 20 cm, recomenda-se utilizar o subsolador, que rompe camadas compactadas presentes principalmente nas camadas inferiores. Trata-se de um implemento robusto que demanda grande força de tração. 

Maquinário subsoladorMaquinário subsolador

Subsolador (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Gradagem

Após a aração ou subsolagem, ocorre a formação de torrão no solo. Para o destorroamento e nivelamento, utiliza-se a gradagem, na qual o perfil de solo revolvido é superficial, cerca de 10 a 15 cm.

O cuidado a ser tomado nessa operação é de não entrar na área com solo úmido, para evitar o “pé de grade”, que é uma camada com 5 cm ou mais de espessura endurecida ou compactada com baixa capacidade de infiltração de água no solo, causando erosão laminar.

Patrocinadores

Máquina gradagem, utilizada no preparo do soloMáquina gradagem, utilizada no preparo do solo

Grade (Foto: Flávio Moraes).

Webinar Cultivares de caféWebinar Cultivares de café

Recomendação na implantação

Alguns técnicos optam pela sequência: subsolador, grade, niveladora e sulcador.

Utiliza-se o subsolador para descompactar as camadas inferiores.

Quando possível, sua realização em camadas mais profundas pode trazer grandes benefícios, uma vez que o sistema radicular do cafeeiro pode atingir grandes profundidades.

Patrocinadores

Época de realização

É importante destacar que deve-se ter o cuidado na época de realização dessas práticas, uma vez que, dependendo das condições de chuva, elas podem facilitar a ocorrência de erosões hídricas.

Sulco de plantio

Após a descompactação do solo e incorporação de corretivos e/ou material orgânico na área, é momento de realizar a abertura do sulco de plantio.

Essa operação é feita com o sulcador, e é nesse momento que podemos adicionar calcário complementar, material orgânico e fertilizantes que vão ficar próximos às raízes da lavoura.

A orientação dos sulcos, após a decisão de espaçamento entre linhas, deve ser bem planejada, de forma que futuramente no manejo da lavoura se tenha o menor número de manobras possíveis de maquinários, desde adubação, tratamentos fitossanitários até a colheita, e, de preferência, em nível para evitar com que ocorra carreamento do solo do colo da planta após o plantio.

Patrocinadores

Esta prática deve ser alinhada de maneira que as linhas fiquem paralelas com a mesma distância. Para isso ser feito, devemos utilizar ferramentas, como a barra na frente do trator (podendo ser feita com bambu), que demonstra a distância entre as linhas ou podem ser utilizadas ferramentas como o GPS.

Atenção! 

Use bem essa oportunidade de realizar o preparo adequado do solo antes do seu plantio. Ele é a base para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento radicular do cafeeiro, o que faz toda a diferença para a produtividade da lavoura!

E, depois da implantação, é importante ficar de olho na situação deste solo! Aprenda a fazer uma amostragem de solo adequada para a realização de sua análise. Os resultados permitirão a elaboração de estratégias de adubação racional.

Patrocinadores

Sucesso na produção!

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café ArábicaCurso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino CaféLarissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

FAQ sobre o preparo do solo na cafeicultura

1. Qual a importância do preparo do solo na cafeicultura?

O preparo do solo na cafeicultura é crucial para proporcionar boas condições para o crescimento das raízes das plantas, promovendo maior volume de solo explorado para absorção de água e nutrientes.

2. Quais são as principais operações de preparo do solo na cafeicultura?

As principais operações de preparo do solo na cafeicultura são aragem, gradagem e subsolagem.

3. O que é aração e qual sua função?

A aração é a operação que propicia ao solo melhores condições de aeração, infiltração e armazenamento de água. Sua função é inverter as camadas superficiais do solo.

4. Quando devo utilizar a subsolagem?

A subsolagem é recomendada quando há compactação em camadas abaixo de 20 cm no solo. Ela rompe camadas compactadas presentes principalmente nas camadas inferiores.

5. Qual a importância da gradagem no preparo do solo para a cafeicultura?

A gradagem é essencial para o destorroamento e nivelamento do solo, removendo torrões formados após a aração ou subsolagem.

Aprenda mais sobre a implantação da lavoura de café!

Você decidiu que é hora de ganhar dinheiro na Cafeicultura, fez a escolha do cultivar a ser plantado, produziu mudas de qualidade e chegou o tão esperado momento – o preparo do solo e implantação da lavoura!

Nesse momento, é crucial realizar o processo adequadamente, para proporcionar boas condições para o crescimento das raízes das plantas, promovendo maior volume de solo explorado para absorção de água e nutrientes.

Verifique a Fonte Aqui

Patrocinadores

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here