Pular para o conteúdo

“Perspectivas positivas para o mercado do boi gordo em 2024” • Portal DBO

Previsões para o Mercado do Boi Gordo em 2024

Fatores que Influenciarão o Mercado

Com a ofeta de fêmeas impactando o mercado do boi gordo, a expectativa é que em 2024 a situação seja menos tensa do que em 2023. A redução nos abates de vacas e novilhas levará a preços mais estáveis.

Impacto do El Niño e Perspectivas de Demanda

No primeiro trimestre de 2024, o El Niño poderá afetar a vitalidade das pastagens, o que pode antecipar o descarte de matrizes ou atrasar a oferta de boiadas gordas. Além disso, janeiro e fevereiro historicamente têm menor consumo de carne bovina, internamente e no mercado internacional.

Projeções para as Exportações e Oferta Interna

Para 2024, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos prevê um aumento nas exportações brasileiras de carne bovina. No entanto, previsões apontam para importações chinesas recuando 2,8% no próximo ano. Quanto à oferta interna, 2024 será um ano de transição, com a oferta de bezerros refletindo o primeiro ano de abates de fêmeas, o que pode estimular a retenção de matrizes.

Consequências do Descarte de Fêmeas em 2023

Apesar do descarte de fêmeas em 2023, espera-se que a retenção se intensifique apenas em 2025, resultado do forte descarte e da estação de monta pouco estimulada. A consultoria Agrifatto espera uma maior oferta de carne bovina e estima que 2024 seja um ano de valorização real minimizada do boi gordo.

Concluindo, embora haja previsão de uma alta recorde na produção de proteína bovina, as condições climáticas podem gerar uma recuperação mais expressiva no preço da arroba a partir do terceiro quadrimestre de 2024.
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornal Do Campo

Em 2024, a oferta de fêmeas ainda seguirá impactando o mercado do boi gordo, mas em menor ímpeto que o assistido em 2023, prevê o zootecnista Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria.

Na visão de Fabbri, tal conjuntura (menor intensidade nos abates de vacas/novilhas) colaborará para um quadro de preços da arroba menos tensionado como foi em 2023.

“Esperamos que, após dois anos de um mercado pressionado, em 2024 o pecuarista comece a respirar mais aliviado, para, a partir de 2025, termos a perspectiva de braçadas mais longas e melhores resultados”, acredita Fabbri, um dos analistas da Scot que acompanham diariamente o setor pecuário.

Segundo ele, ao longo de 2023, em função do ciclo pecuário de preços (fase de baixa) e da expectativa de aumento no descarte de fêmeas, já esperava-se um ano pressionado negativamente, em termos de preços.

Em novembro/23, o preço médio da arroba do boi gordo paulista recuou 17,9%, em relação ao valor médio de novembro de 2022.

“Em São Paulo, no ápice da ‘depressão’ de preços, a cotação da arroba chegou a R$ 200”, relembra o analista.

Mercado com HN Agro | Quatro pontos de análise para o mercado do boi gordo em 2024

Voltando ao esperado para 2024, no primeiro trimestre, o El Niño poderá afetar o vigor das pastagens, que poderá antecipar o descarte de matrizes ou atrasar a oferta de boiadas gordas, observa Fabbri.

“Hoje, o mercado sinaliza para uma diminuição de oferta e preços firmes até março/23”, antecipa.

Do lado da demanda, historicamente, janeiro e fevereiro são meses de consumo mais fraco, seja no mercado interno, ou envolvendo vendas de carne bovina brasileira ao exterior, acrescenta Fabbri.

Relatório do USDA – Por falar em mercado internacional, o relatório de outubro/23 (mais recente) do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) apontou algumas perspectivas positivas para o mercado brasileiro em 2024.

“Para 2024, a expectativa é de acréscimo para 2,85 milhões de toneladas equivalente carcaça (tec.) embarcadas, apenas 1,7% abaixo do volume observado em 2022 – o maior em nossa história”, relata Fabbri, reproduzindo os dados do USDA.

No mesmo relatório, as projeções apontam para importações chinesas de carne bovina recuando 2,8% em 2024, após aumento, também, de 2,8% em 2023 (esses números referem-se a todos os fornecedores.

Com isso, observa Fabbri, a projeção para o próximo ano é de continuidade do patamar de compras (internacionais de carne bovina brasileira) observado nos últimos anos.

No mercado interno, reforça o analista da Scot, a perspectiva é de um ano de transição em 2024, com a oferta de bezerros refletindo o primeiro ano de abate de fêmeas no atual momento do ciclo pecuário de preços, conjuntura que pode “estimular a retenção de matrizes”.

Mercado Pecuário | #MaisVistas2023 | Quais são as consequências do grande descarte de fêmeas em 2023?

“Apesar disso, o maior ímpeto de retenção (de fêmeas) deve ficar para 2025, resultado do forte descarte de 2023 e de uma estação de monta pouco estimulada atualmente”, antecipa Fabbri.

Análise Agrifatto – Para o ano que se inicia na próxima semana, a Agrifatto espera que a oferta de animais terminados continue elevada e a participação de fêmeas deve seguir acima da média histórica.

Com isso, na visão da consultoria, a maior oferta de carne bovina dificultará “a valorização real (acima da inflação) do boi gordo em 2024”.

“Estimamos que a produção de proteína bovina atinja 8,71 milhões de toneladas, o que representaria alta de 0,44% em relação ao resultado estimado para 2023, o que seria um recorde histórico”, prevê a Agrifatto, que continua:

“Na nossa visão, o Brasil continuará sendo líder nas exportações mundiais de carne bovina em 2024, com a maior consolidação do mercado asiático (expansão de compra de países do sudeste) e menor participação dos EUA no comércio global da proteína (até mesmo importando mais proteína bovina que em 2023)”.

Pela projeção da Agrifatto, os embarques brasileiros de carne bovina pode atingir 2,81 milhões de toneladas equivalente de carcaça (TEC), o que representaria alta de 0,95% em relação a 2023, mas ainda 1,48% abaixo do recorde de 2022.

Porém, acrescenta a Agrifatto, dependendo das condições climáticas, “uma recuperação mais expressiva (da arroba) poderá ocorrer a partir do terceiro quadrimestre de 2024”.

Confira as cotações do boi gordo; clique AQUI (Fonte: Scot Consultoria)

FAQ sobre o Mercado do Boi Gordo em 2024

Pergunta 1: Qual é a previsão para a oferta de fêmeas no mercado do boi gordo em 2024?

Resposta: A oferta de fêmeas ainda seguirá impactando o mercado do boi gordo em 2024, mas em menor ímpeto do que em 2023, de acordo com o zootecnista Felipe Fabbri, analista da Scot Consultoria.

Pergunta 2: Quais são as perspectivas de preço da arroba do boi gordo em 2024?

Resposta: Espera-se que os preços da arroba estejam menos tensionados em 2024, o que trará um alívio para os pecuaristas após dois anos de mercado pressionado.

Pergunta 3: Como o El Niño pode afetar o mercado do boi gordo no primeiro trimestre de 2024?

Resposta: O El Niño poderá afetar o vigor das pastagens, antecipando o descarte de matrizes ou atrasando a oferta de boiadas gordas, observa Fabbri.

Pergunta 4: Qual é a projeção para as exportações de carne bovina brasileira em 2024?

Resposta: A expectativa é de um acréscimo para 2,85 milhões de toneladas equivalentes de carcaça embarcadas em 2024, de acordo com dados do USDA.

Conclusão sobre o Mercado do Boi Gordo em 2024

Em 2024, o mercado do boi gordo enfrentará desafios, mas também abrirá oportunidades para os pecuaristas. Com uma oferta de fêmeas menos intensa e projeções positivas para as exportações, o ano promete ser de transição e alívio para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores