Pular para o conteúdo
Patrocinadores

Pequi sem espinhos, novas cultivares são lançadas oficialmente pela Embrapa

Pequi sem espinhos novas cultivares sao lancadas oficialmente pela Embrapa

Após 25 anos de pesquisa, cultivares de pequi sem espinhos são lançadas oficialmente pela Embrapa Cerrados e Emater GO. Baixe o ebook completo com detalhes técnicos dos Cultivares de pequizeiro e Orientações para o cultivo do pequizeiro com e sem espinhos. (Link no final desta matéria)

Cerimônia de lançamento

Na última quarta-feira (09), foram lançadas oficialmente seis cultivares de pequi desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O evento foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia e Capacitação da Emater (Centrer), em Goiânia (GO), e contou com a presença de agricultores familiares, viveiristas, parceiros da pesquisa, gestores públicos, autoridades, além das equipes responsáveis pelo desenvolvimento das tecnologias.

Este dia está ficando na história da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás. Estamos entregando as seis primeiras cultivares de pequi para o setor produtivo. Essas tecnologias têm uma relevância grande do ponto de vista social, econômico, cultural e ambiental, já que o pequizeiro é uma planta símbolo do Cerrado. As cultivares lançadas também vão contribuir para a preservação dessa espécie tão importante não só para o bioma, mas também para o Brasil. Como instituições públicas que somos, a finalização tecnológica e a sua entrega para a sociedade trazem a sensação do dever cumprido”, afirmou o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro.

Pequi sem espinhos, novas cultivares são lançadas oficialmente pela Embrapa
Pequi sem espinhos, novas cultivares são lançadas oficialmente pela Embrapa 5

Ao agradecer a todos os empregados da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás que fazem parte das equipes técnicas e de suporte, Faleiro destacou o comprometimento, dedicação e liderança na condução dos trabalhos dos pesquisadores Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados, e Elainy Pereira, da Emater Goiás. “Nesta longa caminhada de 25 anos, agradecemos por vocês não terem desistido deste trabalho e terem enfrentado e vencido todos os obstáculos para chegarmos neste momento especial e de muita emoção”.

Patrocinadores

Faleiro também agradeceu aos produtores rurais que abriram as suas fazendas para as pesquisas da Embrapa Cerrados e da Emater Goiás e aos viveiristas que vão produzir as mudas das cultivares, multiplicando e dando maior capilaridade para as tecnologias desenvolvidas.

inscreva se youtube agronews

Pequi sem espinhos

O presidente da Emater Goiás, Pedro Leonardo Rezende, também agradeceu a todos os presentes no evento e destacou a importância das parcerias para o desenvolvimento tecnológico e inovação. “Essa parceria entre a Emater e a Embrapa é histórica. Muitas tecnologias têm chegado ao produtor rural graças a essa cooperação entre instituições que executam a pesquisa pública”.

Segundo ele, ao adquirir as variedades que estão sendo lançadas, o produtor tem a segurança de que terá os resultados agronômicos produtivos que ele espera, já que são mudas produzidas a partir de um processo de clonagem. “Além disso, foi possível reduzir pela metade o tempo de início do processo produtivo, que deve ser de quatro a cinco anos”, destacou.

Pedro Rezende enfatizou a importância da cadeia produtiva do pequi, mas ressaltou que ela ainda é conduzida de forma pouco tecnificada e que as novas variedades podem contribuir para a sua profissionalização. Segundo ele, as cultivares sem espinho também devem agregar valor ao fruto, uma vez que essa característica favorece o processo de industrialização. “Muitas vezes o produtor se vê desmotivado a processar ou industrializar o pequi porque a remoção dos espinhos é muito difícil, onerosa e pouco eficiente. Agora será mais fácil a fabricação de polpas, extração das fitas, fabricação de picolés e uma infinidade de outros produtos”, acredita.

Patrocinadores

Você pode ler essa matéria também: Pequi sem espinhos? Conheça o ouro do cerrado

Na cerimônia, também foram lançadas duas publicações técnicas: Cultivares de pequizeiro e Orientações para o cultivo do pequizeiro. O pesquisador Ailton Pereira, um dos autores, apresentou os dois materiais disponibilizados no formato virtual e detalhou as informações que os interessados podem encontrar em cada um deles. “Nas publicações temos as características de cada cultivar lançada e também informações sobre o sistema de produção desde a produção da muda até a colheita” afirmou. Também são autores dos trabalhos as pesquisadoras Elainy Pereira (Emater Goiás), Helenice Moura (Embrapa Cerrados) e Sidney Cunha (Emater Goiás). Todos foram homenageados durante a cerimônia de lançamento das cultivares e das publicações.

Agricultores familiares que cederam no início das pesquisas o material genético utilizado para fazer os clones dos pequis sem espinhos também foram homenageados durante o evento. Eles foram os primeiros a receber, de forma simbólica, mudas da cultivar de pequi sem espinhos GOBRS 103. Em sua fala, a pesquisadora Elainy Pereira ressaltou a importância de contar com a sensibilidade dos produtores em buscar preservar e difundir o pequi sem espinhos. Ela contou que os produtores procuraram a Emater Goiás e a Embrapa Cerrados para desenvolver as pesquisas, enfatizando a importância dos extensionistas e dos pesquisadores.

A iniciativa desses agricultores de procurar instituições públicas foi fundamental para que toda a sociedade pudesse ter acesso agora a esses materiais depois desses 25 anos de pesquisa”, afirmou a pesquisadora. “Essa entrega representa a devolução daquilo que o senhor nos acionou há vinte anos”, destacou Pedro Leonardo Rezende, presidente da Emater, ao entregar para José Carlos Maciel, de Cocalinho (GO), a primeira muda de pequi sem espinhos. “A gente fica orgulhoso e emocionado de ter participado desse feito”, contou o agricultor.

Baixar ebooks

Abaixo você pode baixar os materiais informativos em PDF para seguir as orientações técnicas para o cultivo dos pequizeiros.

Patrocinadores

Acesse também as informações sobre cada uma das cultivares: GOBRS 101GOBRS 102GOBRS 103GOBRS 201GOBRS 202 e GOBRS 203.

Por Juliana Caldas – Embrapa Cerrados

AGRONEWS® é informação para quem produz



Fonte

Patrocinadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Patrocinadores