Pela primeira vez Brasil é sede da reunião dos Fundos de Investimento do Clima

Pela primeira vez Brasil é sede da reunião dos Fundos de Investimento do Clima

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, esta semana, em Brasília, da reunião do Comitê e Subcomitê do Fundo Fiduciário para Fundos de Investimentos Climáticos (CIF – Climate Investment Funds, em inglês). O evento de debate climático foi realizado para autoridades e especialistas do setor, investidores, associados e bancos multilaterais com o objetivo de articular estrategicamente o acesso a financiamentos internacionais para fazer frente à transição ecológica no Brasil. Ao todo, fazem parte do comitê representantes de 18 países da Ásia, Europa, América Latina, Caribe, Oriente Médio e África.

Por seu importante papel nas questões relacionadas à sustentabilidade e às práticas agrícolas de baixo carbono, o país foi selecionado, pela primeira vez, para sediar o evento Climate Investment Funds. Na ocasião, foram comemorados os 15 anos do CIF Brasil e os 10 anos do Programa de Investimento Florestal (FIP) – que inclui a participação do Mapa em dois projetos: o FIP ABC Cerrado e o FIP Paisagens Rurais.

Banner Site 300x250 1

O Programa FIP ABC Cerrado, já concluído, ofereceu assistência técnica e capacitação gratuita a mais de 11.300 produtores em 164 municípios atendidos. O programa trabalha a produção sustentável em áreas já convertidas para uso agrícola, com base no Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

Ainda em andamento, o FIP Paisagens Rurais visa à implantação de técnicas de recuperação de pastagens degradadas, recomposição do passivo ambiental em reservas legais e áreas de preservação permanente, além do monitoramento da paisagem via satélite. Cerca de 6.400 produtores rurais já receberam assistência técnica e gerencial, resultando em 75.300 hectares com práticas agrícolas de baixo carbono e 18.000 hectares com práticas de conservação e restauração.

O secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), Pedro Neto, representou o Mapa no encontro. Para ele, é preciso estimular o reflorestamento em uma perspectiva mais ampla, que considere todos os aspectos do processo e seus resultados.

“Como vamos incentivar o reflorestamento, seja no âmbito da restauração ou de outras formas de uso dentro da propriedade rural, respeitando o avanço da agenda de regularização ambiental? Precisamos disso para que o produtor rural tenha segurança e precisamos começar voluntariamente. Esse é um desafio que estamos avaliando no Ministério da Agricultura, para uma discussão mais ampla, de forma mais técnica, a partir da recuperação de passivos ambientais óbvios: margens de rios e nascentes”, explicou.

CIF’s

Banner Site 300x250 1

Os CIFs são responsáveis ​​por captar recursos para financiar soluções e inovações climáticas. São fundos multilaterais com capital superior a US$ 11 bilhões que, desde 2008, ajudam países de baixa e média renda a se adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Até o momento, os recursos foram canalizados de doadores governamentais e do setor privado, apoiando mais de 370 projetos em 72 países.

(Com Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)



Sou Agro