A Pecuária 4.0 não é mais um conceito, é uma mudança de visão da realidade no campo. Chips, dispositivos, câmeras de monitoramento estão revolucionando fazendas Produção de carne e nunca mais serão os mesmos.
O conceito nada mais é do que o pouso de inovação tecnológica no gado. Isso fez com que o setor no Brasil se desenvolvesse, tornando-se reconhecido mundialmente e colocando-o como um dos maiores produtores do agronegócio mundial.
Podemos, portanto, associar muito do crescimento e várias dessas conquistas às técnicas desenvolvidas em Pecuária 4.0responsável por otimizar e melhorar a cadeia produtiva de gado. Esses inovações tecnológica no Produção entregar alguns benefícios.
Redução de falhas e erros
Software de controle de gestão e Produção substituir planilhas e cadernos permitindo um acompanhamento mais rápido e preciso do rebanho. Assim, qualquer desvio é imediatamente identificado e ações corretivas são tomadas em um período de tempo menor.
Maior lucratividade
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA
Um dos principais benefícios Pecuária 4.0, como essas tecnologias agilizam e facilitam o trabalho, hoje existe a possibilidade de ter mais porcos em um espaço do que era possível ter antes, com o auxílio das máquinas há maior produção, mesmo com menos pessoas. Há também ganho de produtividade e menor desperdício de recursos. Por estas e outras razões podemos aumentar a rentabilidade da atividade gado.
Produtividade aumentada
A utilização de diversas técnicas de manejo, tecnologias de supervisão, melhoramento genético, máquinas e equipamentos de última geração permite ao produtor obter mais eficiência nos processos de produção e monitoramento em sua fazenda, potencializando o desempenho do rebanho e o negócio como um todo.
Especialista recomenda
Segundo Celso Costa Carrer, zootecnista, a Pecuária 4.0 traz um grande avanço para a suinocultura e deve favorecer cada vez mais o produtor.
“A inteligência artificial, a conexão com a internet, tudo isso permite ganhar mais eficiência no planejamento e na produção dessas fazendas. Esses mecanismos estudam o comportamento desses animais em tempo real e, assim, os sensores alteram a temperatura do ambiente ao mesmo tempo. É algo revolucionário e que agiliza todos os processos, enfatiza o zootecnista.
Ainda segundo ele, as condições financeiras são bem acessíveis para quem deseja utilizar essas tecnologias.
“Existem opções de níveis tecnológicos. Às vezes, para produtores que estão começando ou que não têm uma renda tão alta, podem ser usados equipamentos mais modestos e, à medida que aumenta o lucro, os equipamentos ficam melhores, diz Carrer.
