Paraná produzirá 323,7 mil toneladas de batatas nesta safra

Paraná produzirá 323,7 mil toneladas de batatas nesta safra

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A segunda safra de batata-doce do Paraná encontra colheitas avançadas, chegando a 78% da área de 11 mil hectares. A expectativa é de produção de 323,7 mil toneladas. analisar não é Boletim de Conjuntura Agrícola referência à semana de 30 de junho a 6 de julho. O documento foi elaborado pela equipe técnica do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Serão retirados apenas dois 2,4 mil hectares de batata-doce, 88% estão com bom desempenho e 12% classificados como de qualidade média. Quanto às fases de lavagem, 2% está em germinação, enquanto 25% está em desenvolvimento vegetativo, 21% em tuberização e 51% em maturação.

Nossos núcleos regionais de Pato Branco e Guarapuava, que possuem áreas de 410 hectares e 3,8 mil hectares, respectivamente, foram quase totalmente atendidos. Os núcleos de Irati e União da Vitória atingem 80% da área de abrangência, e Ponta Grossa, 85%. Em Curitiba, 63% do produto foi arrecadado. Campo Mourão e Cornélio Procópio têm campos de batata-doce em pleno desenvolvimento.

Banner Site 300x250 1

O preço médio semanal recebido pelos produtores de batata-doce do Paraná na semana passada foi de R$ 130,98 a saca de 50kg, uma redução de 11,3% em relação aos R$ 147,71 do período anterior.

MILHO – Com condições climáticas favoráveis ​​na última semana, a safra da segunda safra de milho 2022/23 avançou e atingiu 3% da área total estimada de 2,4 mil hectares. A comunidade está concentrada nas regiões Sul e Oeste do Estado. Sem campo, pois as condições de lavagem estão presentes face à semana anterior. Dá área para colher, 82% estão em bom estado, 15% em médio estado e 3% em péssimo estado de desenvolvimento.

TRIGO E FEIJÃO – A plantação de trigo chegou a 96% da área estimada de 1,39 mil hectares. A projeção de área supera 12% ou a mesma da safra anterior, mesmo depois que alguns produtores desistiram da cultura no último momento. Segundo a Deral, as desistências ocorrerão em função dos preços praticados no mercado doméstico.

Com uma área de 292 mil hectares plantados e uma produção estimada em cerca de 506 mil toneladas, uma segunda safra de feijão terá 90% da área coberta. Com exceção da região Sudoeste, que enfrentou alguns problemas pontuais devido a alguns dias de chuva, ou o restante do estado teve tempo seco, resultando em produtos de excelente qualidade.

A comercialização atingiu cerca de 55% da produção total estimada para esta segunda safra. Devido à época de grande oferta de feijão, ou que seja comum para este período, os preços dos núcleos de feijão tipo têm se mantido nas últimas semanas. Por outro lado, o feijão preto, cuja oferta é menor, tem registrado alta nos preços recebidos pelos produtores.

Banner Site 300x250 1

PECUÁRIA DE LEITE – A importação de lácteos tem sido uma das principais reivindicações do setor lácteo no País. De janeiro a maio de 2023, o Brasil registrou aumento exponencial nas importações de lácteos, quase triplicando em relação ao mesmo período de 2022, passando de 38 mil para 110 mil toneladas. Os principais países exportadores são Argentina e Uruguai, que conseguem vender seus produtos a preços significativamente mais baixos.

OVOS – De acordo com a Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de ovos de galinha no Brasil registrou aumento de 2,6% em relação ao mesmo trimestre de 2022. Não em No contexto da produção de ovos para incubação e consumo, o Paraná ocupa a segunda posição sem ranking nacional, com uma produção de 101,703 milhões de dezenas.

(com A É)

(Emanuely/Sou Agro)



Fonte