Até então um espaço quase exclusivo para a música sertaneja, as feiras agropecuárias começaram a abrir seus palcos para cantores ligados a igrejas neopentecostais. Maior feira agropecuária do Centro-Oeste, a Expoagro anuncia shows com cantores gospel como uma de suas principais atrações neste ano. Além do “pop e tech”, como destacou a campanha veiculada pela Rede Globo, o agro agora também é neopentecostal, movimento que tem a teologia da prosperidade como um de seus pilares.
A 55ª edição da Exposição Industrial, Comercial e Agrícola do Estado de Mato Grosso (Expoagro) será realizada de 8 a 16 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O dia 10 será dedicado ao louvor evangélico e o encerramento terá shows, a partir das 19h, com os cantores gospel Silvani Chaves, Samuel Mariano, Dedé de Jesus e Gabriel Guedes. A expectativa é que entre 8 e 10 mil pessoas assistam às apresentações.
Em nota, a organização do agroevento informa que a inclusão de uma noite com shows de cantores gospel na programação da Expoagro busca promover a integração entre campo e cidade, tema da edição deste ano. “Sabemos da força do movimento evangélico e de sua representatividade na Baixada Cuiabana e estamos abertos para recebê-los”, afirma Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, organizador da Expoagro.
Ainda de acordo com a nota divulgada pela organização da feira, dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontavam que 26% da população de Cuiabá se declarou evangélica. Na ocasião, 145.292 habitantes da capital mato-grossense responderam que sua religião era evangélica.
“Hoje, acreditamos que o percentual chega a 27%, 30% da população. Estamos falando de pelo menos 150 mil evangélicos, podendo chegar a 250 mil pessoas”, estima o pastor Fábio Senna, ex-presidente do Conselho de Pastores do Estado de Mato Grosso (Comec/MT). Segundo ele, estima-se que Cuiabá tenha mais de mil templos evangélicos em funcionamento.
evangelização
O louvor é um momento importante no cotidiano evangélico. “É o principal veículo dos cultos, pois no louvor preparamos as pessoas para receberem a palavra do Senhor”, diz o pastor Ipocran Galdino, da Igreja Missionária Shekinah.
Grandes feiras como a da Expoagro buscam a evangelização. “O principal objetivo é levar a palavra de Jesus a quem ainda não o conhece, mas também resgatar quem um dia passou pela igreja e saiu por algum motivo”, aponta o pastor e cantor Yvy Lobo, também da Shekinah .
Ainda que não tenha envolvimento político-partidário explícito, a entronização do neopentecostalismo nas feiras agropecuárias está em sintonia com o movimento de fortalecimento do conservadorismo brasileiro, que tem crescido nos últimos anos justamente entre o público das igrejas evangélicas, setores agro e militares.
Expoagro 2023
A projeção é que a Expoagro 2023 receba um público de mais de 300 mil pessoas de 8 a 16 de julho, aponta Celso Nogueira. A feira de produtos e serviços ocupará 120 mil metros quadrados no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, onde deverão estar presentes entre 200 e 300 marcas expositoras.
A realização do evento demandará um investimento de aproximadamente R$ 6,2 milhões. Estima-se que pelo menos 2.800 empregos diretos e indiretos serão gerados pela 55ª Expoagro.