Logo

Novo Ministro da Fazenda: ‘Sou fã da Agricultura Familiar’

Foto: Ricardo Stuckert/PT

Como já esperado, Lula anunciou, na manhã desta sexta-feira (9/12), Fernando Haddad (PT) como o novo ministro da Fazenda do governo petista.

Como já esperado amplamente esperado pelo mercado, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta sexta-feira (9/12), Fernando Haddad (PT) como o novo ministro da Fazenda do governo petista. O ex-ministro da Educação — e ex-prefeito da cidade de São Paulo — comandará a pasta relacionada à economia do país a partir de 1º de janeiro de 2023.

O novo Ministério da Fazenda foi desmembrado do antigo Ministério da Economia do governo Bolsonaro. A pasta anexou três setores (Planejamento, Orçamento e Gestão; e Fazenda e Indústria, Comércio Exterior e Serviços) sob o guarda-chuva do “super Ministro”, Paulo Guedes.

O anúncio de Haddad para Fazenda já era esperado no meio político. A presença do paulista na pasta, contudo, sofreu resistência pelo setor do mercado financeiro. No último dia 25 de novembro — em reação a um discurso de Haddad em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) —, o Índice Bovespa (Ibovespa), principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou o pregão com queda de 2,55%, num movimento de recuo que se acentuou após a fala do ex-ministro.

Patrocinadores

O que pensa sobre o agro?

Fernando Haddad concorreu ao governo do Estado de São Paulo, contra o bolsonarista Tarcísio de Freitas, e saiu perdedor. Durante a campanha ele falou sobre o setor rural, vamos ver o que foi destaque.

O político disse haver “exagero” na preocupação do setor do agronegócio com possíveis invasões de terra por movimentos como o MST. “Tem terra para todo mundo, o problema do Brasil não é falta de terra, é acesso”, afirmou durante sabatina do Valor, O Globo e CBN.

Sobre o que faria diante de uma invasão de terras, diz que vai cumprir a lei e afirmou que o MST ocupou terra improdutiva. “Cumprimento da lei. E outra, tem muita mitologia sobre o MST. O MST há vinte, trinta anos atrás ocupou algumas terras improdutivas para chamar a atenção do poder público para desapropriar, gente, inclusive, que devia milhões para o estado e não pagava imposto e usou até a dívida da pessoa para ajudar na desapropriação. Isso nós conseguimos fazer inclusive com alguns prédios no Centro de São Paulo.”, disse.

Patrocinadores

Durante algumas entrevistas, na campanha, Fernando Haddad afirmou que é fã da agricultura familiar, mas não é contra o agronegócio. “Eu sou muito fã da agricultura familiar, o meu pai é agricultor familiar. Meu pai veio do Líbano com 24 anos, trabalhou na roça dos 8 aos 24 anos. Quando veio para São Paulo, foi morar em Uchoa, uma cidade com 12 mil habitantes perto de Rio Preto, foi vender armarinho para agricultores familiares e passou sete anos em Uchoa antes de vir para a capital onde ele conheceu minha mãe e constituiu sua família”, disse.

“Sou fã da agricultura familiar por várias razões. Ah, é alguma coisa contra o agronegócio? Não. É importante produzir soja, cana, suco de laranja, látex, está tudo em ordem. Mas você não come látex, não come soja, o que você come é arroz, feijão, mandioca e a produção per capita desses alimentos está caindo no Brasil. Por isso você chega no mercado e está tudo na hora da morte, não dá para ser assim. Dá para fortalecer a agricultura familiar, sem brigar com o agronegócio. Não precisa, nós temos terra”, completou.

Em outra entrevista o político diz não ser contra o agro, mas que as pessoas “não comem látex ou soja”. “Alguma coisa contra o agronegócio ? Não. É importante produzir cana, produzir soja, produzir suco de laranja, produzir látex… Está tudo em ordem. Mas você não come látex, você não come soja. O que você come é arroz, feijão, mandioca. E a produção per capita desses alimentos está caindo no Brasil. Por isso que você chega no mercado está tudo pela hora da morte. Não dá para ser assim.”

Patrocinadores

O agronegócio espera ansioso pela nomeação do novo Ministro da Agricultura, há alguns nomes cotados, confira a lista completa aqui.

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

Patrocinadores



Fonte

Patrocinadores