Mercado do leite: um ano de altos e baixos
O preço do leite captado em outubro e pago aos produtores em novembro registrou queda de 5,3%.
A média de preços brasileira ficou em R$ 2,6967/litro, ou seja, redução de 15 centavos por litro em relação ao mês anterior. Portanto, é o terceiro mês consecutivo de queda no valor pago ao produtor de leite, devido a elevação da oferta e a demanda enfraquecida.
Contudo, frente ao mesmo período de 2021 é observa uma alta real de 17%. Na comparação anual, houve alta também na importação de produtos lácteos.
De acordo com dados da Secex, em outubro o volume embarcado somou 172,3 milhões de litros em equivalente leite, sendo 80% acima do que foi exportado em outubro/21.
E 15% a menos na comparação com setembro/22. “O aumento das importações neste ano elevou a disponibilidade interna de produtos lácteos, o que também pressionou as cotações na cadeia”, informa o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Rodrigues Carvalho.
Quanto a captação do leite, é preciso destacar que houve queda média de 4,3% nos estados do Sul. “A região passa por um período de entressafra pelo término das pastagens de inverno.
E também, em algumas localidades, houve chuvas em excesso e diminuição dos estoques de silagem que reforçaram a diminuição da produção”, explica o secretário executivo no Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, o Sindilat/RS, Darlan Palharini.
O ano de 2022, foi de altos e baixos para a cadeia produtiva. Mas, apesar da volatilidade do mercado, a expectativa é positiva para 2023!
Confira na íntegra a LIVE Mercado em Destaque desta quinta-feira (08), com a retrospectiva do ano e as expectativas para 2023.
agricultura agricultura de precisão agricultura familiar agrolink agronegocio agrotoxico arroz avicultura biodiesel biotecnologia boi brasil cabras café cavalo certificação consultoria crédito rural descubra ensino à distância etanol feijão flores frutas gado gado de corte geladeiras gestão rural milho noticias ovelha para pasto pecuaria pecuária leiteira pragas na agricultura Qual saúde Animal seguro rural setor sucroenergético SOJA suinocultura Treinamento trigo Turismo rural