No mercado de mandioca, oferta diminui, mas é suficiente para atender a demanda
A disponibilidade de culturas de segundo ciclo tem sido menor em partes das regiões monitoradas pelo Cepea, e muitos agricultores mostram pouco interesse em vender raízes com até 12 meses, principalmente devido aos preços atuais.
Além disso, a prioridade dos mandiocultores tem sido as atividades relacionadas ao plantio, principalmente a separação de estacas e/ou preparo do solo. Diante desse cenário, a oferta de raízes foi menor na semana passada, mas ainda suficiente para atender a demanda industrial, que, vale destacar, reduziu o número de dias de moagem, devido ao feriado de quinta-feira, 8 (Corpus Christi).
Quanto aos preços, dados do Cepea mostram que fecharam praticamente estáveis. Entre os dias 05 e 09 de junho, o valor médio da fécula de mandioca foi de R$ 696,93/t, uma leve queda de 0,02% em relação à semana anterior. Em um ano, porém, há uma queda de 12% em termos reais.
Na análise da semana anterior, “Nos últimos dias, os produtores intensificaram as atividades de preparo do solo e separação de galhos e já iniciaram o plantio para a nova safra. Além disso, o interesse em vender raízes de primeiro ciclo é baixo, devido ao atual nível de preços. Quanto à demanda, ela está mais fraca porque algumas empresas têm moagem limitada”.
Veja a tabela indicativa abaixo:
Por Daniele Balieiro com informações de cepea
AGRONEWS® é informação para quem produz
