O governo do Mato Grosso vai investir R$ 17,9 milhões em um programa de melhoramento genético de novilhas gestantes no estado. A iniciativa está sendo realizada por Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (mar) através Leite Produtivo Mato Grosso.
Valor de investimento será aplicado na aquisição de novilhas Meio-sangue girando, com gravidez confirmada entre quatro e oito meses. Terá o embrião sexuado fêmea da mesma raça, resultante da Tecnologia de Fertilização In Vitro/FIV e transferência de embriões.
Você pode se inscrever no programa, associações e cooperativas ligadas à cadeia leiteira de Mato Grosso, que apresentam condições de aportar, em contrapartida, 100% do investimento feito pelo estado. Além disso, as instituições selecionadas precisa ser capaz de desenvolver e executar o processo de logística e distribuição de novilhas.
A secretária da Seaf, Teté Bezerra, destaca que esse investimento permite que os produtores tenham resultados imediatos no aumento da produção e na qualidade do leite. Ela destaca ainda que o objetivo do programa é aumentar a produção no estado.
“Esses bovinos, com essa genética e especificações, vão impactar positivamente toda a pecuária leiteira. O Governo do Mato Grosso está trabalhando para fortalecer a cadeia do leite e transformá-la em uma das mais produtivas do país com investimentos, trazendo assistência técnica e multiplicando conhecimento”, enfatiza.
Saiba como participar
No total, dez instituições serão selecionadas para participar do programa. As inscrições devem ser feitas até 4 de julho de 2023 por e-mail, para o endereço de e-mail [email protected], ou pessoalmente, com a proposta entregue em envelope lacrado na sede do Seaf, em horário comercial (das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00). As propostas devem ser entregues de acordo com o edital de chamada pública.
Confira todas as informações sobre como participar, através do edital disponível em formato digital no site da Seaf (Clique aqui para acessar o edital) ou para retirada pessoalmente em horário comercial, na sede da secretaria. O documento também pode ser solicitado pelo e-mail:[email protected] ou [email protected]
Clique aquiparticipe da nossa comunidade de WhatsApp no Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Editado por: Alexia Oliveira
