Entre as inovações em produtos, embalagens e tecnologias apresentadas na The Brazil Conference & Expo, as soluções conservadoras da DaColheita ganharam destaque para um público seleto da cadeia de hortifrutigranjeiros. Maior encontro da indústria de flores, frutas, verduras e legumes (FFLV), realizado no Expo Center Norte, no dia 30 de agosto, o evento é organizado pela International IFPA – Fresh Produce Association em parceria com a Francal Feiras. A IFPA atende toda a cadeia de suprimentos, apoiando os associados da indústria de produtos frescos e florais.
Presente desde a primeira edição do evento, a Termotécnica, fabricante da linha de conservadores DaColheita, teve suas expectativas atendidas, com o crescimento em número e qualidade de público e participantes, incluindo importantes parceiros como Abrafrutas, Ibrahort e Fermac Cargo Logística Internacional. “O fortalecimento deste evento reflete também neste setor cada vez mais organizado e no próprio desenvolvimento da empresa no agronegócio com soluções e novidades de conservadores pós-colheita. Conseguimos nos aproximar do varejo de hortifruti nessa missão de valorizar os produtos produzidos aqui para atender os mercados consumidores do Brasil e do mundo”, afirma o diretor superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira.
No evento do IFPA, a empresa pode apresentar os atributos da conservadora DaColheita que agregam muito valor, atuando em toda a cadeia do agronegócio: no acondicionamento de produtos frescos, na facilidade e custo/benefício da logística de transporte, armazenagem e varejo. As embalagens DaColheita já são utilizadas por produtores de todo o Brasil para embalar e transportar 40 tipos diferentes de frutas. Mas o público da The Brazil Conference & Expo também pode conhecer em primeira mão as caixas conservadoras da DaColheita para hortaliças, principalmente tomate e pimentão. A empresa também apresentou soluções para flores e a novíssima embalagem modular para bebidas, que contém garrafas de vinhos, espumantes, cachaças, cervejas, entre outros.
Premiada internacionalmente na categoria Save Food pela World Packaging Organisation, as soluções DaColheita acomodam e protegem muito bem os produtos frescos, reduzindo perdas e desperdícios em toda a cadeia. Esta é uma preocupação crescente da indústria que foi apresentada na Conferência por Elena Ozeritskaya, Diretora de Consumer Insight – Concept & Brand Developer in Food at Fresh Insight.
Como expositora, a Termotécnica também teve a oportunidade de levar a um público-alvo informações sobre reciclagem e logística reversa de embalagens. O objetivo da empresa é ampliar as parcerias para a reciclagem de embalagens pós-consumo em toda a cadeia de produção, distribuição, varejo e consumo. Para isso, lançou o portal Sou Reciclável (soureciclavel.com.br).
Quem acessar o portal terá informações sobre porque reciclar esse material, como reciclá-lo e, muito importante, onde encontrar os pontos de descarte mais próximos em todo o país. Para ampliar essa rede de parceiros, empresas e entidades que queiram aderir ao Programa Reciclar EPS podem se cadastrar diretamente no site. “No Brasil e no mundo, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à pegada ambiental das empresas e estamos comprometidos com essa agenda apresentando soluções que estejam alinhadas a essas demandas”, afirma o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
Com a expertise adquirida nesta parceria com os produtores dos principais polos fruticultores do país, fornecendo conservantes de forma contínua e exponencial desde 2010, a Termotécnica amplia e implementa melhorias na linha DaColheita para atender outras regiões e lavouras FFLV. Diante do cenário de crescimento do comércio exterior e do varejo digital, o EPS – mais conhecido como isopor* – tem se mostrado uma excelente alternativa para embalagens. Suas propriedades preservam o frescor e a qualidade dos produtos que saem das fazendas até chegarem ao consumidor nos mercados mais distantes com alta proteção e isolamento térmico, além de ser um material 100% reciclável, entre outras vantagens.
As soluções pós-colheita da Termotécnica podem prolongar a vida útil das frutas em até 30%, mantendo suas propriedades nutricionais por mais tempo. Certificada por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e Frutify), em diferentes culturas, esses resultados proporcionam redução de perdas e desperdícios de alimentos, o que torna a linha DaColheita sustentável e adequada para o armazenamento de frutas desde a colheita até o consumidor, reduzindo a absorção dos impactos do transporte e melhorar a exposição no varejo.
Com tecnologia e design patenteados, permitem alto isolamento térmico, fácil empilhamento e transporte. Isso também representa mais dias com frutas saudáveis nas gôndolas, com muitas vantagens para o varejista. Ainda sobre as questões de operação e custos logísticos, são comprovados os benefícios do conservador em EPS DaColheita em relação a outros materiais. Em comparação com as embalagens de papelão, por exemplo, as embalagens conservadoras de EPS são até 60% mais leves, reduzindo o peso em cerca de 30%, o que também representa economia no frete.
Tudo isso traz grandes vantagens para todos os envolvidos na cadeia de distribuição. Para os produtores, proporciona uma menor taxa de retorno de lotes de frutas fora do padrão de qualidade exigido pelos clientes e permite a abertura de novos mercados mais distantes. Para distribuidores e varejistas, proporciona maior giro no PDV, pois eles têm sua marca associada a frutas de qualidade, com a manutenção do preço. Da colheita à mesa do consumidor final, a fruta permanece mais fresca, nutritiva e saborosa.
As soluções de embalagens EPS da DaColheita proporcionam ganhos efetivos e aumento de competitividade em toda a cadeia do agronegócio:
- Significativa redução de perdas em embarques de longa distância.
- Conservação da temperatura, sem quebra a frio na cadeia, e menor desidratação do fruto.
- Menor custo no frete aéreo, com menos quilos por palete, gerando economia no custo total do frete.
- Valorização da fruta no ponto de venda, com ganho de market share.