O desempenho mais favorável da Seara e da Pilgrim’s Pride, bem como a recuperação das margens da carne bovina no Brasil e na Austrália impulsionaram os resultados globais da JBS no segundo trimestre de 2022. A Companhia registrou um aumento de 7,7% em sua receita líquida em relação ao mesmo período em 2021, para R$ 92,2 bilhões, valor recorde. A empresa encerrou o trimestre com lucro líquido de R$ 4 bilhões.

“Este trimestre foi importante para comprovar, mais uma vez, o sucesso da nossa estratégia de diversificação geográfica e proteica. Conseguimos nos preparar para a virada do ciclo da carne bovina nos EUA e mantivemos um resultado forte, graças à nossa participação relevante em todos os principais tipos de proteína e nossa presença nos principais mercados consumidores, além de nossas marcas fortes ”, destaca Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.

O resultado do negócio Pilgrim’s Pride cresceu significativamente, com receita líquida de R$ 22,8 bilhões, graças ao aumento da demanda por aves, principalmente nos Estados Unidos e México, com a retomada do foodservice e a consolidação da demanda do varejo por valor- pratos adicionados e prontos para consumo. O desempenho da JBS USA Beef continuou saudável, com receita líquida de R$ 27,2 bilhões e rentabilidade acima dos níveis históricos.

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Por sua vez, a JBS Austrália entrou em um ciclo mais positivo, com aumento da oferta de gado, embora os preços continuem elevados. A margem de negócios da JBS Austrália passou de 4,4% para 6,3% ano a ano.

Os resultados da empresa no Brasil também estão em expansão e têm aumentado sua importância na soma dos números globais. A JBS Brasil, que reúne o negócio de carne bovina no país, teve receita líquida de R$ 14,1 bilhões, com a captura do potencial de crescimento com a maior disponibilidade de matéria-prima e resultado de ações para fidelizar clientes-chave para o negócio. Liderada pelo Friboi, a JBS Brasil viu sua margem saltar de 3,4% para 5,7% na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e o mesmo período de 2021.

A Seara também apresentou desempenho expressivo no segundo trimestre de 2022. A margem do negócio cresceu de 9,0% para 14,1% na comparação anual, alcançando a terceira melhor margem de sua história. Esse resultado é fruto de uma gestão criteriosa do mix de produtos, consolidando a empresa como sinônimo de qualidade no mercado interno e capturando oportunidades no mercado externo, com acesso a importantes países consumidores.

No mercado interno, a Seara ampliou sua participação em importantes segmentos, principalmente em produtos de valor agregado e refeições prontas. Hoje, a empresa está entre as cinco marcas mais escolhidas pelos consumidores brasileiros, segundo a décima edição do Brand Footprint Brasil 2022, ranking elaborado pela Kantar e divulgado em abril deste ano.

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No mercado externo, a Seara vem se consolidando como líder mundial na exportação de frangos e um dos principais players na comercialização de suínos. Graças a essa condição, a empresa vem ampliando sua presença em mercados-chave, como Europa e Oriente Médio, e obtendo novas qualificações para ampliar o acesso a centros relevantes, como Estados Unidos e México. No segundo trimestre de 2022, a Seara registrou receita líquida de R$ 10,7 bilhões.

A saúde financeira continua a evoluir

Aliada à excelência operacional, a JBS também encerrou o trimestre com uma situação financeira confortável. A alavancagem da Companhia continuou em trajetória controlada, fechando em junho de 2022 em 1,65x em dólares e 1,64x em reais. A empresa também encerrou o trimestre com dívida líquida de R$ 78,1 bilhões e caixa e equivalentes de caixa de R$ 30,9 bilhões, incluindo linhas de crédito rotativo nos Estados Unidos.

Esse quadro positivo foi reconhecido pelo mercado de capitais global. Em junho, a S&P elevou a classificação de risco da JBS para grau de investimento, passando de BB+ para BBB-. Com isso, a JBS consolida seu status de Full Investment Grade ao ser classificada como investment grade pelas agências S&P, Moody’s e Fitch, as maiores do mercado.

Progresso na agenda ESG

No segundo trimestre, a JBS continuou avançando em sua estratégia ESG e no compromisso de ser Net Zero até 2040. O período marcou o lançamento da No Carbon, a primeira locadora de caminhões 100% elétricos no Brasil, operando uma frota de veículos refrigerados que já atender as operações da JBS no país. Na frente da economia circular, foi inaugurada a unidade de Mafra (SC) da JBS Biodiesel e iniciadas as atividades da Campo Forte, empresa de fertilizantes organomineral que utiliza resíduos da produção da Companhia.

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O avanço da pecuária sustentável continua sendo uma prioridade fundamental. Em conjunto com a Silvateam, a Companhia realizou o primeiro Fórum de Metano na Pecuária do Brasil, em linha com sua estratégia de promover a redução global das emissões de metano entérico. Ao todo, a JBS investiu R$ 1,5 bilhão na expansão e modernização de nossas unidades produtivas globalmente e destinou cerca de R$ 450 milhões em iniciativas ESG.

Nos Estados Unidos, está em andamento a construção do Centro de Inovação em Confinamento da Universidade de Nebraska, financiado pela JBS USA, para pesquisar iniciativas que reduzam as emissões da pecuária. Este projeto é complementado pela parceria entre a JBS USA e a Colorado State University em pesquisas sobre tecnologia de captura de carbono.

Para mais detalhes sobre os resultados da JBS do segundo trimestre de 2022, veja o comunicado em anexo registrado na CVM.



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